29/09/2022 - 10h32

Simpósio internacional debate sobre democracia, direitos humanos e prevenção da violência

Evento contou com palestras de pesquisadores de universidades da Alemanha, Canadá e Estados Unidos

Professor Peter Beattie / Foto: Matheus Gomes

Na última semana aconteceu a primeira edição do Simpósio Mundo em Movimento: Democracia, Direitos Humanos e Prevenção da Violência, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), em parceria com a Fulbright Brasil, Fulbright Interdiplinary Network e com o Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt). O primeiro dia do evento aconteceu em formato presencial no Auditório do Prédio 50 da PUCRS, reunindo pesquisadores, estudantes e demais interessados na temática, enquanto os dois dias seguintes foram realizados em formato online com a presença de convidados e participantes internacionais.  

A abertura do evento contou com a fala do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Carlos Eduardo Lobo e Silva, onde ressaltou a importância do apoio da Fulbright e do PUCRS-PrInt para manter a excelência dos projetos desenvolvidos dentro do tema pelos pesquisadores da PUCRS e das universidades parceiras. 

Em seguida, o palestrante e pesquisador Peter Beattie, da Michigan State University (EUA), selecionado para a Cátedra Fulbright em Democracia, Direitos Humanos e Prevenção da Violência na PUCRS apresentou o tema Sequência de Reformas Ligadas aos Direitos Humanos: Punição Corporal, A Pena de Morte, e Escravidão no Brasil e nos Estados Unidos no Século XIX, com comentários da pesquisadora da Escola de Humanidades da PUCRS Claudia Musa Fay.  

Professor Louis Esparza / Foto: Matheus Gomes

No mesmo dia, no Auditório do Prédio 50 da PUCRS, aconteceu a palestra Fields of Fire: Emancipation & Resistance in Colombia, ministrada pelo professor de Sociologia na California State University, Los Angeles, Estados Unidos, Louis Esparza. O pesquisador esteve no evento com o apoio da Rede Interdisciplinar Fulbright e apresentou sua pesquisa publicada nas revistas de renome internacional como Global Labor Journal, Contemporary Justice Review e Society & Natural Resources, com comentários dos pesquisadores da Escola de Humanidades e da Escola de Direito, respectivamente, Emil Sobottka e Rodrigo Azevedo.  

No encerramento do primeiro dia, o pesquisador da Escola de Humanidades Hermílio dos Santos transmitiu o documentário Infância Falada, produzido e dirigido por ele e Kamila Almeida. O filme traz depoimentos e manifestações artísticas de crianças, mostrando que suas vidas mudaram muito com as iniciativas sociais. São inúmeros exemplos de jovens que conseguiram ensinar suas famílias a resolver conflitos por meio do diálogo, com o sonho de levar a paz para sua comunidade. A pesquisa e o documentário foram financiados pela Fundação Bernard van Leer, da Holanda. 

Encontro online

Foto: Matheus Gomes

No segundo dia de evento, quinta-feira, dia 22, em formato virtual, aconteceu a palestra Reconciliation: Conflict Transformations in Social Orders, apresentada pelo professor de Estudos Islâmicos no Instituto de Estudos Orientais e Asiáticos da University of Bonn, Alemanha, Stephen Connerman. Em sua apresentação, o pesquisador trouxe sua trajetória de pesquisa sobre a comparação de diferentes formas de escravidão nas sociedades pré-modernas, com comentários do pesquisador da Escola de Humanidades, Roberto Pich. 

Por fim, no terceiro dia de evento (sexta-feira, 23), aconteceu a palestra do professor do departamento de História da York University, Canadá, José Carlos Curto. O docente apresentou seus projetos de pesquisas sobre África Moderna, História Social e Econômica, contextualizando os históricos da violência e mobilidade forçada gerada pelo escravismo a democratização do arquivo de Angola, com comentários do pesquisador da Escola de Humanidades Marçal Paredes. 

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias