Ecologizar

Desenvolvimento Local, Inclusão Social e Educação Ambiental como Ferramenta de Ensino de Práticas Ambientalmente Sustentáveis – Conscientizar para Ecologizar

O projeto “Conscientizar para Ecologizar” é uma promoção do Instituto do Meio Ambiente da PUCRS em parceria com o Instituto HSBC Solidariedade (IHS).

novo-ecologizar

No âmbito da educação ambiental, o projeto tem por objetivo difundir a importância da conservação e da sustentabilidade ambiental, capacitar jovens em ações ambientalmente sustentáveis e fortalecer o desenvolvimento sustentável ao munícipio de São Francisco de Paula, RS, a partir do despertar da consciência ambiental.

Como beneficiários diretos desta parceria, o projeto atende estudantes (entre 13 e 16 anos) e professores da rede pública de ensino de São Francisco de Paula. Cada um dos grupos (compostos por 20 estudantes e um professor responsável pelos mesmos) é recebido no CPCN Pró-Mata para participar de atividades teóricas e práticas, relacionadas à Educação Ambiental.

Os grupos participam de encontros como palestras, oficinas e vivências, incluindo caminhada perceptiva, reutilização de materiais, semeadura de espécies nativas e exibição de documentários, com o intuito de formar agentes multiplicadores de informação em seus núcleos de origem. As atividades são desenvolvidas no período de três dias úteis (segunda a quarta-feira ou quarta a sexta-feira). A primeira edição do projeto ocorreu durante o ano de 2011 até abril de 2012 e o projeto foi encerrado no fim de 2013.

 

Caminhada Perceptiva

Caminhada em trilhas onde os participantes são apresentados a conceitos e curiosidades sobre meio ambiente, ecossistemas, biomas e sucessão ecológica voltadas ao aumento da percepção ambiental (fotos: Talita Pereira e Fernando Dalmas).

fig-1

 

Reutilização de Materiais

Apresentação de temas abordando conceitos e curiosidades relacionados aos resíduos, coleta seletiva, 3 R’s e pegada ecológica humana, com atividade prática de confecção de objetos a partir de material reciclável (antes descartáveis), com potencial de geração de renda (fotos: Talita Pereira, Fernando Dalmas e Bruno Todeschini).

fig-2

 

Semeadura de espécies nativas

Visa sensibilizar sobre a importância das florestas (interações) com a reposição (compensação). Apresentação de conceitos e exemplos relacionados à importância da mata nativa, habitat, ecossistema, interações ecológicas, desmatamento, fragmentação de habitat, corredores ecológicos e compensação ambiental (fotos: Talita Pereira e Fernando Dalmas).

fig-3

 

Exibição de Documentários

É disponibilizado um momento de relaxamento, mas também de estímulo à curiosidade, através da apresentação de documentários sobre ecossistemas familiares ou muito distantes, comportamento animal e ainda as consequências das alterações climáticas e humanas, sensibilizando-os perante a causa ambiental (fotos: Talita Pereira e Fernando Dalmas).

fig-4

 

Encerramento

Os participantes recebem camisetas do projeto, e posam para foto oficial do grupo junto com os produtos elaborados por eles (fotos: Talita Pereira e Fernando Dalmas).

fig-5