PUCRS, representada pela Escola de Humanidades, foi premiada como um dos três melhores trabalhos no Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional

06/09/2023 - 13h04

Foi realizado, entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, o Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN), na Academia da Força Aérea (AFA), no município de Pirassununga/SP. O evento, que neste ano chegou a sua 18ª edição, é um espaço de diálogo acadêmico e estratégico entre civis e militares sobre temas vinculados à segurança e defesa nacional.

A PUCRS, representada pela Escola de Humanidades, na presença do Prof. Me. João Salles Jung e dos alunos Laura Toscan, Luana Câmera, Manuela Pezzi, Matheus Geiss e Vitor Colombo, conquistou a segunda colocação, apresentando o artigo intitulado: “Uma Multipolaridade Bipolar? Os desafios e as possibilidades do Brasil frente a uma nova arquitetura do sistema internacional”.

Para o Prof. João Jung, a premiação é passo importantíssimo para o curso, tendo em visto que o mesmo tem apenas três anos. “O CADN é um importante e já tradicional congresso para a área de Relações Internacionais, sendo frequentado pelas principais IES do Brasil. A participação nele se dá através de um concorrido processo seletivo, do qual temos o prazer de ter sido selecionados nas duas vezes em que concorremos. Ao se considerar que o nosso curso tem apenas três anos, apenas ser selecionado a participar já é uma grande vitória. Neste ano, ainda mais, fomos brindados com o prêmio de segundo melhor artigo, o que demonstra a capacidade do nosso curso, o qual, ainda que novo, já se projeta para ser um dos grandes cursos da área de Relações Internacionais no país”, afirmou o professor.

“Como representante estudantil da PUCRS, gostaria de destacar a significativa relevância do XVIII Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN) para a capacitação e formação de jovens acadêmicos interessados nos temas relacionados à segurança nacional. A nossa conquista é motivo de profundo orgulho e demonstra a importância da estreita colaboração entre os setores civil e militar na promoção do progresso científico, pedagógico e social. Este reconhecimento reforça nossa dedicação em contribuir para o avanço do conhecimento e a construção de uma sociedade mais segura e preparada para os desafios que envolvem a defesa nacional. Agradecemos profundamente por esta distinção e reiteramos nosso compromisso em continuar contribuindo para o aprimoramento da cooperação entre as esferas acadêmica e militar em prol do progresso e da segurança de nossa nação”, explicou o aluno Vitor Colombo, sobre a participação no Congresso.

SOBRE O CONGRESSO ACADÊMICO SOBRE DEFESA NACIONAL
O Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN) é uma atividade promovida anualmente pela Escola Superior de Defesa (ESD), em parceria com as Escolas de Formação de Oficiais das Forças Armadas: Escola Naval (EN), Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e Academia da Força Aérea (AFA).

O evento tem como principais objetivos:
– Estimular a interação entre alunos e professores das escolas militares e das Instituições de Ensino Superior (IES) civis, participantes do evento;
– Despertar nos congressistas civis o interesse por temas relacionados à segurança e à defesa nacional;
– Estimular os congressistas a refletirem sobre problemas da atualidade, de interesse da Defesa; e
– Contribuir para a difusão dos assuntos de defesa no âmbito da sociedade brasileira.

Clique aqui e saiba mais sobre o CADN 2023.

Texto por: Darwin Gonçalves Nascimento (comunicador da Escola de Humanidades)