01/10/2021 - 16h08

PUCRS integra conferência internacional sobre doenças crônicas

Evento online contou com mais de 1000 participantes de diversas partes do mundo

Professora Rita Mattiello foi uma das palestrantes no evento / Foto: Reprodução

Nos dias 22, 23 e 24 de setembro foi realizada XVIII Conferência Virtual Internacional da Rede das Américas para Vigilância de Doenças Crônicas (AMNET) e I Simpósio Internacional de doenças crônicas: perspectivas, tendências e inovação, sob a coordenação da Universidade Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e com apoio da PUCRS, Universidad de Antioquia, Colômbia, Florida Internacional University, Estados Unidos e Universidad de Nacional de Mar Del Plata, Argentina. O congresso fez parte da disciplina Evidência Clínica-Epidemiológica do Programa de Pós-graduação de Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS, que esse ano foi compartilhada com a UNIVALI e com a Universidad de Antioquia.

O evento contou com a participação de mais de 1000 membros de diversas comunidades acadêmicas (alunos, professores e pesquisadores) e da sociedade, particularmente da América Latina e Europa. As atividades realizadas promoveram momentos de socialização em experiências de ensino, pesquisa e inovação, nas dimensões epidemiológica e social, com a integração interinstitucional de caráter nacional e internacional, para o desenvolvimento de ações com vistas a redução da morbimortalidade das principais doenças crônicas e promoção de redes internacionais de trabalho.

De acordo com a professora e coordenadora de pesquisa da Escola de Medicina, Rita Mattiello, as palestras abordaram temas como: análise, busca e construção de evidências científicas, o papel da internacionalização para o desenvolvimento profissional, a importância do autocuidado para a saúde física e mental, vigilância e prevenção das doenças crônicas, entre outros.

Entre os destaques do evento estiveram discussões sobre a importância das experiências internacionais, as consequências do sedentarismo na saúde e bem-estar humano e como o ser humano é impactado pelo “multitasking”. “Cada tarefa que  associamos perdemos qualidade no que estamos realizando. Além disso,  a atividade física, sono, alimentação saudável e atenção plena nas atividades diárias são fundamentais para a saúde física e mental”, explica.

A Revista da AMNET também foi lançada em uma das atividades do congresso.

Sobre a Rede AMNET

A Rede de Vigilância de Doenças Crônicas das Américas (AMNET) é uma organização sem fins lucrativos que promove a integração de organizações governamentais e não governamentais para a formação profissional avançada em vigilância epidemiológica, gestão de casos, prevenção e controle das doenças crônicas. Atualmente, alunos e professores da PUCRS participam da rede AMNET como membros, membros dos comitês e na comissão coordenadora. Por exemplo, a professora Rita Mattiello é a atual vice-presidente da AMNET.

O congresso promoveu também mais uma atividade no âmbito do Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt),  com a participação dos membros das comunidades acadêmicas da PUCRS e da Universidad de Antioquia.

Para assistir as palestras ministradas no evento, acesse este link.