Estudantes da Escola de Negócios aprendem sobre desenvolvimento econômico na prática

Os alunos do curso de Administração realizaram uma visita técnica na cidade de Concórdia, em Santa Catarina

13/06/2023 - 18h12

Os estudantes do curso de Administração, por meio da disciplina de Projeto Integrador II, visitaram a cidade de Concórdia, no oeste do estado de Santa Catarina. O objetivo da viagem era de conferir as potencialidades do município, além de visitar empresas e instituições locais, aprendendo mais sobre desenvolvimento econômico e agronegócio.

A disciplina tem como objetivo viabilizar a prática de gestão por meio de um projeto aplicado que integre os conhecimentos e habilidades já desenvolvidas ao longo do curso. Para isso, uma das atividades é uma visita de campo, atrelada a uma pesquisa prévia sobre o contexto a ser visitado. No primeiro semestre de 2023, o contexto escolhido foi a cadeia do agronegócio da cidade de Concórdia, pelo fato de ter um desenvolvimento expressivo neste setor, que, em 2021, atingiu a marca de cerca de mais de 1 bilhão movimentado na produção primária, com destaque na criação de suínos, aves, plantações de milho e soja em minifúndios.

Os professores da Escola, Ionara Rech e Maurício Schaidhauer, e seus estudantes foram recebidos na cidade pelo prefeito, Rogério Pacheco, e pelo secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Mauro Martini, no Centro Cultural de Concórdia. Os representantes do poder público apresentatam um pouco das políticas e práticas da prefeitura para apoio ao setor. Além disso, os estudantes exploraram a cidade com visitas a estabelecimentos locais, como o Memorial Attilio Fontana e o Parque Fritz Plaumann, que tem um papel importante na preservação ambiental da cidade.

A saída de campo previu que os estudantes pudessem frequentar os estabelecimentos locais, como restaurantes e uma comunidade no interior, Sede Brum, em que foram recebidos com um almoço típico italiano e música.

A disciplina, ministrada para estudantes de sétimo semestre, foi de muito aprendizado para os alunos. Foi uma programação intensa, que permitiu aos estudantes, além de conhecer esta importante cadeia produtiva, experienciar outra cultura e outras práticas e, a partir de agora, fazer as relações com as disciplinas já cursadas de forma a consolidar competências existentes e desenvolver novas. Eduardo Fontana de Gasperin, aluno da Escola, vindo de Santa Catarina, afirma que foi uma experiência muito enriquecedora e marcante:

“Deu para vermos uma realidade diferente. Sair de Porto Alegre, uma cidade grande, e ir para uma cidade fora do Estado, que tem uma cultura diferente, hábitos diferentes, uma economia diferente, e poder observar tudo isso de fato, não pela internet. […] O principal aprendizado foi ver essa cadeia do agronegócio ao vivo, na prática, saindo da nossa bolha.”, afirmou o estudante.