O Curso de Teologia da PUCRS foi criado em 17 de dezembro de 1968, a pedido do episcopado gaúcho. Está, por conseguinte, vinculado à orientação da Igreja católica. O Bacharelado foi reconhecido pelo MEC, através da Portaria n. 3.533/2002 (D.O.U. 16/12/2002).
O curso de Teologia objetiva conhecer a Ciência Teológica a partir da Revelação cristã e Tradição católica em vista da inserção transformadora nas comunidades eclesiais e na sociedade. Para tanto, o curso visa especificamente:
a) Refletir a experiência e os conteúdos da fé cristã em vista do mundo de hoje.
b) Ser um espaço de pesquisa, através do diálogo entre a Bíblia, a história e a prática da Igreja, com as ciências e a realidade circundante.
c) Formar pessoas comprometidas com a ética, a solidariedade e a dignidade humanas.
d) Capacitar lideranças para as comunidades cristãs e para a sociedade, para o exercício de um ministério na Igreja.
O teólogo atua com inteligência crítica, refletindo sobre os problemas do mundo e os conteúdos da fé, à luz da revelação divina. Portanto, habilita-se à docência e, especialmente, através do Mestrado e Doutorado, à pesquisa.
O presbítero atua em comunidades, capelania hospitalar, escolar e universitária; anuncia a palavra de Deus; preside a celebração dos sacramentos; orienta e aconselha pessoas, animando-as em sua vida de fé e amor.
O diácono atua junto aos excluídos e marginalizados, acompanhando-os em suas necessidades concretas, no âmbito comunitário e social, buscando sua inclusão, o resgate de sua dignidade e a construção de sua cidadania; proclama o Evangelho e auxilia nas celebrações.
O(a) catequista atua no âmbito educacional e pedagógico como formador da fé.
Outras áreas profissionais, que demandam conhecimento teológico, também se podem tornar campo de trabalho.
Prof. Carlos Gustavo Haas – [email protected]
SEM | COD | Disciplina | CH |
---|---|---|---|
1 | 91106-02 | Hebraico Bíblico | 30 |
1 | 91103-02 | História da Teologia | 30 |
1 | 91105-04 | Introdução À Sagrada Escritura e História de Israel | 60 |
1 | 91102-04 | Patrologia e Patrística | 60 |
1 | 91107-02 | Seminário: Teologia e Ciência | 30 |
1 | 91101-04 | Teologia Fundamental e Método em Teologia | 60 |
1 | 91104-04 | Teologia Moral Fundamental | 60 |
2 | 91109-04 | Exegese do Antigo Testamento: Pentateuco e Históricos | 60 |
2 | 91112-04 | Fundamentos de Teologia Pastoral | 60 |
2 | 91111-04 | História da Igreja: Primeiro Milênio | 60 |
2 | 91110-04 | Moral da Pessoa e Direitos Humanos | 60 |
2 | 91113-02 | Seminário: Ecumen. e Diál. Inter - Relig. , Hist. das Religiões | 30 |
2 | 91108-04 | Teologia da Revelação | 60 |
3 | 91114-04 | Cristologia | 60 |
3 | 91121-12 | Disciplinas Eletivas | 180 |
3 | 91115-04 | Exegese do Antigo Testamento: Literatura Profética | 60 |
3 | 91116-04 | Hist. da Igreja: da Reforma Gregoriana Ao Concílio de Trento | 60 |
3 | 91119-02 | Latim | 30 |
3 | 91118-02 | Mariologia | 30 |
3 | 91120-02 | Seminário: Missiologia e Nova Evangelização | 30 |
3 | 91117-04 | Teologia Moral: Bioética | 60 |
4 | 91161-04 | ESTÁGIO EM PASTORAL ESPECÍFICA (100H) | 100 |
4 | 91122-04 | Eclesiologia | 60 |
4 | 91124-04 | Exegese do Antigo Testamento: Literatura Sapiencial | 60 |
4 | 91126-02 | Grego Bíblico | 30 |
4 | 91125-04 | História da Igreja: Período Pós - Trento Aos Dias de Hoje | 60 |
4 | 91123-04 | Moral Social e Ecologia | 60 |
4 | 91127-02 | Sacramentária Geral | 30 |
4 | 91129-02 | Seminário: Vocações, Carismas e Ministérios | 30 |
5 | 91133-04 | Catequética | 60 |
5 | 91134-02 | Elaboração do Projeto de Tcc (50h) | 50 |
5 | 91132-04 | Exegese do Novo Testamento: Evangelhos Sinóticos | 60 |
5 | 91135-04 | História da Igreja: América Latina | 60 |
5 | 91131-04 | Sacramentos | 60 |
5 | 91137-02 | Seminário: Teologia Espiritual | 30 |
6 | 91138-04 | Antropologia Teológica: Teologia da Graça | 60 |
6 | 91139-04 | Direito Canônico: Introdução e Livros 1 A 2 | 60 |
6 | 91162-04 | ESTÁGIO PAROQUIAL (100H) | 100 |
6 | 91140-04 | Exegese do Novo Testamento: Atos e Cartas de Paulo | 60 |
6 | 91141-02 | Homilética | 30 |
6 | 91143-04 | Liturgia: Fundamentos | 60 |
6 | 91144-02 | Seminário: Teologia e Comunicação | 30 |
7 | 91145-04 | Antropologia Teológica: Criação e Escatologia | 60 |
7 | 91151-04 | Direito Canônico: Livros 3 A 7 | 60 |
7 | 91146-04 | Exegese do Nt: Evangelho de João e Cartas Joaninas | 60 |
7 | 91150-04 | Liturgia: Prática Celebrativa | 60 |
7 | 91147-02 | Psicologia e Aconselhamento Pastoral | 30 |
7 | 91149-02 | Trabalho de Conclusão de Curso (50h) | 50 |
8 | 91156-04 | Administração Paroquial | 60 |
8 | 91157-00 | Atividades Complementares (200 Horas) | 200 |
8 | 91154-04 | Exegese do Nt: Ap. , Epístolas Deuteropaulinas e Cat. | 60 |
8 | 91155-04 | Liturgia: Tempo e Espaço Litúrgico e Arte Sacra | 60 |
8 | 91152-02 | Síntese Teológica | 30 |
8 | 91153-04 | Teologia Trinitária | 60 |
Para iniciar o Curso de Teologia é necessário realizar o Concurso Vestibular da PUCRS, edição de verão.
