17/01/2023 - 10h33

PUCRS recebe historiador da Michigan State University com apoio da Fulbright Brasil

Peter M. Beattie integrou Escola de Humanidades para estudar questões relacionadas ao Brasil do século XIX

Foto: Matheus Gomes

O professor de História da Michigan State University (MSU) Peter M. Beattie atuou por quatro meses na PUCRS, na categoria de Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em História, desenvolvendo estudos na área de conhecimento em Democracia, Direitos Humanos e Prevenção da Violência. Durante sua estada, dedicou-se as atividades de ensino e pesquisa, em que buscou nos documentos do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul indícios para o estudo comparativo sobre como eram realizadas as apelações relacionadas a questões de Direitos Humanos no Tribunal de Relação de Porto Alegre e no Tribunal de Relação do Recife, no final do Século XIX.

O professor Beattie investigou e registrou mais de 200 processos do Tribunal de Relação de Porto Alegre de 1874 a 1899, onde examinou documentos que descreviam a interação entre os pobres (incluindo escravizados) e as instituições estatais encarregadas de manter a ordem social. Com este estudo, o docente busca determinar se diferentes reformas progressivas para melhorar e abolir a escravidão, bem como aquelas para acabar com a pena de morte e as punições corporais influenciaram o trabalho dos tribunais brasileiros, naquela época.

Na PUCRS, o professor  destacou sua participação no Simpósio Mundo em Movimento: Democracia, Direitos Humanos e Prevenção da Violência, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), em parceria com a Fulbright Brasil, Fulbright Interdisciplinary Network e com o Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt). Na oportunidade apresentou o tema Sequência de Reformas Ligadas aos Direitos Humanos: Punição Corporal, A Pena de Morte, e Escravidão no Brasil e nos Estados Unidos no Século XIX, com comentários da pesquisadora da Escola de Humanidades da PUCRS Claudia Musa Fay.

Saiba mais: Simpósio Internacional debate sobre Democracia, Direitos Humanos e Prevenção da Violência.

No período, também ministrou um seminário no Programa de Pós-Graduação em História da Escola de Humanidades sobre Empréstimos e Dívidas de um Historiador e a aula inaugural do semestre com o tema Pai contra pai: Interdição, vícios, e ideias de felicidade numa família comerciante recifense, 1866-1906. Além disso, Beattie realizou a palestra final no Encontro de Pesquisas Históricas (EPHIS): O Lugar do Historiador em Tempos de Crise, organizado anualmente pelos estudantes do Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS, ocorrido em novembro passado. No evento, o professor da Michigan State University proferiu a palestra intitulada Lendo o correio dos mortos como profissão: O Arquivo e o papel de historiadores em tempos incertos, para participantes do Brasil inteiro em formato online.

Essas atividades me deram ampla oportunidade de interagir e aprender com os professores e alunos da PUCRS. Espero que no futuro essas experiências resultem em colaborações de pesquisa e mobilidade discente e docente entre ambas as universidades, principalmente nas áreas de história do século XIX e a história da África e africanos nas Américas, áreas de força na MSU”, finalizou Beattie.

Sobre a Cátedra Fulbright em Democracia, Direitos Humanos e prevenção da violência

A Fulbright Brasil, organização internacional vinculada aos governos do Brasil e dos Estados Unidos, concede uma bolsa de estudos para acadêmicos e professores estadunidenses que tenham destaque na sua área de atuação, para desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa em universidades brasileiras.

Até agora, a PUCRS foi agraciada pela Comissão Fulbright com três cátedras. A primeira cátedra recebida foi em 2020 na área de  Neurociências, que não foi implementada devido a Pandemia de COVID-19. Em 2021/2022, implementamos a segunda cátedra em Democracia, Direitos Humanos e Prevenção da Violência (Fulbright Distinguished Scholar Award in Democracy, Human Rights and Violence Prevention) e,  em 2023, a PUCRS irá receber, em data ainda a ser acertada, um pesquisador na área de biodiversidade e desenvolvimento da conservação. Trata-se de uma oportunidade para aprofundamento de relações de colaboração com pesquisadores (as) e instituições americanas, que pode contribuir de forma significativa para a internacionalização dos Programas de Pós-graduação da Universidade.