Participe da primeira etapa da avaliação de disciplinas de graduação

Estudantes de todos os cursos de graduação da Universidade podem realizar a avaliação de forma online até o dia 8 de outubro

14/09/2022 - 16h30

Avaliação de disciplinas 2022.2 – Etapa 1Está aberta até o dia 8/10 a Avaliação de Disciplinas da Graduação da PUCRS – Etapa 1. Com o objetivo incentivar o diálogo entre professores e estudantes, a avaliação permite que estudantes contribuam para aprimorar o ensino e tenham um retorno sobre as questões indicadas ainda durante o semestre em que cursam as disciplinas.

Composta por sete questões, a avaliação pode ser respondida pelo computador, celular ou outro dispositivo móvel. O acesso ao instrumento é realizado pelo Portal do Aluno, sendo necessário realizar o login no sistema com as credenciais de rede (matrícula sem o último dígito e senha de rede). No menu lateral, os estudantes devem acessar a aba de Avaliações Institucionais e selecionar a opção Avaliação de Disciplinas (Etapa 1).

Os itens abordam a satisfação em relação à organização do plano de aula, aos materiais de apoio, à ação de ensino, às formas de avaliação e divulgação e resultados, ao relacionamento entre colegas de turma e a dedicação e empenho do próprio estudante em cada disciplina. Além da avaliação quantitativa, os estudantes possuem a oportunidade de avaliar qualitativamente cada um dos indicadores.

Após análise de resultados feita pelos docentes, os estudantes terão um retorno em sala de aula entre os dias 17 e 22 de outubro. Os professores realizarão conversas sobre as questões levantadas na avaliação, discutirão os pontos fortes das disciplinas e eventuais desafios expressados por cada turma. É um momento de diálogo e busca de soluções. A participação dos estudantes é fundamental para a melhoria contínua dos cursos e das disciplinas.

A avaliação também prevê o feedback dos resultados à coordenação de cada curso, por meio do Sistema de Avaliação Institucional (SAI), que disponibilizará um espaço para os professores descreverem as potencialidades, desafios e ações definidas em conjunto com estudantes.

A Avaliação de Disciplinas da Graduação – Etapa 1 não substituiu a avaliação realizada ao final de cada período letivo que, neste semestre, está agendada para ocorrer entre 16/11 a 3/12.

Confira como sua avaliação contribui para qualificar a formação:

• Propiciar a recondução de trajetória de disciplinas do seu curso.
  • Estimular o diálogo entre alunos/as e docentes sobre os processos de ensino e aprendizagem.
  • Ao mesmo tempo que você se beneficia por resultados das avaliações anteriores, também ajuda a qualificar a formação de estudantes que irão ingressar no seu curso.

Responder a Avaliação de Disciplinas de Graduação – Etapa 1