A PUCRS oferece também a possibilidade de ingresso extravestibular nos cursos de graduação através de transferência, ingresso de diplomado e reopção.
A partir de dezembro de 2015 passou a fazer parte da ESCOLA DE HUMANIDADES, reunindo nove cursos – Ciências Sociais, Escrita Criativa, Filosofia, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Serviço Social e TEOLOGIA –, além dos seus programas de pós-graduação (mestrado e doutorado). A união de áreas e saberes visa promover a transdisciplinaridade, aproximar docentes e discentes em campos comuns no ensino, na pesquisa e na extensão, além de buscar uma maior eficiência nos processos administrativos.
Os eixos norteadores do currículo são: Bíblia – Sistemática – Práxis (Pastoral).
Entre os princípios norteadores, em primeiro lugar, deve-se apontar alguns aspectos ligados à compreensão da Educação:
– entendida como processo, cujo centro é o aluno e cuja metodologia é dialógica, integradora (entre ciência e fé), fazendo com que os conteúdos (Revelação, Tradição e Magistério) provoquem a busca de respostas e o aprofundamento da pesquisa, a partir da vida concreta, seja no âmbito pessoal como no estrutural;
– geradora de transformação social, superando a compreensão em que os professores ensinam e os alunos aprendem, tendo em vista do bem da sociedade e o fim último do ser humano;
– todo o processo de ensino e aprendizagem está a serviço do aprimoramento da pessoa humana, criando e recriando, a partir do ensino e da reflexão, as relações sociais e interpessoais, e, teologicamente, no sentido do Reino de Deus;
– entendida como “aprender a aprender”, ao unir teoria e prática, passando pela experiência pessoal e conseguindo motivar para a formação permanente;
– fruto da relação entre sujeitos que dialogam, num processo que a aprendizagem é tarefa comum e intransferível.
Dentre os seus aspectos inovadores, que se querem alcançar com esse currículo, podem-se apontar os seguintes:
– a sinergia com os grandes objetivos e metas da PUCRS;
– uma capacitação pessoal para lidar com as situações de vida humana e do fenômeno religioso na sociedade;
– uma preocupação em integrar os desenvolvimentos atuais do nosso país;
– uma consciência da responsabilidade dos agentes religiosos na sociedade pluralista e adulta;
– integração dos recursos disponibilizados e as aquisições atuais das Ciências para o processo ensino-aprendizagem;
– atividades realizadas em comunidades, possibilitando a interação entre os alunos e professores do Curso de Teologia e as comunidades, propiciando a relação construtiva e criativa entre teoria e prática
1. Dupla titulação: Brasileira e Romana (Vaticana) Europeia ¿ Processo de Bolonha (2010) (A ideia base é de, salvaguardadas as especificidades nacionais, dever ser possível a um estudante de qualquer estabelecimento de ensino superior, iniciar a sua formação acadêmica, continuar os seus estudos, concluir a sua formação superior e obter um diploma europeu reconhecido em qualquer universidade de qualquer Estado-membro. Tal pressupõe que as instituições de ensino superior passem a funcionar de modo integrado, num espaço aberto antecipadamente delineado, e regido por mecanismos de formação e reconhecimento de graus acadêmicos homogeneizados à partida).
2. Civil (MEC) e Eclesiástica (Congregação para a Educação Católica).
3. Graduação reconhecida na Europa que possibilita cursar mestrado e doutorado.
4. Reconhecimento Pontifício (mediante à PUL) da Teologia da PUCRS.
ASLI – Associação dos Liturgistas do Brasil
Rua Frei Caneca, 282/132
01307-000 – São Paulo – SP
Site: www.asli.com.br
OSIB – Organização dos Seminários e Institutos do Brasil
SE/Sul – Q. 801 – Conj. “B”
Caixa Postal 02067
70401-900 – Brasília – DF
Tel.: (61) 313-8326 – Fax: (61) 313-8303
Site: www.osib.org.br
SBC – Sociedade Brasileira de Canonistas e Servidores dos Tribunais Eclesiásticos
Tribunal SGAS – Quadra 601
Módulos 3 e 4
70200-601 – Brasília – DF
Site: www.infosbc.org.br
SBTM – Sociedade Brasileira de Teologia Moral
Av. Rotary, 125 – Ap. 131
Vila Brandina
13092-509 – CAMPINAS – SP
Tel.: (19) 3295-4150
Site: www.sbtmpesquisadores.org.br
SOTER – Sociedade de Teologia e Ciências da Religião
Av. Dom José Gaspar, 500
Bairro Coração Eucarístico
Prédio 4, sala 119
30535-640 – Belo Horizonte – MG
Tel.: (31) 3319- 4396
Site: www.soter.org.br
Informações para os alunos do curso de Teologia: