25/06/2021 - 15h29 - Por: João Fett e Fernanda Favero

“Procurando o sentido da sua vida?” Conclusão do Quest Start do primeiro semestre

Quer dar um start no seu projeto de vida? Seis jovens estudantes de graduação da PUCRS participaram do projeto Quest Start durante cinco semanas. Acompanhe o relato

Durante cincos semanas deste primeiro semestre letivo, seis jovens estudantes de graduação da PUCRS participaram do projeto Quest Start, realizado pelo Centro de Pastoral e Solidariedade da universidade. As jovens percorreram um itinerário formativo para a construção dos seus projetos pessoais de vida, contemplando suas dimensões psicoafetiva, psicossocial, política, espiritual e profissional.

Os encontros foram marcados por reflexões sobre o sentido da vida e da carreira, sobre o propósito e a missão pessoal de cada uma no mundo, e sobre as relações e interconexões com outras pessoas e suas comunidades. O projeto contou, ainda, com a participação de profissionais do PUCRS Carreiras e do TECNOPUC, que conduziram momentos de diálogo e troca com o grupo.

A estudante Fernanda Fávero, graduanda do primeiro semestre do curso de Serviço Social da PUCRS, nos conta sua experiência de ter feito parte desse itinerário formativo que foi o Quest Start:

“Eu não sei como seguir a minha vida agora na graduação”. Foi com esse sentimento que me inscrevi no Quest Start.

Posso dizer que nos últimos meses o sentimento de insegurança e de incerteza sobre o meu futuro profissional direcionaram meu pensamento para essa hesitação. Sair do Ensino Médio para a faculdade é uma trajetória complexa para muitas pessoas, nós sentimos um estranhamento de muitas coisas dentro da Universidade, pois é um mundo novo a conhecer.

Por isso, sentia que precisava de um “empurrãozinho”, de alguém que me guiasse nesse caminho, porque mesmo que eu saiba como será a trilha de uma graduação (aula, trabalho, prova etc), é sempre bom ter alguém para me fazer questionar “será mesmo isso que eu quero?”.

O último ano, em função da pandemia, não foi fácil para ninguém, principalmente para mim. Acho que por ter sobrevivido (e evoluído!), eu sentia que merecia um tempo só meu para olhar o futuro acadêmico de novas formas. E é claro que bateu o medo. “Eu não vou conseguir, nem sei o que quero, por onde começar”, eu dizia. “Mas jovem, estamos em constante mudança, o Quest vai apenas te guiar, tu vais fazer tudo sozinha, esse caminho é teu, somente teu”, disseram (de diversas maneiras, jeitos e cores) o Malone e o João em nossos encontros.

Uma percepção que mudou a chave na minha cabeça foi entender a relação do autoconhecimento com meus propósitos. Como eu vou saber quais são meus objetivos de vida se não me conheço? Não é possível trilhar uma jornada se não nos conhecemos, e só nós mesmos podemos fazer isso. E foi por causa desse ensinamento que segui firme com a decisão de fazer o Quest, o famoso “vestir a camisa”, como o Malone fala.

Os encontros com os guris e, majoritariamente, o público feminino (na minha trajetória de Quest teve somente meninas participando) que reinava nas tardes de quarta-feira foram um grande espelho em minha frente. Uma possibilidade de olhar para mim mesma, para partes e metas que eu nem sabia que existiam.

Me senti segura para embarcar nessa imersão porquê do outro lado da telinha havia pessoas incríveis, que me deixaram confortável e me incentivaram a buscar a nova Fernanda que sabia que queria ser explorada.

E, no fim, achei 5 encontros muito pouco, não porque eu não sabia mais como seguir com a graduação, mas sim porque me sentia feliz tendo essas experiências inesquecíveis com o grupo maravilhoso que criamos juntos e juntas.

Se eu pudesse definir o Quest Start 2021 em uma palavra, certamente, seria vida! E por que vida? Gosto do significado dessa palavra que diz: “Vida é a propriedade que caracteriza o tempo de existência ou de funcionamento de alguma coisa”. Da forma mais direta possível, digo que o Quest me ensinou o que é viver, pois com ele, aprendi que apenas eu posso escolher “a extensão ou o funcionamento” da minha caminhada.

(Fernanda Costa Favero. 19 anos. Graduanda em Serviço Social – 1º semestre)

Além de encontrarem uma oportunidade para pensar sobre seus projetos de vida e começar a escrevê-los a partir de exercícios práticos, todos vivenciaram momentos de partilha e convivência, podendo, mesmo à distância, ter uma experiência mais completa da universidade e conhecer a identidade Marista.

Ficou interessado no projeto? Conhece alguém que gostaria de viver essa experiência? Visite nosso site, conheça as modalidades Quest e fique atento à abertura de inscrições para o segundo semestre, em agosto!