Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento capta novos editais

08/11/2022 - 14h23

Foto: Unsplash

O Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento (PPGE) foi contemplado com três projetos aprovados por professores, na CAPES e cooperações entre SEFAZ e o Programa. 

O projeto aprovado pelo Edital CAPES nº 12/2022, pela professora Izete Bagolin, com o título “Aspirações e escolhas dos jovens brasileiros sobre família, trabalho e relação com suas origens e contexto socioeconômico”, em conjunto com as instituições UFABC e UFPA. São quatro bolsas integrais de mestrado (com 24 meses) e seis de pós-doutorado (24 meses). Edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul da Secretaria da Fazenda (SEFAZ-FAPERGS), pelos professores Adalmir Marquetti e Adelar Fochezatto, que gerou seis bolsas de mestrado (com 12 meses). Com o título “Economia Gaúcha: Produtividade do Trabalho, Progresso Técnico e a Dinâmica Recente da Estrutura Produtiva”, o projeto do professor Adalmir tem o objetivo de identificar a trajetória da produtividade do trabalho e da produtividade do capital da economia do Rio Grande do Sul entre 2000 e 2019, relacionando os resultados com a evolução da estrutura produtiva regional. Já o projeto com o título “Impactos do Fundopem/RS sobre o emprego e seus transbordamentos regionais no Rio Grande do Sul, 2010-2020”, o objetivo é analisar o efeito do Fundopem sobre o emprego do setor industrial nas regiões ou municípios onde houve incentivos do Programa e analisar o efeito do emprego industrial sobre o emprego dos demais setores econômicos nas regiões ou municípios do Rio Grande do Sul. 

A aprovação do projeto é importante por contribuir com a formação de recursos humanos, beneficiando mestrandos e pós-doutorandos com as bolsas, além de permitir o desenvolvimento de pesquisa multidisciplinar e interinstitucionais, segundo a professora Izete.

“As bolsas são fundamentais para que os estudantes possam dedicar mais tempo e desenvolver pesquisas com mais qualidade e profundidade. As bolsas contribuem tanto para gerar oportunidade de mais estudantes desenvolverem pesquisas em nível de pós-graduação Stricto Sensu, quanto para melhorar a qualidade das pesquisas desenvolvidas”, afirma a professora. 

Já o professor Adalmir destaca que essa aprovação de projetos abre novas possibilidades de cooperação entre o PPGE e SEFAZ. “Além do financiamento da pesquisa, há a possibilidade dos resultados do projeto influenciarem a elaboração de políticas públicas. A colaboração entre o PPGE-PUCRS e a Sefaz é de grande importância para encontrar soluções aos problemas do Rio Grande do Sul”, destaca o professor. 

De acordo com o coordenador do Programa, Augusto Alvim, os projetos são estratégicos para atender aspectos que o PPGE definiu como prioritários para os próximos 4 anos, sendo eles, aumentar a inserção social do programa, formação qualificada de recursos humanos e Captação de bolsas e recursos para pesquisa.

“Os professores do programa estão realizando um esforço conjunto para submeter projetos e captar novas formas de recursos para financiar a formação de alunos e a realização de pesquisas, esses três projetos são um exemplo dessas iniciativas. Para 2023 já estão planejadas mais iniciativas com projetos que atendam a esses aspectos previstos no planejamento estratégico do PPGE para 2021-25”, afirmou Augusto. 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas