Estudante alemã em mobilidade relata vivências na PUCRS

Lea Fischer estuda na Escola de Negócios e faz estágio no Centro de Estudos Europeus e Alemães

03/04/2018 - 11h46
Lea Fischer,Escola de Negócios,Centro de Estudos Europeus e Alemães,CDEA,Universidade Hoschschule Bremen,Mobilidade acadêmica,intercâmbio

Lea trabalha no Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA)
Foto: Mariana Haupenthal

Natural de Bassum, pequena cidade no interior da Alemanha, Lea Fischer, 22 anos, está cursando o segundo semestre na PUCRS. A estudante em mobilidade acadêmica na Escola de Negócios também faz parte da equipe do Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA) desde a metade de 2017.

Lea veio da Universidade Hoschschule Bremen (City University of Applied Sciences), onde estuda International Studies of Global Management. O programa da instituição de origem solicita a escolha de uma região de destino, e o foco das disciplinas gira em torno dos países emergentes. Cada estudante precisa optar por uma região específica para cursar o 5º semestre e fazer um estágio obrigatório nesse país.

Brasil como país de destino

Lea escolheu o Brasil após vivência no País ainda durante o período escolar. Na condição de bolsista do Rotary International, no biênio 2012/2013, a aluna alemã morou em Londrina (PR) e, desde então, carrega um carinho especial pelo País. “No meu primeiro intercâmbio ao Brasil, estava muito insegura. Não sabia se me adaptaria”, conta a aluna. No entanto, a experiência foi tão positiva que ela se planejou para voltar. “Sem dúvida a cultura brasileira é muito diferente da minha, mas aprendi a compreendê-la e apreciá-la. Por isso, na escolha do curso de Graduação, optei pela formação que me possibilitaria voltar ao País”, relata.

Lea, com estudantes alemães em mobilidade na PUCRS
Foto: Arquivo Pessoal

Para a estudante, a maior diferença entre Brasil e Alemanha é a maneira como as pessoas vivem. “Os brasileiros valorizam muito a família e os amigos. Aqui aprendi que precisamos valorizar mais o tempo que temos com as pessoas que amamos e levar a vida de maneira mais leve”, completa.

Oportunidade acadêmica e profissional

A escolha de Lea pela PUCRS foi incentivada pelos próprios professores, que já haviam visitado a Universidade e a recomendaram, bem como a cidade de Porto Alegre. “Além disso, tem a oferta das disciplinas da PUCRS na minha área, que complementa muito bem o que eu vinha estudando na Alemanha, o que também contribuiu na decisão”, comenta.

Já a oportunidade de estagiar no CDEA ocorreu após um encontro casual pelo Campus com o vice-presidente do centro e decano da Escola de Humanidades, Draiton Gonzaga de Souza, em que o professor escutou Lea falando alemão. O centro científico de ensino, pesquisa e informação, busca fortalecer a cooperação acadêmica entre Brasil e Alemanha.

Após o encontro, a estudante recebeu convite para participar de eventos do CDEA na Universidade, e foi apresentada à coordenadora do projeto na PUCRS, Cristiane Krause Kilian. “Como eu estava procurando estágio, foi oferecida a oportunidade de atuar no Centro”, recorda Lea.

Até o momento, a oportunidade tem sido positiva. A estudante conta que o estágio vem proporcionando muitos aprendizados, especialmente sobre o dia a dia de trabalho no Brasil. “Minha gestora abre muitas oportunidades, fazendo com que eu realmente me sinta parte do CDEA”, revela a estudante.

Planos para o futuro

Estudante alemã, ao centro, é torcedora do Internacional
Foto: Arquivo Pessoal

A estudante conta que o Brasil é muito importante para a economia alemã e muitas empresas de lá estão buscando profissionais que conheçam o país e tenham português fluente. Por isso, Lea acredita que as experiências que vem agregando em seu tempo na PUCRS refletirão positivamente em seu currículo.

“Meu sonho é que no futuro possa trabalhar em uma empresa alemã ou internacional, atuando aqui no Brasil. Tenho certeza que meus estudos na PUCRS e meu estágio no CDEA contribuirão para a conquista desse objetivo”, projeta.

Sobre a mobilidade acadêmica, Lea recomenda a experiência. “Conheci pessoas incríveis, vivi muita coisa legal e estou aprendendo diariamente. Tudo contribui para que eu recomende a estudantes estrangeiros apostarem nessa experiência e fazer intercâmbio na PUCRS”, completa a estudante.