Conheça a Flora do Pró-Mata

Catálogo Fotográfico de Plantas do Pró-Mata

O presente catálogo é uma amostragem da flora existente no Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O Pró-Mata localiza-se na região nordeste do Rio Grande do Sul, no Planalto das Araucárias e borda da Serra Geral e abrange parte dos municípios de São Francisco de Paula, Maquiné e Itati. A área de cerca de 3.100ha inclui campos nativos, florestas montanas com Araucária (Floresta Ombrófila Mista), florestas de encostas (Floresta Ombrófila Densa) e ainda um complexo mosaico de vegetação em diferentes estágios de sucessão ecológica.

São apresentadas imagens de 236 espécies de plantas vasculares do Pró-Mata, das cerca de 750 já catalogadas. As espécies estão distribuídas por grandes grupos (plantas vasculares sem sementes, Gimnospermas e Angiospermas), e por ordem alfabética de família. As fotos, na sua grande maioria, são de autoria da fotógrafa alemã Heike Betz, primeira autora do catálogo, vinculada à Universidade de Tübin- gen, Alemanha. As identificações foram realizadas pelos co-autores Cláudio Augusto Mondin, da PUCRS, e Nelson Ivo Matzenbacher, Luís Fernando Paiva Lima e Rodrigo Scarton Bergamin, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Clique aqui e baixe o Catálogo Fotográfico de Plantas do Pró-Mata (24.4MB)

Guia de Flores do Pró-Mata

Este é um catálogo digital de imagens de flores de espécies ocorrentes no Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. São apresentadas imagens de 222 espécies, distribuídas em 67 famílias botânicas.

O catálogo está organizado por cores das flores, segundo o disco de cores apresentado na página principal. Clicando em alguma cor do disco, abre-se uma série de imagens com flores que apresentam a cor correspondente. O catálogo tem a finalidade de auxiliar o usuário do Pró-Mata a identficar as espécies de flores a partir da sua cor. Nesta versão, o catálogo apresenta cerca de 30% das espécies atualmente conhecidas para o Pró-Mata, mas o trabalho vai se ampliar e edições mais completas serão gradualmente disponibilizadas.

Clique aqui e acesse o Guia de Flores do Pró-Mata