Certificações de Estudos ensinam atualizações da engenharia e computação

São ofertadas seis opções de cursos para qualificar o currículo e complementar a formação

18/02/2019 - 14h31

Certificações de EstudosAlunos e diplomados que desejam desenvolver conhecimentos no campo da Engenharia e Computação podem aproveitar o primeiro semestre de 2019 para cursar as Certificações de Estudos da Escola Politécnica. São seis opções ofertadas nas áreas, desde Eletrônica Digital, Integração Hardware/Software, Projeto e Desenvolvimento de Protótipos, Sistema de Energia Elétrica, Ciência de Dados até Jogos e Entretenimento Digital. Elaboradas para qualificar o currículo e complementar a formação, as Certificações de Estudos da PUCRS proporcionam uma trajetória desenhada de acordo com os interesses de cada profissional.

Interdisciplinaridade e dinamismo

Entre as vantagens de uma trajetória acadêmica aberta, a qual o aluno tem liberdade e autonomia para determinar a ênfase de seus estudos, destaca-se o convívio com turmas multidisciplinares. Em grupos formados por estudantes de diferentes cursos, o aprendizado se torna mais completo: pode-se explorar o conteúdo por novos ângulos e perspectivas, gerando espaço para a convergência de conhecimentos.

Saiba mais sobre as Certificações de Estudos:

Eletrônica Digital

O público-alvo desta certificação gosta de tecnologia e deseja aprimorar conhecimentos de eletrônica digital e linguagem de descrição de hardware (CHDL), com o objetivo de desenvolver sistemas eletrônicos digitais.

Integração Hardware/Software

Possui um modelo de ensino baseado em atividades práticas. Entre os conteúdos, estão o desenvolvimento de sistemas eletrônicos baseados em hardware e software, a elaboração de algoritmos em linguagem C e aplicação a microcomputadores.

Projeto e Desenvolvimento de Protótipos

Serão trabalhados conceitos e práticas de projeto, desenvolvimento, implantação e teste de protótipos baseados em software, hardware e mecânica.

Sistemas de Energia Elétrica

Habilita estudantes de outros ramos da Engenharia a desempenhar atribuições relacionadas aos sistemas de energia elétrica. A certificação garante a liberação junto ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia para executar ações previstas no artigo 8º da Resolução nº 218/73 do conselho.

Ciência de Dados

Prepara o inscrito para compreender linguagens de definição e manipulação dos bancos de dados, especialmente em SQL (Structured Query Language). Ensina habilidades úteis na elaboração de aplicativos e plataformas digitais.

Jogos e Entretenimento digital

Explora imagens em aplicações interativas como jogos, filmes, simulações gráficas de tempo real, interfaces não convencionais, visualização e aplicações de realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA).

Formas de ingresso

Estudantes da graduação poderão escolher, a partir do dia 26 de fevereiro, no período de complementação de matrícula, as disciplinas que compõem a Certificação e aproveitar os créditos eletivos para cursá-las. Não é preciso cursar todas as disciplinas no mesmo semestre.

Alumni e egressos de outras instituições também podem realizar os cursos. Para se matricular, o interessado deverá comparecer presencialmente na Central de Atendimento ao Aluno, no prédio 15. As disciplinas terão valores equivalentes ao investimento em disciplinas isoladas.

Confira mais informações sobre as certificações neste link.