Estudantes representarão PUCRS em competição internacional

Alunos da Escola de Negócios se preparam para etapa nacional do Global Management Challenge em setembro

02/07/2019 - 17h59
2019_07_02-global_management_challenge

Foto: arquivo pessoal

Pela primeira vez, a PUCRS participará do Global Management Challenge (GMC), uma competição de Estratégia e Gestão baseada em simulações de negócios de forma virtual. A Universidade será representada por nove estudantes da Escola de Negócios, divididos em três equipes. O programa oficial inicia em 18 de setembro, mas os alunos já estão se preparando com mentoria de professores do Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação (Idear).

A etapa nacional terá duas rodadas online, cada uma com cinco semanas. Cada equipe assume um conselho de administração e passa a gerir uma empresa durante um determinado período. Para isso, é necessário analisar o passado recente da empresa e delinear uma estratégia. A partir disso, devem tomar decisões nas diversas áreas da empresa, como marketing, recursos humanos, finanças e produção. Os resultados obtidos são analisados, levando em consideração a concorrência e a situação econômica do mercado, com o objetivo de alcançar os melhores resultados para a empresa. A última decisão ocorre em dezembro. As oito melhores equipes participarão de uma final presencial no Rio de Janeiro em 2020 e o time vencedor representará o Brasil na final em Portugal em abril de 2020.

Os alunos foram indicados pelos professores Ionara Rech, Naira Libermann, André Duhá e Edimara Luciano. Em junho foram realizados dois encontros com os times, com atividades de networking, orientações, acompanhamento e mentoria, além de entrega do material Sou uma ideia a empreender, desenvolvido pelo Idear. As professoras Katine Fasolo e Ionara e a analista da equipe Idear Gabriele Carneiro Jeffman apoiam na preparação dos estudantes.

Global Management Challenge

O GMC é resultado da parceria entre pesquisadores da Universidade de Strathclyde, de Glasgow (Escócia), a SDG Simuladores e Modelos de Gestão e o Jornal Expresso, de Portugal. No Brasil, a competição é promovida e realizada por empresa localizada no Rio de Janeiro.