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Dra. Tara Keck

Neurociência
University College London
Tara Keck / Imagem: Joana Heck

A professora Tara é formada em Ciências da Engenharia pela Universidade de Harvard (EUA), tem doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade de Boston (EUA) e completou seu estágio pós-doutoral no Instituto Max Planck de Neurobiologia, em Munique (Alemanha). Fundou seu próprio laboratório de MRC Career Development Fellow no Center for Developmental Neurobiology na King’s College London, migrando-o para a Divisão de Biociências da UCL. 

Atualmente, Tara é Pesquisadora da Wellcome Senior Research Fellow e atua como professora de Neurociência e Vice-Reitora Internacional da Faculdade de Ciências da Vida na UCL. 

Sua pesquisa se concentra na neuroplasticidade, especificamente em como nossas experiências e fatores externos moldam nossos cérebros durante a vida adulta e o envelhecimento. Ela examina os mecanismos da plasticidade sináptica subjacentes ao aprendizado e à memória, usando uma combinação de imagens e técnicas de neurociência comportamental, bem como fatores de risco, como solidão e eventos estressantes, afetam nosso cérebro tanto na saúde quanto na doença, incluindo o envelhecimento doenças e condições de saúde mental. Também trabalha em colaboração com as Nações Unidas e ONGs em projetos em vários países, examinando como as comunidades podem se envolver com programas liderados pela neurociência para apoiar o bem-estar mental em populações carentes. 

Ao longo de sua carreira, a professora Tara já recebeu prêmios e reconhecimento pela sua pesquisa, atuando como membro do Painel Consultivo Internacional de Especialistas em População e Desenvolvimento, do Fundo de População das Nações Unidas, Europa Oriental e Região da Ásia Central; é consultora Internacional de Saúde Mental e Apoio Psicossocial, do Fundo de População das Nações Unidas em Bangladesh; e Membro do Grupo Consultivo de Programas Internacionais da Royal Society. Recebeu subsídios de fundos como Wellcome, Medical Research Council (MRC), British Council, European Research Council (ERC), e Royal Society. 

Para a professora, “a pesquisa mostra consistentemente que equipes mais diversificadas são melhores na resolução de problemas. Dados os complexos desafios que a sociedade precisa que os cientistas enfrentem, parece claro que precisamos incluir diversas perspectivas em várias características nas equipes científicas.”. 

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