15/01/2019 - 17h27

Programa Ponte de Talentos oportuniza que estudantes cursem pós-graduação nos EUA

A iniciativa é uma parceria com o EducationUSA e visa auxiliar jovens com recursos financeiros limitados

2019_01_15_bandeira_eua_programa_ponte_de_talentosEstão abertas as inscrições para o Programa Ponte de Talentos, iniciativa inédita da Fundação Lemann com a EducationUSA para estudantes cursarem pós-graduação nos Estados Unidos com bolsa de estudos. Serão priorizados candidatos(as) pretos(as), pardos(as), indígenas e/ou com baixa renda. As inscrições encerram no dia 10 de fevereiro de 2019.

O objetivo é apoiar 20 estudantes qualificados para o processo de candidatura nos programas universitários americanos. Os selecionados terão apoio em todas as etapas do processo seletivo, recebendo acompanhamento de um orientador educacional, materiais de estudo para testes de admissão, transporte e acomodação para realização de provas, cobertura de taxas de inscrição, envio e tradução de documentos, assim como 10 meses de curso de inglês e curso preparatório para o TOEFL.

Os participantes da Ponte de Talentos que, ao final deste programa, forem aprovados nas universidades e programas parceiros da Fundação Lemann nos EUA concorrerão a bolsas de estudo do Programa Lemann Fellowship. A proposta é promover mais equidade racial e econômica entre brasileiros que fazem cursos de pós-graduação em algumas das melhores universidades norte-americanas. No edital é possível encontrar informações sobre o processo seletivo e documentação necessária.

• Ter concluído pelo menos uma graduação;
  • Possuir nível intermediário de inglês – pelo padrão internacional, níveis B1 e B21;
  • Trabalhar com impacto social ou estudar temas relacionados à educação, saúde, economia, arquitetura/urbanismo, jornalismo, gestão e políticas públicas;
  • Ser de baixa renda.
  • Pretos, pardos e, indígenas são encorajados a se candidatar.

EducationUSA na PUCRS

O escritório do EducationUSA na PUCRS está localizado na Assessoria de Cooperação Internacional (Prédio 1, sala 110) e disponibiliza orientação gratuita para estudantes interessados em estudar nos Estados Unidos. Dúvidas e informações sobre o Programa Ponte de Talentos e outras oportunidades podem ser direcionadas ao e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3320-3885.