03/10/2023 - 09h13

PUCRS oferece curso internacional gratuito sobre cidades inteligentes

Em parceria com 12 Universidades de oito países, o objetivo é capacitar as pessoas sobre práticas de governança

O curso tem como objetivo discutir, debater e capacitar as pessoas sobre práticas de governabilidade mais sustentável. / Foto: Giulian Serafim/ PMPA

As cidades inteligentes, ou smart cities – aquelas que utilizam a tecnologia para melhorar sua eficiência político-econômica e para amparar seu desenvolvimento, ou gerar desenvolvimento – são uma realidade no Brasil e ao redor do mundo. No País, os municípios que se encaixam nessa categoria são aqueles que investem no desenvolvimento urbano e na transformação digital sustentáveis, levando em conta fatores ambientais, socioculturais e econômicos. 

Essas cidades também costumam promover governança e gestões colaborativas, usando da tecnologia para resolver problemas, gerar oportunidades e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. A Escola de Negócios da PUCRS tem dado destaque para esse assunto, buscando dialogar com os acadêmicos e profissionais sobre as cidades inteligentes, por meio do Projeto de Pesquisa Aplicada Cap4city – Strengthening Governance Capacity for Smart Sustainable Cities Erasmus+. 

“Planejar, discutir, implementar e avaliar cidades inteligentes é algo bastante complexo e precisa de um conjunto grande de atores da sociedade. Então, o projeto visa ensinar as pessoas a compreenderem os problemas nos municípios, para modelar as iniciativas e melhorar a qualidade de vida nessas regiões”, explica a professora da Escola de Negócios da PUCRS e coordenadora do Projeto Cap4city, Edimara Mezzomo Luciano. 

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Governança e desenvolvimento sustentável 

Curso internacional reúne pesquisadores de 8 oito países. / Foto: Giordano Toldo

A iniciativa foi financiada pela European Comission, por meio do fundo ERASMUS. Em 2021, reuniu pesquisadores de 12 universidades de oito países – Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Áustria, Estônia, Holanda e Polônia. Desde então, o projeto busca desenvolver a capacidade de governança em cidades inteligentes e sustentáveis. 

Para isso, foi criado um curso aberto online – MOOC (massive open course, em inglês) que reúne conteúdos essenciais sobre as necessidades locais dos países latino-americanos na discussão de cidades inteligentes e sustentáveis. Dentre elas, a gestão pública, as questões legais e técnicas, o impacto social, a inovação e a cidadania. A iniciativa é coorealizada pela PUCRS na Escola de Negócios. 

Os participantes do projeto também realizaram um conjunto de 14 workshops ao redor do mundo, incluindo um na PUCRS, para ajudar na criação do MOOC. O curso está disponível para acesso em três idiomas – inglês, espanhol e português. Além disso, o Cap4city desenvolveu nesses três idiomas mais 31 materiais, entre slides, videoaulas e textos de apoio abordando a questão da governança. 

“O intuito por trás desses materiais e do Cap4city é gerar capacitação para que as pessoas consigam se engajar em iniciativas de cidades inteligentes. Os desafios dos municípios têm crescido muito. Por isso, a participação dos cidadãos, em parceria com os órgãos públicos e privados, é fundamental”, destaca Edimara. 

Até o momento, mais de três mil pessoas já acessaram o MOOC e assistiram aos conteúdos. Dentre esse grupo, 70% são brasileiros, que conheceram mais desse projeto por meio da divulgação e das iniciativas da PUCRS. 

“Essa participação e o engajamento das pessoas é o que guia esse projeto. Assim, os cidadãos estarão mais preparados e interessados para ajudar a solucionar os problemas dos municípios, por meio de tecnologias e campanhas públicas, como o orçamento participativo, o Pacto Alegre e o Centro+4D, na capital gaúcha. Essas iniciativas buscam, através de sites e aplicativos, melhorar a qualidade de vida dos moradores da região”, completa a professora. 

Projetos como esse também permitem aos estudantes da PUCRS um intenso intercâmbio de conhecimentos, ampliando a consciência global e multicultural, já que a iniciativa promove a internacionalização da Escola de Negócios, beneficiando diretamente os acadêmicos. 

“A partir dessa parceria com universidades de outros países, a PUCRS proporciona uma formação mais completa e global nas graduações, nos mestrados e doutorados. Com isso, agregamos valor formativo, desenvolvemos pessoas e ampliamos possibilidades para atuação em outras redes de ensino e pesquisa. Os programas também fortalecem a expansão de capacidades para internacionalização, contribuindo muito para qualificar ainda mais o perfil global da PUCRS”, afirma o decano da Escola de Negócios da PUCRS, Éder Henriqson. 

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Cap4city na PUCRS 

De acordo com Edimara, projeto quer gerar capacitação para que as pessoas consigam se engajar em iniciativas de cidades inteligentes. / Foto: Giordano Toldo

Na PUCRS esse projeto foi utilizado de diversas maneiras para oferecer mais informações para jovens e profissionais. Na graduação, a Universidade realizou uma capacitação para os professores sobre como aplicar conteúdo de cidades inteligentes nas próprias disciplinas. 

A partir dessa qualificação, educadores da instituição se reuniram para criar uma matéria específica sobre cidades inteligentes – que se tornou obrigatória nos cinco cursos da Escola de Negócios. A cada semestre, os professores realizam discussões sobre a governança e outros aspectos das smarts cities, além de fazer duas saídas de campo, para colocar em prática os ensinamentos da sala de aula. 

“Durante as visitas, os alunos conhecem mais do 4º Distrito, em especial o Centro Cultural Vila Flores, Centro Social Marista e o Loteamento Santa Terezinha. Nas duas saídas, eles escolhem que dimensão querem estudar e se aprofundam nos problemas e nas demandas dessas áreas. Com isso, os estudantes conseguem saber mais sobre outras realidades e exercer esse trabalho de governança”, detalha a coordenadora. 

Outro benefício gerado por meio do Cap4city é uma disciplina na pós-graduação em Administração. Na matéria, os alunos, de todos os cursos, podem saber mais sobre cidades inteligentes sustentáveis em uma aula inteira em inglês. 

*Texto publicado originalmente em GZH 

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