02/05/2018 - 13h44

Escola de Direito oferece programa para estudantes de Graduação

Programa Dupla Titulação,Universitá Degli Studi di Parma,UNIPR,Itália

Foto: Nadira Calevro/Divulgação

Todos que embarcam na Graduação pensam no dia em que irão, finalmente, conquistar o tão sonhado diploma. Mas, se ao final da trajetória acadêmica fosse possível conquistar dois diplomas, sendo um deles de uma importante instituição estrangeira? Isso já é uma realidade na Escola de Direito.

O Programa de Dupla Titulação com a Universitá Degli Studi di Parma (UNIPR) propõe que alunos da PUCRS cursem um ano da Graduação na instituição italiana, e vice-versa. O objetivo é a promoção da internacionalização do ensino, garantindo que os universitários possam vivenciar uma nova experiência, expandir seu conhecimento e aprender temáticas relacionadas ao Direito com um olhar que ultrapasse as fronteiras de seu país.

Desde 2017, as alunas Gabriela Bertol e Mariana Bernieri Schiavon de Andrade estão na Itália, estudando na instituição parceira, e duas estudantes italianas integram o curso na Escola de Direito da PUCRS. Elas foram as selecionadas para o primeiro edital do programa, oficializado em 2016, e retornam aos países de origem em agosto de 2018.

Padronização e equivalência de disciplinas

O professor Arthur Maria Ferreira Neto, da Escola de Direito, conta que, em 2016, a PUCRS recebeu a proposta da instituição italiana para oferecer a oportunidade. Para que isso fosse concretizado, houve uma reestruturação na grade curricular dos cursos de ambas instituições, possibilitando uma padronização nas disciplinas, tornando-as equivalentes. “Ao final da Graduação, o profissional terá condições de usar esse diploma dentro da Comunidade Europeia”, ressalta Ferreira Neto. O aluno da PUCRS que obtiver o diploma de bacharel em Direito emitido por Parma deverá ser aprovado no equivalente ao Exame da Ordem, caso queira advogar na Itália. “No entanto, o processo é bem menos burocrático do que tentar validar um diploma brasileiro lá fora, por exemplo”, esclarece o docente.

Aposta na internacionalização

Programa de Dupla Titulação,Universitá Degli Studi di Parma,UNIPR,Gabriela Bertol,Mariana Bernieri Schiavon de Andrade,Arthur Maria Ferreira Neto

Professor Ferreira Neto com as alunas da Escola de Direito, em Parma (Itália)
Foto: Arquivo Pessoal

O Programa de Dupla Titulação se destaca pela importância institucional da parceria. “Esse convênio está alinhado diretamente com o projeto de internacionalização do ensino da Universidade, que é uma das metas do nosso plano estratégico. O programa certamente dá um enorme destaque à PUCRS na Europa. É vantagem para os alunos e uma oportunidade de divulgação do nome da nossa Universidade no exterior”, comenta o professor. Em visita a UNIPR em abril, Ferreira Neto afirmou que o nome da PUCRS foi destaque durante os encontros com docentes de diferentes países.

Pensamento jurídico universal

A formação em Direito em dois contextos distintos – Brasil e Itália – é um reflexo da globalização da profissão.  “Não podemos pensar o Direito apenas como aquilo que está escrito na lei ou na Constituição”, comenta. Para o professor, ainda que o ensino jurídico proposto na universidade parceira tenha uma disposição diferente, o raciocínio, o conteúdo e o pensar estratégico possuem uma dimensão universal.

Como participar

A próxima seleção para o Programa de Dupla Titulação, tanto na PUCRS quanto na UNIPR, ainda está em tratativas. Para ser elegível no processo seletivo, os alunos devem estar, no máximo, no segundo ano de curso e ter conhecimento do idioma (português/italiano).

Teologia como pioneira

Em fevereiro de 2010, o curso de Teologia, da Escola de Humanidades, firmou parceria internacional e tornou-se o primeiro a oferecer a possibilidade de os estudantes de Graduação obterem diploma pela PUCRS e pela Pontifícia Universidade Lateranense (PUL), de Roma (Itália). Os documentos, emitidos por ambas instituições, são reconhecidos pelo Vaticano, e permitem aos teólogos cursarem mestrado e doutorado na Europa.

Mais informações sobre mobilidade acadêmica podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected], pelo telefone (51) 3320-3660 ou presencialmente, na sala 101 do prédio 1 (Reitoria).