Pesquisadores da Escola de Negócios realizam pesquisa sobre hábitos de compras dos gaúchos

Stefânia Ordovás de Almeida, Clécio Araújo e Vinícius Sittoni Brasil coordenam trabalho no hub Omni-X

03/11/2023 - 16h08

Escola de Negócios realiza pesquisa sobre hábitos de consumo da população gaúcha/ Foto: Envato

Professores da Escola de Negócios da PUCRS estão desenvolvendo atividades de pesquisa com o objetivo de compreender as tendências de consumo da população do Rio Grande do Sul. Os estudos estão sendo feitos por meio do Omni-X, hub de inovação na Experiência de Consumo Omnichannel, uma das iniciativas do ecossistema do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). 

A pesquisa, conduzida em 2023, aponta tanto tendências de consumo como também a realidade da população. Em comparação com o ano passado, mais de 40% dos entrevistados afirmam que mantiveram o consumo em bens culturais. Quando questionados especificamente sobre o consumo de livros e revistas, 49,8% dos entrevistados relatam que seus hábitos se mantiveram iguais aos do ano anterior. Por outro lado, a alimentação fora de casa diminuiu cerca de 32,0%, de 2022 para 2023; um percentual ainda significativo de 21,7% afirma ter aumentado o consumo e 41,4% mantido igual.  

Além disso, na comparação entre diferentes gerações sobre as práticas de consumo, o público mais jovem possui hábitos mais arrojados. Enquanto 76% dos jovens indicaram comprar algo mensalmente ou a cada dois meses, 37% do público mais maduro compra com menor regularidade.  

Todos esses dados podem ser utilizados pelos comerciantes para adaptarem suas estratégias e as tornarem mais assertivas para os hábitos e interesses de seus públicos-alvo. Para a professora do Programa de Pós-Graduação em Administração Stefânia Ordovás de Almeida, uma das coordenadoras da pesquisa, estes estudos permitem que se enxergue a totalidade da experiência de consumo e da jornada do consumidor.  

“O consumidor hoje dificilmente tem toda a sua experiência em um único canal. Para os consumidores, o ‘canal’ é a empresa, ou seja, se estou no Instagram, na loja física, ou no e-commerce, estou tendo uma experiência com a empresa. Assim, entender se há pontos de fricção nesta experiência é entender como o cliente se relaciona com a empresa ao longo da jornada de consumo”, destaca a docente. 

Popularidade das compras online 

Por meio dos dados levantados, percebe-se que 26,3% dos jovens afirmam dar preferência aos aplicativos em suas compras online, enquanto apenas 12% têm a mesma preferência na faixa etária mais elevada. Já o site da loja tem menor preferência, 23% entre os mais novos e 43% para os mais velhos. 

A pesquisa também busca compreender onde os entrevistados investem seu tempo de tela. Entre os mais jovens, o uso diário de aplicativos para entretenimento (60,5%), músicas e shows (47,3%) e deslocamentos/transporte (36,8%) está consolidado e representa praticamente o dobro dos percentuais encontrados na faixa etária mais elevada para as mesmas atividades e frequência. 

Essa é a segunda pesquisa conduzida pelo hub Omni-X, na qual é possível comparar cidades, idades, gêneros, renda financeira e outros atributos através dos anos. Na edição anterior, buscou-se compreender o mercado varejista. Ambas as pesquisas são resultado de parceria com Jornal do Comércio.   

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