Réplica de primeiro aparelho a transmitir a voz humana é analisado no InsCer

01/11/2023 - 12h23

O Instituto do Cérebro da PUCRS participou de estudo que analisou réplica de aparelho pioneiro na transmissão da voz humana. Elaborado pelo padre gaúcho Landell de Moura, inventor do rádio, o “Transmissor de Ondas” foi utilizado pela primeira vez em São Paulo, em 1893. A réplica pertencente ao acervo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS) fica em exposição no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS.

Para avaliação do Transmissor de Ondas, foi utilizado um tomógrafo, aparelho que possui um tubo de raios X e atua de forma semelhante aos utilizados na radiografia convencional. O exame de tomografia gera imagens transversais das estruturas do corpo para avaliações anatômicas e é geralmente utilizado em emergências ou indicado para diagnóstico de lesões e investigação de doenças.

A reconstrução em 3D de objetos através da tomografia é uma técnica de alto padrão tecnológico e permite pesquisas e investigações muito mais precisas. De acordo com o Irmão Edison Hüttner, pós-doutor em história pela PUCRS e responsável pelo projeto, “os objetos pesquisados não podem ser desmontados e reconfigurados novamente, pois foram montados, esculpidos e encaixados por tecnologias e artificies de períodos históricos únicos.” A utilização do tomógrafo permitiu a visualização de detalhes de diversas peças do Transmissor de Ondas, como a caixa de ressonância, o condutor de fala e esferas irradiadoras.

A exposição montada no Museu de Ciências e Tecnologia é denominada “Landell de Moura: 100 anos da história do rádio” e contou com esforço conjunto da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos), Escola de Humanidades e Escola Politécnica da PUCRS, com apoio do InsCer. Para saber mais informações sobre a exposição, clique aqui.

O quê: Landell de Moura e os 100 Anos do Rádio.
Onde: Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6681 – prédio 40).
Quando: de terças as sextas (das 9h às 17h); sábados e domingos (das 10h às 18h). A exposição ficará aberta durante três meses.
Ingressos: entrada paga (para o público em geral o valor é de R$ 46,00, sendo que professores, universitários, pessoas entre cinco e 18 anos, e idosos pagam R$ 23,00).