Alunos da Escola de Negócios apresentam ao prefeito pesquisa sobre o Mercado Público

Nelson Marchezan Júnior e secretários municipais prestigiaram a iniciativa dos universitários

16/10/2019 - 16h36
Apresentação da Escola de Negócios para a Prefeitura Municipal

Alunos apresentam pesquisa sobre o Mercado Público / Foto: Bruno Todeschini

No ano em que o Mercado Público de Porto Alegre completa 150 anos, alunos da disciplina de Laboratório de Criatividade e Design, da Escola de Negócios da PUCRS, expuseram ao prefeito Nelson Marchezan Júnior e a secretários municipais uma pesquisa sobre o estabelecimento comercial. A apresentação, realizada nesta quarta-feira, 16 de outubro, no Living 360° (prédio 15 do Campus), abordou a imersão dos universitários no prédio situado no Centro Histórico da Capital, incluindo entrevistas a agentes públicos, permissionários, funcionários das bancas e clientes. Foram identificados problemas e apontadas possíveis soluções.

O trabalho foi produzido no segundo semestre de 2018 de forma coletiva, com a participação de 33 alunos. O professor Luis Humberto Villwock, assessor de Inovação do Tecnopuc, destacou que a disciplina integra o movimento PUCRS 360°, pois é interdisciplinar. “A turma tinha alunos dos cursos de Administração, Direito, Arquitetura, Economia e Comunicação. Ela é transversal”. A equipe foi representada na apresentação pelos estudantes de Administração Felipe da Silva e Lucas Silva da Silva e pelo diplomado Willian Neves Bastos. Os três são da Linha de Formação em Empreendedorismo.

Villwock, que também é coordenador técnico do Pacto Alegre, lembrou que o projeto vai ao encontro das premissas do Pacto, que quer engajar a sociedade na construção de uma cidade melhor para todos. “Este trabalho é duplamente importante, pois ajuda na formação acadêmica dos alunos e contribui com a gestão pública. Proporciona o aprendizado baseado em problemas reais da sociedade”, explicou.

A professora Kellen Fraga, da Escola de Negócios e da equipe do Tecnopuc Startups, afirmou que ações como essa “tornam os alunos protagonistas da sua própria formação, pois todo o trabalho foi produzido por eles”. Ainda segundo Villwock, esse “é só o começo, pois queremos ir para outras partes e aspectos da cidade. Os alunos do semestre atual estão estudando a Educação”, argumentou.

Apresentação da Escola de Negócios para a Prefeitura Municipal

Prefeito Nelson Marchezan prestigiou a iniciativa / Foto: Bruno Todeschini

Autoridades prestigiam a iniciativa
O evento contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade, do secretário de Parcerias Estratégicas, Tiago Barros Ribeiro, da diretora de Graduação da PUCRS, Adriana Kampf, do assessor da Reitoria na Área de Relações Institucionais, Solimar Amaro, do decano da Escola de Negócios, Éder Enriqson, e da coordenadora do curso de Administração, Ionara Rech. Adriana agradeceu a presença do prefeito e de sua equipe. “Está na nossa missão formar profissionais e cidadãos, e por isso é preciso olhar para os problemas da cidade e do mundo”, explicou. Enriqson afirmou que as melhores Universidades transformam seus Campus em laboratórios, possibilitando que projetos de alunos possam contribuir com desafios em diversas áreas.

Reconhecimento da prefeitura
O prefeito Nelson Marchezan Júnior disse que é muito gratificante e importante a integração entre universidade e máquina pública. Além de elogiar o trabalho, destacou o esforço dos alunos por estudarem os meandros do Mercado. “Estamos ouvindo toda sociedade para melhorar o nosso Mercado, mantendo suas tradições e características culturais, religiosas e emocionais. Certamente um trabalho desenvolvido com este cuidado e com foco na inovação será de grande importância para nós”, destacou. Até sexta-feira, 18 de outubro, está aberta uma consulta pública que vai auxiliar na elaboração do edital de concessão do Mercado Público.

Consulta Pública
Podem participar da consulta toda a população e investidores interessados na gestão do Mercado Público, preenchendo o formulário disponível no site da Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas e enviando para o e-mail [email protected]. A concessão é prevista para 25 anos. O vencedor da licitação ficará responsável também pela operação e manutenção do espaço. Atualmente, o Mercado Público tem 121 permissionários e 110 estabelecimentos comerciais em funcionamento.