02/03/2020 - 14h13

Docente atua em universidade e hospital na Espanha pelo PUCRS-PrInt

Marcio Donadio atuará como professor visitante na Universidad Europea de Madrid até novembro de 2020

2020_02_27_marcio_donadio_pucrs_print

Foto: Arquivo pessoal

Docente da Escola de Ciências da Saúde e da Vida e do Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança, Marcio Donadio embarcou no mês de novembro para seu período como professor visitante na Universidad Europea de Madrid, na Espanha. Bolsista do Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt), o professor permanecerá no exterior até novembro de 2020.

A colaboração acontece com a Universidad Europea de Madrid e o Hospital Infantil Niño Jesus de Madrid, parceria que teve início em 2016 junto ao Laboratório de Fisiologia do Exercício coordenado pela Dra. Margarita Perez Ruiz, professora catedrática de fisiologia do exercício.

Durante seu período no exterior, Donadio já realizou reuniões apresentando PUCRS-PrInt e possibilidades de mobilidade e de acordos de cotutela com dupla titulação. A instituição espanhola também tem interesse em enviar um professor para uma missão de trabalho na PUCRS.

Estudos em eletroestimulação

Donadio conta que em seu período como professor visitante estão sendo realizados treinamentos físicos com o uso de eletroestimulação em crianças e adolescentes com fibrose cística.  Além disso, estão sendo realizadas atividades junto à equipe de Pneumopediatria e Fisioterapia do Hospital Niño Jesus, incluindo o acompanhamento, avaliação e orientação de pacientes com doença respiratória crônica.