19/12/2022 - 15h44

PUCRS e York University firmam convênio de cooperação internacional

PUCRS desenvolve projetos em parceria com a universidade do Canadá desde 2015

Em missão de trabalho, foi formalizado um novo convênio de cooperação internacional entre a PUCRS e a York University, do Canadá. A parceria tem como objetivo desenvolver o projeto de pesquisa intitulado Rising Above Anti-Black Racism and Structural Violence: Health Equity for Quilombola Women in Brazil, que analisará o impacto dos determinantes sociais da saúde no modo e condições de vida de mulheres quilombolas do Rio Grande do Sul. Assim como a organização de um livro internacional a partir de todo o histórico de estudos desenvolvidos em parceria entre a PUCRS e a York University desde 2015, com o título provisório Quilombolas of Brazil.Insurgent Citizens against an Oppressive Social Order.

As iniciativas futuras e o início de um novo convênio buscam dar a continuidade à parceria da professora Dra. Patricia Krieger Grossi, da Escola de Humanidades, estabelecida com a professora Simone Bohn, da York University desde 2015, fortalecendo a internacionalização do conhecimento e buscando subsídios para a qualificação dos serviços voltados a essas comunidades. Neste período diversas pesquisas sobre o tema de mulheres quilombolas e o contexto brasileiro foram desenvolvidas, desde a participação da professora Patricia Grossi em uma disciplina do curso Political Science, ministrada pela professora Simone. Na oportunidade, a docente da PUCRS apresentou sua pesquisa sobre Violência contra a Mulher Rural e a Rede de Proteção Social no Estado do Rio Grande do Sul.

De acordo com a professora Patrícia a formalização do convênio com a York University em 2022, amplia a possibilidade de mobilidade docente e discente em diferentes cursos e o fortalecimento da parceria internacional. Para a professora, essa parceria produz frutos através de subsídios para a qualificação de políticas públicas ao vocalizar as demandas das comunidades quilombolas e os desafios no acesso às diferentes políticas públicas.

Projetos em parceria sobre Mulheres Quilombolas

A partir de 2015, começou o planejamento do projeto intitulado Brazilian Quilombola Women and Access to citizenship rights: challenges to public policies, submetido no edital interno da York University e contemplado com uma Seed Grant, através do LAPS Internationalization Program da universidade canadense, que analisou como ocorre o processo de efetivação das Políticas Públicas voltadas às mulheres quilombolas no Rio Grande do Sul, destacando o racismo institucional vivenciado por esse segmento.

Além disso, foi produzida uma obra que apresenta os resultados da pesquisa Mulheres Quilombolas, Interseccionalidades e Políticas Públicas, publicado pela editora Faith e organizado pelas professoras Patricia K. Grossi, Simone Bohn, Simone Barros de Oliveira e Joana das Flores Duarte, com a participação de lideranças quilombolas e demais parceiros, como o GAAA, Emater, Iacoreq e Codene. Outros produtos da pesquisa foram uma cartilha informativa sobre mulheres quilombolas e acesso às políticas públicas com informações sobre acesso a direitos, rede de proteção, prevenção à violência, além de documentários sobre quilombos e a questão étnico-racial, entre outros conteúdos e um app quilombola.

Atualmente, outra pesquisa está em fase de desenvolvimento em conjunto com a York University, intitulada Mulheres Quilombolas, Interseccionalidades e Determinantes Sociais em Saúde, contemplada com recursos do Edital Universal 2021 e do LAPS Internationalization Program da universidade canadense, além do apoio do Dahdaleh Institute for Global Health Research (Seed Grant).

“Essas pesquisas destacam-se pela relevância não só acadêmica, mas social e política. Possui uma metodologia de pesquisa engajada, isto é, com a participação ativa das comunidades que apoiam e participam do processo de planejamento da pesquisa”, ressalta Patrícia.

Participação em eventos e missões de trabalho

Com essa relação entre a PUCRS e York University, diversos docentes e alunos também participaram de eventos internacionais como no Les Amériques: au singulier ou au pluriel?, o congresso anual realizado pela Associação Canadense de Estudos Latino-Americanos e do Caribe (ACELAC). Assim como, a PUCRS também participou do LASA 2019 – Nuestra America: Justice and Inclusion XXXVII Congresso Internacional da Associação de Estudos Latino-Americanos.

Nos destaques desta parceria, foram realizadas missões de trabalho para apresentar os resultados das pesquisas no Brazilian Studies Seminar e no Center for Research on Latin America and Caribean (Cerlac) e na Cátedra de Estudos Brasileiros na York University, atualmente coordenado pela professora Simone Bohn. Outra recente atuação da PUCRS aconteceu no IFSW Online Global Conference: 2020-2030 Social Work Global Agenda com um vídeo intitulado The Social Experience of Quilombolas in Accessing Public Education in Brazil.