Dia do Estudante: tempo de ensinar e aprender

Em meio a tantas transformações, um compromisso permanece: o de educar

11/08/2020 - 16h33
Revista PUCRS, estudante, revista 186,fones de ouvido, notebook, jovem

Foto: Bruno Todeschini

As mudanças e adaptações impostas pela pandemia da Covid-19 estão sendo um desafio para todas as pessoas que, em geral, se viram obrigadas a repensar planos e a aprender a conviver com essa nova realidade. Porém, para nós, um público em especial se destacou durante esse processo, que exigiu o melhor de cada um e cada uma: nossos alunos e nossas alunas! Por isso, neste 11 de agosto, o Dia do Estudante, demonstramos o nosso carinho e reconhecimento por todo o esforço e empenho para que, juntos, possamos ser a diferença que esperamos no mundo. 

“Ao parabenizar a todos e todas estudantes neste dia, gostaria de destacar a capacidade humana de aprender continuamente, de desenvolver competências e habilidades para adaptar-se a novos tempos e para superar contextos adversos. As formas diferenciadas de organização dos estudos neste período de pandemia, também deixa como legado formas inovadoras de ‘aprender a aprender’”, destaca Adriana Kampffdiretora de Graduação da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada da PUCRS, sobre a trajetória de aprendizagem durante a pandemia. 

O estudo proporciona o desenvolvimento de uma visão crítica e permite refletir sobre diferentes visões que, hora se contrastam, hora se complementam. Para Fernanda Gomes, aluna do 7° semestre do curso de Psicologia, a Educação representa a capacidade de transformação. “Estudar abre portas, fomenta a criatividade e a inovação. Desde muito pequena é algo central da minha vida, talvez por incentivo da minha mãe, uma professora. Sinto que jamais vou parar de estudar. É algo que me proporciona crescimento e realização, além de possibilitar a construção e o compartilhamento do conhecimento, comenta. 

Um caminho de gerações 

Estudar também é estar conectado como futuro, enfatiza Ana Wilbert, de 13 anos, aluna do 8º ano e vice-presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Marista Maria Imaculada. “O estudo é uma forma de quebrar barreiras e criar oportunidades”aponta. Ela, que pretende construir uma carreira como professora, conta que admira muito a profissãoTodos os professores e professoras que tenho e já tive são grandes exemplos pra mim. Como gosto muito de crianças, quero trabalhar com a alfabetização”, destaca. 

Infâncias, adolescências e juventudes 

Fsemana do estudanteamílias, educadores e comunidade são convidados a participar do painel virtual sobre Infâncias, Adolescências e Juventudes: maristas comprometidos com o cuidado, que ocorrerá no dia 13 de agosto, às 18h. Além disso, os estudantes da EJA discutirão os Direitos das Crianças e Adolescentes em uma Aula Inaugural especial. Acesse o evento aqui, pela plataforma Teams. 

bate-papo contará com a presença do secretário executivo da União Marista do Brasil (Umbrasil), Ir. Natalino de Souza, do Coordenador de Pastoral da Rede Marista, José Jair Ribeiro, e da Assessora Educacional dos Colégios da Rede Marista Loide Trois. Além disso, os estudantes da EJA discutirão os Direitos das Crianças e Adolescentes em uma Aula Inaugural especial. 

Leia também: A Educação do futuro é agora, multidisciplinar e experimental 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas