Universidade cria programa permanente de cocriação

Alunos de graduação são convidados a pensar melhorias em diversas áreas

20/04/2017 - 18h52

Carrossel - Arte Coletivo PUCRSNada melhor do que quem vive diariamente no Campus para ajudar na concepção de melhorias. Pensando nisso, a Universidade lança, em 25 de abril, o Coletivo PUCRS, um programa permanente de cocriação que busca envolver a comunidade universitária no desenvolvimento colaborativo de projetos.

O primeiro encontro, voltado a estudantes de graduação, terá atividades no Crialab – Laboratório de Criatividade, localizado no prédio 97 do Tecnopuc. Interessados podem se inscrever clicando aqui. É possível escolher entre o turno da manhã (das 8h às 12h) ou da tarde (das 14h às 18h). A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas. Após inscrição, o aluno receberá um e-mail confirmando sua adesão.

Alunos, campus, árvores

Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

Aposta na colaboração

O programa nasce para estimular que os projetos, ações e atividades desenvolvidas na Universidade sejam criados de modo colaborativo, com os grupos que são público-alvo das iniciativas. A proposta é envolver estudantes, professores e técnicos administrativos em encontros realizados com metodologias colaborativas, nos diversos espaços e laboratórios de criatividade e inovação que a Universidade possui.

Será uma oportunidade para pensar, propor, avaliar e criar alternativas para as mais diversas áreas. Nesta primeira etapa, currículo dos cursos, projeto pedagógico, eventos, atividades extraclasse, infraestrutura, forma de comunicação com a Universidade e tudo o que fizer parte do dia a dia da comunidade acadêmica farão parte das discussões.

O primeiro encontro é promovido pela Pró-Reitoria Acadêmica (Proacad) e pela Assessoria de Comunicação e Marketing (Ascom). No futuro, o Coletivo PUCRS deve ser expandido para contemplar também a comunidade em geral.