03/10/2018 - 13h45

Representantes da ASHRAE visitam Student Branch na PUCRS

Sociedade americana de engenheiros é focada em aquecimento, refrigeração e ar-condicionado e tem representação na Universidade

2018_26_09-ASHRAE(thais_goncalves)

Darryl Boyce, Heloísa Delgado, Walter Lenzi, Heitor Tremea, Bernardo Baldasso e Sergio Boscato Garcia. Foto: Thais Gonçalves

Na última semana, a PUCRS recebeu a visita de Darryl Boyce, presidente da American Society of Heating, Refrigerating and Air-conditioning Engineers (ASHRAE), grupo de profissionais focado em aquecimento, refrigeração e ar-condicionado. A sociedade, que conta com mais de 56 mil membros de 132 nacionalidades, tem representação dentro da PUCRS.

O ASHRAE Porto Alegre Student Branch, que tem sua sede na PUCRS, conta com a orientação dos professores Sérgio Boscato Garcia e Bruno de Rosso Ribeiro. Heitor Tremea, aluno de graduação do curso de Engenharia Mecânica, fundou e presidiu o ASHRAE Porto Alegre Student Branch e hoje é Student Activities Chair do ASHRAE Brasil Chapter (coordenador nacional de atividades estudantis da ASHRAE). O aluno Bernardo Baldasso, também da Engenharia Mecânica, é o atual presidente do núcleo na capital gaúcha.

Na sede da ASHRAE na PUCRS, o grupo de estudantes voluntários tem o objetivo de estimular e disseminar o conhecimento de projetos sustentáveis em ar-condicionado, aquecimento, ventilação e refrigeração. “A equipe conta com mais de 25 estudantes membros na Universidade, criando seminários, visitas técnicas, minicursos e participando de competições de projetos internacionais”, comenta o docente Sérgio Boscato Garcia, da Escola Politécnica.

De acordo com o professor, um dos maiores benefícios da iniciativa é o networking gerado aos estudantes. No Brasil, há mais de dez Student Branches em diferentes estados e mais de 350 membros entre profissionais e estudantes. Além do contato nacional, os estudantes também podem se conectar com pessoas de outros países, principalmente das Américas.

2018_10_03_ashrae_logoJuntamente com Walter Lenzi, um dos representantes nacionais da ASHRAE, Boyce, que atua na Carleton University, no Canadá, foi recepcionado na Assessoria de Cooperação Internacional pela assessora-chefe Heloísa Delgado, onde puderam discutir movimentos de aproximação entre a Universidade e a associação. A sociedade busca estreitar laços com a instituição para fortalecer a mobilidade entre membros, intensificando o trabalho em conjunto especialmente em grupos de pesquisa.

Durante a visita à PUCRS, Boyce também visitou o Centro de Demonstração em Energias Renováveis (CEDER) e o Laboratório de Ensino de processos Térmicos e Ar Condicionado (LEPTA). O presidente da sociedade se comprometeu em auxiliar no que for preciso para a criação de laços mais fortes entre universidades do Brasil, Estados Unidos e Canadá, criando novas oportunidades de intercâmbio entre estudantes do Student Branch e o seu engajamento com o setor.

Sobre a ASHRAE

A ASHRAE, fundada em 1894, é uma sociedade global que promove o bem-estar humano por meio de tecnologia sustentável para o ambiente construído. A sociedade e seus membros se concentram na construção de sistemas, eficiência energética, qualidade do ar interno, refrigeração e sustentabilidade dentro da indústria. Iniciativas são moldadas por meio de pesquisa, redação de padrões, publicação e educação continuada.