Escolas preparam ações de boas-vindas para calouros e veteranos

Ações promovem integração com professores e conhecimento do mundo acadêmico

01/03/2019 - 19h55
alunos acompanham atividades de boas-vindas. sala de aula cheia de alunos virados para trás

Foto: Camila Cunha

O início do ano letivo 2019, além dos atrativos do Living 360°, tem reservado uma programação de acolhimento aos calouros e veteranos nas oito Escolas da PUCRS. Professores e técnicos administrativos prepararam ações de boas-vindas que incluem desde aulas abertas, games e bate-papo com docentes, até recepção extensiva aos pais e familiares dos universitários. Confira o que cada Escola elaborou para esse momento:

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO, ARTES E DESIGN – FAMECOS

Ação: Integra
26, 27 e 28 de fevereiro

Os três primeiros dias do calendário acadêmico 2019 foram especiais para os alunos da Famecos. Foram criadas aulas abertas e inovadoras, com atividades pensadas para aproximar todos os famequianos. Quatro grandes temas serviram para guiar os encontros: acadêmico, com dicas para o dia a dia e atividades ligadas à vida universitária; institucional, com informações sobrem como aproveitar o Campus; pessoal, com dicas para passar com mais tranquilidade pelo período de formação; e profissional, sinalizando possibilidades para fortalecer e dar um up no currículo.

ESCOLA DE NEGÓCIOS

Ação 1: Recepção aos Calouros
25 de fevereiro

No primeiro dia de aula foram realizadas diversas atividades com o intuito de apresentar aos alunos todas as oportunidades oferecidas no Campus. Entre essas iniciativas estavam dois games. No primeiro, os estudantes se dividiram em grupos e participam de uma competição respondendo a dez curiosidades sobre a PUCRS, em plataforma 100% digital. Já no segundo, nos mesmos grupos, os universitários receberam missões como encontrar respostas a dúvidas comuns como: “Desejo fazer intercâmbio para a Irlanda, como faço? ”, “Tive uma ideia de negócios. E agora?”. Os grupos precisaram ir até o local da solução para descobrir a informação que necessitavam, para compartilhar com os demais.

Ação 2: Empreendedorismo de Impacto Positivo
Local: Salão de Atos
Horário: das 19h30min às 22h30min

Empreendedorismo de impacto positivo: a trajetória de Tobias Chanan na criação da Empório Body Store, passando para The Body Shop e, atualmente, com o case Urban Farmacy, que pretende revolucionar o mercado de alimentação.

ESCOLA POLITÉCNICA

Ações: Ao longo das primeiras semanas de março, a decana Sandra Einloft e o decano associado Marcelo Yamaguti estão visitando as salas de aula das disciplinas de introdução para realizar as boas-vindas aos calouros nas turmas dos 12 cursos de Graduação.

ESCOLA DE MEDICINA

Ação: Recepção aos Calouros 2019 – ESMED
Local: Anfiteatro Ir. José Otão – 2º Andar do Hospital São Lucas
Horário: 18h30min

A Escola prepara uma recepção aberta aos alunos, professores pais e familiares, com a proposta de acolher e integrar a todos que ingressam no curso de Medicina.

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Ações: Aulas inaugurais nos cursos de Psicologia e Nutrição, com divulgação das datas ao longo do mês de março, e evento de recepção aos pais dos calouros do Curso de Odontologia. Também haverá bate-papo com coordenadores de cursos para apresentar aos novos alunos a estrutura e serviços de apoio da Escola e da Universidade.

ESCOLA DE HUMANIDADES

Ação 1: Acolhida aos alunos de Ciências Sociais e Geografia
Local: Átrio do Prédio 9
Horário: 21h

Os cursos de Ciências Sociais e Geografia recebem veteranos e calouros para celebrar o início do ano letivo.

Ação 2: Aula inaugural de Ciências Sociais com a professora Miriam Pillar Grossi
Local: Auditório do Prédio 9
Horário: 19h30min

Será ministrada uma aula especial com professora Miriam Pillar Grossi, atual presidente da Associação Nacional de Pós-graduação em Ciências Sociais (ANPOCS) e coordenadora geral do de Estudos de Gênero da UFSC.

Ação 3: Recepção dos calouros de História
Local: Prédio 8, sala 212
Horário: 16h30min

Recepção dos alunos com uma apresentação geral do curso, recursos e laboratórios da Escola de Humanidades e da PUCRS. Serão divulgados grupos de pesquisa, grupos de estudo e futuros eventos. Serão distribuídos livros e publicações de autoria dos docentes do curso.

Ação 4: Aula de acolhimento do Serviço Social – Trajetórias profissionais que constroem novos horizontes
Local: Prédio 8, sala 305
Horário: 19h

A aula ministrada pelas palestrantes Natasha Moreira e Andrea Foresti, fundadora do Instituto Redecriar, abordará diferentes ângulos da trajetória profissional e seus desdobramentos.

Ação 5: Café com os calouros de Filosofia
Local: Prédio 15, sala 201
Horário: 8h

Os estudantes serão recepcionados no Living 360° para conhecerem o novo espaço e a infraestrutura do Campus. A atividade inclui apresentação geral do curso, recursos e laboratórios da Escola de Humanidades e da PUCRS.

Ação 6: Aula Inaugural de Pedagogia sobre infâncias
Local: Auditório do Prédio 9
Horário: 19h30min às 21h

Destinada aos alunos da graduação e do programa de pós-graduação em Pedagogia. O professor Manuel Sarmento ministrará uma aula introdutória sobre o período da infância.

Ação 7: Acolhida aos calouros de Escrita Criativa
Local: Prédio 9, sala 201
Horário:
19h30min

O corpo docente da Escola conversará com os alunos sobre expectativas e características do curso. Brindes serão sorteados entre os estudantes.

Ação 8:  Recepção aos calouros de Letras/Inglês e Feira de Carreiras com ex-alunos
Local: Prédio 9, sala 101
Horário:  19h30min

Uma conversa descontraída sobre o curso, com a presença de professores, coordenadores e ex-alunos.

ESCOLA DE DIREITO

Ações: As atividades estão programadas para ocorrer após o período de complementação de matrículas.

ESCOLA DE CIÊNCIAS