22/01/2020 - 10h28

Professor visitante da Universidad de Antioquia participa de atividades na área da saúde

Wilson Cañon Montañez esteve na PUCRS em dezembro, convidado pelo Projeto PUCRS-PrInt

2019_12_18_wilson_montanez_print(bruno-todeschini)

Foto: Bruno Todeschini

A PUCRS recebeu, em dezembro, a visita do professor Wilson Cañon Montañez da Universidad de Antioquia (Colômbia), por meio do Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt). Montañez participou de atividades nas Escolas de Medicina e Ciências da Saúde e da Vida.

Durante a estada o professor Wilson ministrou, juntamente com a professora Carmen Tatay da Universidad Católica de Valencia San Vicente Martir, Espanha, também professora convidada pelo PUCRS PrInt, a disciplina Evidências Clínico-Epidemiológicas. Esta disciplina teve com público alvo os PPG’s da área da saúde e foi transmitida por videoconferência para os discentes do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amazonas.

2019_12_18_wilson_montanez_print(bruno-todeschini)2

Foto: Bruno Todeschini

Além da disciplina o professor Wilson proferiu a palestra Causal Inference: counterfactual theory and graphical representation of causal effects, para os corpos discente e docente do PPG’s da área da saúde da PUCRS, participou como membro titular de bancas de defesas de doutorado e envolveu-se ativamente nas atividades de pesquisa no âmbito do Projeto de Cooperação Internacional (PCI) Avaliação de aspectos ambientais, hábitos de vida e condições patológicas no desenvolvimento da criança.

Segundo a professora da Escola de Medicina Rita Mattielo, coordenadora do PCI e anfitriã do convidado na PUCRS, a parceria com o professor visitante já era antiga: Montañez já co-orientou trabalhos de alunos de pós-graduação e participou em outras ocasiões como professor convidado de disciplinas e também como membro titular de bancas de mestrado e doutorado. Com este histórico, a ideia é dar continuidade à parceria em pesquisa, publicação de artigos e projetos entre os professores das duas universidades: “Além disso, haverá o planejamento para o programa de cotutela com dupla diplomação com as IES envolvidas”, lembra Rita.  Em março de 2020, uma aluna da Universidad de Antioquia dará início ao curso de mestrado no PPG em Pediatria e Saúde da Criança.