05/06/2023 - 08h53

PUCRS recebe Diretor Regional da associação americana de engenheiros ASHRAE

A sociedade é representada pelo ramo estudantil em Porto Alegre e com sede na Universidade

Foto: Matheus Gomes

Em maio, a PUCRS recebeu o Diretor e Representante Regional John Constantinide da Região XII da American Society of Heating, Refrigerating and Air-conditioning Engineers (ASHRAE), associação de profissionais focados na área de aquecimento, refrigeração e ar-condicionado. Com a oportunidade, o visitante internacional conheceu a sede do Porto Alegre Student Branch na PUCRS, conversou com membros ativos, participou de eventos locais e fomentou as atividades do grupo.

O professor e coordenador do curso de Engenharia Mecânica Sérgio Boscato Garcia, que também atua como advisor do Porto Alegre Student Branch, foi responsável por recepcionar o visitante ao lado de demais membros do grupo. O docente explica que a ASHRAE é uma associação de referência em sistemas de aquecimento, ventilação, ar-condicionado e refrigeração. Por conta disso, suas ações e publicações são de grande interesse para engenheiras e engenheiros que atuam no setor, bem como para estudantes que ingressam nessa área.

De acordo com Boscato, com a realização de atividades como pesquisa e desenvolvimento, treinamento e apoio à educação, a ASHRAE incentiva a formação de grupos estudantis, denominados “Student Branches” e sediados em universidades. No Brasil, são ao todo 15 Student Branches, e, no Rio Grande do Sul, a associação é representada pelo ASHRAE Porto Alegre Student Branch, sediado na PUCRS e com mais de 20 membros participantes de diferentes instituições de ensino superior do estado, incluindo estudantes e professores da Universidade.

A recepção de Constantinide aconteceu no Escritório de Cooperação Internacional, com a presença da coordenadora executiva Carla Bonan, do coordenador do curso de Engenharia Mecânica da PUCRS e professor Sérgio Boscato Garcia, do presidente do ASHRAE South Brazil Chapter e alumni Bernardo Baldasso, do alumni e membro da ASHRAE Heitor Tremea e do atual presidente do ASHRAE Porto Alegre Student Branch Lorenzo Olivo Filippini. A reunião teve como objetivo estreitar laços entre a Universidade e a ASHRAE a fim de promover a mobilidade de estudantes membros do Student Branch.

No turno da tarde, no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), o visitante internacional foi entrevistado e participou de um podcast organizado pelo Young Engineers in ASHRAE (YEA), que é um dos comitês que compõe o South Brazil Chapter. O episódio contou com a participação de membros do capítulo e de membros estudantes, com o objetivo de conhecer a trajetória acadêmica e profissional de Constantinide e como a ASHRAE foi importante para seu crescimento. À noite, foi promovido também um jantar com Constantinide, estimulando o networking e a confraternização entre vários membros do capítulo e representantes profissionais da área da região metropolitana.

PUCRS e a ASHRAE

A ASHRAE, fundada em 1894, é uma sociedade global que promove o bem-estar humano por meio de tecnologia sustentável para o ambiente construído. A sociedade e seus membros se concentram na construção de sistemas, eficiência energética, qualidade do ar interno, refrigeração e sustentabilidade dentro da indústria. Iniciativas são moldadas por meio de pesquisa, redação de padrões, publicação e educação continuada. O presidente Darryl Boyce, que presidiu a ASHRAE em 2019 e 2020, já esteve na PUCRS, em 2018, na oportunidade de conhecer a instituição e fortalecer a mobilidade entre membros, intensificando o trabalho em conjunto especialmente em grupos de pesquisa.

Saiba mais em: Representantes da ASHRAE visitam Student Branch na PUCRS

De acordo com a representação da ASHRAE na PUCRS, apesar de ter uma relação intrínseca com as engenharias e disciplinas correlatas, a ASHRAE, hoje uma sociedade profissional e global, é multidisciplinar e plural, e incentiva a participação de profissionais de diferentes formações. Desta forma, o South Brazil Chapter e o Porto Alegre Student Branch buscam profissionais e estudantes de outras áreas, como comunicação e marketing, para contribuírem com o seu conhecimento e enriquecerem o desenvolvimento da sociedade.

O professor da PUCRS complementa destacando que a ASHRAE apoia e promove a integração entre membros e instituições, sendo uma valiosa prática a visita de personalidades de todo o mundo aos Student Branches, que, além do convívio e relação direta, podem organizar atividades para fomentar o conhecimento. Para Boscato, a cada ação e visita como a de John Constantinide, o Student Branch e a Universidade criam oportunidades para a área e para a internacionalização.

“Associar-se na ASHRAE é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional valiosa, que permite a criação de networking, nacional e internacional, e a possibilidade de desenvolver diversas habilidades importantes, não só na área técnica, mas, também, com relação à comunicação e gestão.”, finaliza o coordenador do curso de Engenharia Mecânica da PUCRS.

Estudantes tem valor reduzido na associação à ASHRAE, saiba mais na página oficial do ASHRAE South Brazil Chapter e na página oficial da ASHRAE.