Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política da PUCRS (anteriormente denominado Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) funciona desde 2000, quando teve início o mestrado profissional. Em 2005 foi implementado o mestrado acadêmico em Ciências Sociais, visando substituir o profissional, extinto em 2008. Finalmente, em 2009 a Capes aprovou a proposta de criação do doutorado, cuja primeira seleção ocorreu no segundo semestre de 2009 (com início em março de 2010), o que tem viabilizado parcerias internacionais, intensificado a produtividade docente e discente e permitido maior inserção nacional e internacional do Programa.

O planejamento estratégico do Programa, concebido e levado a cabo em conformidade com o Plano Estratégico da Pós-Graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PEPG-PUCRS), previu uma série de modificações em seu perfil acadêmico. Mudanças no perfil do Corpo Docente Permanente e no perfil do seu corpo discente, além do vínculo do Programa com o curso de graduação em Relações Internacionais, ensejaram a iniciativa de reposicionar o PPG como um Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política, possibilitando a este PPG, que já possuía tradição e reconhecimento, conectar e articular ainda mais os conhecimentos e saberes produzidos no âmbito do Programa.

Para que a integração entre sociologia, ciência política, relações internacionais, antropologia e demais áreas das ciências humanas fosse potencializada nesta nova etapa do Programa, reformulamos as nossas linhas de pesquisa e as nossas disciplinas obrigatórias e eletivas ao longo do ano de 2022. Em síntese, a mudança de nome para Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política encerra um conjunto de alterações pensadas, planejadas e executadas entre 2020 e 2023 em sinergia com o perfil do núcleo docente permanente e em consonância com a pluralidade do perfil discente do PPG.

Além de disponibilizar conhecimento acadêmico para profissionais diversos, o Programa dedica-se a produzir conhecimento mediante a elaboração de pesquisas pelos professores e pesquisadores associados e à intensificação do intercâmbio entre pesquisadores, técnicos e estudantes em âmbito regional, nacional e internacional.

  • Formar Mestres e Doutores em Sociologia e Ciência Política;
  • Promover e orientar trabalhos de investigação empírica e de reflexão teórica;
  • Dotar os pesquisadores das competências analíticas e críticas necessárias para elaborar, executar e avaliar projetos de pesquisa, políticas públicas e ações com impacto social a partir de sólidos conhecimentos metodológicos e teóricos;
  • Capacitar docentes para atuar nas distintas etapas do ensino e da pesquisa;
  • Capacitar pesquisadores para atuar em organizações públicas, privadas e não-governamentais.

Baseado em uma proposta de formação e produção de conhecimento de caráter interdisciplinar, e tendo por referência a tradição intelectual das ciências humanas, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política tem como área de concentração o tema Sociedade e Democracia. Em razão da formação acadêmica e da experiência profissional de seu corpo docente, e do fato de que as perspectivas das ciências humanas fornecem recursos teóricos e metodológicos relevantes para a compreensão das realidades organizacionais, o Programa fixou como objetivos empíricos de investigação as organizações políticas e governamentais, empresariais, religiosas, educacionais, não-governamentais e internacionais.

O Programa conta com núcleos de pesquisa e organiza seminários nacionais e internacionais sobre os temas desenvolvidos pelas suas quatro linhas de pesquisa, procurando conferir visibilidade à produção intelectual e ampliar o intercâmbio com pesquisadores de outras instituições acadêmicas nacionais e estrangeiras.

Conceito Capes: 6
Mestrado: 18 (dezoito) créditos
Doutorado: 30 (trinta) créditos
Mestrado: mínimo de 12 e máximo de 30 meses
Doutorado: mínimo de 30 e máximo de 54 meses