14/02/2023 - 10h21

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação atua na Europa

Bruna Detoni participa de curso internacional sobre o desenvolvimento dos bebês

Foto: Arquivo pessoal

O Programa de Pós-Graduação (PPG) em Educação completou 50 anos em 2022 e nessa trajetória consolidou diversas interlocuções acadêmicas qualificadas com instituições parceiras no Brasil e no exterior. Além de convênios importantes com universidades parceiras, o programa incentiva iniciativas de mobilidade de estudantes e docentes para o desenvolvimento e a internacionalização da ciência e da produção de conhecimento na área da Educação. Dentro destas ações, a doutoranda Bruna Detoni foi à França e à Bélgica para desenvolver pesquisas sobre a importância da formação de professores de berçário sobre o desenvolvimento e saberes dos bebês.  

A discente atua como psicóloga clínica e integra o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância(s) e Educação Infantil (NEPIEI), o Grupo de Pesquisa de Psicologia e Educação e o Laboratório das Infâncias (LabInf) da PUCRS, vinculada ao PPG em Educação, com orientação da pesquisadora e professora da Escola de Humanidades Andreia Mendes. Durante seu período no exterior, a doutoranda esteve em Paris e em Bruxelas para realizar o curso intitulado Atualização no trabalho com bebês: uma experiência europeia, oferecido pela psicanalista Erika Parlato Oliveira através do Instituto Langage.   

Bruna integra também a Associação Francesa La Cause des Bébés. Conheceu Erika através do Instituto Langage e vem desenvolvendo diversos estudos pelo Instituto e pela Associação por mais de 3 anos. Com o curso, a discente da PUCRS teve a oportunidade de conhecer serviços de atendimento e profissionais que escrevem, pesquisam e trabalham com bebês. Na prática, Bruna conheceu seis serviços públicos de atendimento parental-infantil, com foco nos atendimentos de bebês e crianças pequenas (de 0 a 3 anos) e participou de conversas com seis profissionais que também atendem este público.   

Fundado em 1972, o PPGEdu já formou 1.138 mestres/as e 380 doutores/as, alinhado com sua missão de formar pesquisadoras e pesquisadores de alto nível em Educação, contribuindo de modo interdisciplinar na compreensão crítica da realidade educacional com a melhoria da qualidade do ensino no Brasil. Suas estruturas de pesquisa e docentes são responsáveis pelo conhecimento científico e pela formação no âmbito da pesquisa em Educação e da docência, tanto em universidades, faculdades, escolas públicas e/ou privadas. 

Saiba mais: A tradição de ensinar: 50 anos do PPG em Educação e 80 anos do curso de Pedagogia 

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias