Ingresso e Processo Seletivo

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) realiza a seleção para MESTRADO e DOUTORADO nas áreas de Linguística, de Teoria da Literatura e de Escrita Criativa, no segundo semestre de cada ano letivo, para ingresso em março do ano seguinte.
A seleção para o Mestrado e o Doutorado é realizada por banca constituída de docentes do PPGL e consta das seguintes etapas:

MESTRADO: Projeto inicial de Dissertação, Entrevista e Currículo documentado.
DOUTORADO: Projeto de tese, Defesa do Projeto e Currículo documentado.

Obs.1: Para concorrer à área de Escrita Criativa, o candidato deve apresentar três textos autorais, inéditos ou já publicados.

Obs.2: As etapas referentes à Entrevista para o Mestrado e a Defesa do projeto para o Doutorado, serão realizadas por videoconferência.

Processo Seletivo – 2022/1

No período de 01/09 a 29/10/2021 estarão abertas as inscrições para os Processos Seletivos aos cursos de Mestrado e Doutorado do PPGL/PUCRS – ingresso em 2022/1.

EDITAL PARA MESTRADO E PARA DOUTORADO

Para acesso ao Edital Clique aqui

INSCRIÇÕES

MATRÍCULAS

 


Orientações de Matrícula 2021/2

Orientações de Matrícula para Ingressantes 2021/1  Clique aqui

Orientações de Matrícula para Ingressantes 2021/2 Clique aqui

Orientações de Matrícula – Ingresso como aluno especial 2021/2

É permitido a graduados, mestrandos, mestres, doutorandos e doutores, não matriculados como alunos no PPGL/PUCRS, cursar disciplinas isoladas na modalidade Aluno Especial.

O Aluno Especial matricula-se no Programa de Pós-Graduação em Letras, em disciplinas isoladas, e deve cumprir todos os requisitos de avaliação e frequência para a aprovação. Esses alunos podem, caso ingressem como alunos no PPGL, solicitar o aproveitamento das disciplinas, obedecendo aos critérios definidos no Regulamento do Curso.

O valor para cursar disciplinas isoladas, baseado no número de créditos de cada disciplina, será pago em 5 (cinco) parcelas durante o período de vigência da disciplina (um semestre). Maiores informações podem ser obtidas diretamente com o setor financeiro, através do telefone (51)33203588 ou e-mail: [email protected]

Documentos necessários para matrícula:

  • Formulário de Cadastro (arquivo com o formulário)
  • Cópia do diploma e do histórico do nível anterior;
  • Cópia do documento de identidade (RG) e CPF.

Horários das disciplinas 2021/2

Cronograma

De 02/08 a 06/08/2021

Inscrição

Envio, em um único e-mail para [email protected], com o assunto Inscrição aluno Especial, dos seguintes documentos:

  1. Formulário de Cadastro(indicando a disciplina desejada, conforme link Horários das Disciplinas acima);
  2. Documentos acima relacionados.

Obs: a inscrição não garante vaga nas disciplinas.

09/08 a 13/08 Reserva de Vaga  Envio da reserva de vaga para matrícula e orientações de pagamento, por e-mail, pela secretaria do PPGL/PUCRS.
A partir de 09/08/2021 Início das Aulas Observar o período de aula de cada disciplina, conforme divulgado em Horários das Disciplinas acima.
A partir de 17 de dezembro de 2021 Solicitação de atestado de disciplina cursada em 2021/2 Documento necessário: Comprovante de pagamento de atestado** (efetuar o pagamento no Setor Financeiro Acadêmico (Prédio 15 da PUCRS, térreo – Central de Atendimento ao Aluno))

Prazo para entrega do atestado de disciplina cursada: 5 dias úteis após a entrega do comprovante de pagamento de atestado.

 

Secretaria de Pós-Graduação em Letras – Escola de Humanidades
Av. Ipiranga, 6681, Prédio 8 – 4° andar, sala 403.
Horário de Funcionamento: das 8h às 12h e das 13h30min às 18h30min.

 

Orientações de Matrícula – Ingresso como aluno convênio 2021/2

Alunos regularmente matriculados em cursos de Mestrado e Doutorado em Letras/Linguística na UFRGS, UPF, FURG, UESPI, UNEB e UNIFESP podem cursar disciplinas isoladas na modalidade Aluno Convênio no PPGL/ PUCRS.

Aluno Convênio pode matricular-se no Programa de Pós-Graduação em Letras em disciplinas isoladas e deve cumprir todos os requisitos de avaliação e frequência para a aprovação. Esses alunos podem, caso ingressem no PPGL/PUCRS, solicitar o aproveitamento das disciplinas, obedecendo aos critérios definidos no Regulamento do Curso.

Horários das disciplinas 2021/2

Cronograma:

De 02/08 a 06/08/2021 Inscrição Envio, em um único e-mail, para [email protected], com assunto Inscrição aluno Convênio: nome da instituição de ensino, os seguintes documentos:

  1. Formulário de Cadastro (indicando a disciplina desejada, conforme Horários das disciplinas acima);
  2. Comprovante de matrícula (ou de requerimento de matrícula) de 2021/1 ou 2021/2

Obs: a inscrição não garante vaga nas disciplinas, as vagas são limitadas.

13/08/2021

Confirmação de matrícula  Envio da confirmação de matrícula, por e-mail, pela secretaria do PPGL/PUCRS

A partir de 09/08/2021 

Início das aulas Observar o período de aulas de cada disciplina, conforme divulgado via link (Horários das Disciplinas acima)
 

A partir de 17 de dezembro de 2021

Solicitação de atestado de disciplina cursada em 2021/2 Documento necessário: comprovante de pagamento de atestado** (efetuar o pagamento no Setor Financeiro Acadêmico (Prédio 15 da PUCRS, térreo – Central de Atendimento ao Aluno))

Prazo para entrega do atestado de disciplina cursada: 5 dias úteis após a entrega do comprovante de pagamento de atestado.

 

Secretaria de Pós-Graduação em Letras – Escola de Humanidades
Av. Ipiranga, 6681, Prédio 8 – 4° andar, sala 403.
Horário de Funcionamento: das 8h às 12h e das 13h30min às 18h30min.

Orientações para Ingresso - Estagiário Pós-Doutoral

A realização de estágio pós-doutoral no PPGL/PUCRS é gratuita.

A documentação abaixo deve ser encaminhada em PDF em um único e-mail para [email protected]:

  • Cópia da carteira de Identidade;
  • Cópia do CPF;
  • Cópia (frente e verso) do diploma de doutorado;
  • Cópia do Currículo Lattes (forma expandida);
  • Projeto de pesquisa, contendo proposta de estudos e cronograma (máximo 12 meses de duração), e sua pertinência de execução na PUCRS;
  • Carta de aceite do professor responsável pelas atividades na PUCRS;
  • Comprovação de afastamento da instituição de origem (se houver);
  • Comprovação da concessão de bolsa por agência de fomento. Na ausência desta, apresentar documento comprobatório de manutenção de ganhos regulares, de modo a garantir sustento durante a realização do projeto (cópia do contracheque);
  • Comprovação de adesão a um plano de seguro saúde durante o período do estágio (cópia da carteirinha do plano de saúde com validade);
  • Cadastro de acolhida a externos

Fluxo Interno: Envio dos documentos acima listados  → avaliação pela Comissão Coordenadora do PPGL →  avaliação do parecer da Comissão Coordenadora pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ)  → comunicação do resultado da solicitação via e-mail ao candidato pela Secretaria do PPGL .

Solicitamos atenção para que:

  • O envio seja próximo ao mês de ingresso. Exemplo: ingresso em setembro de 2021 (registro 09/2021), a documentação deve ser encaminhada com antecedência máxima de uma semana, a partir de 23 de agosto de 2021. Pois é o prazo de tramitação entre setores responsáveis;
  • O período máximo do desenvolvimento do estágio pós-doutoral é de 12 meses. Exemplo: ingresso em 09/2021 até 08/2022. Nesse sentido, o período desejado deve ser o mesmo em toda a documentação.

Orientações para Conclusão –  Estagiário Pós-Doutoral   Documentos necessários para solicitação de certificado:

Bolsas

Capes, CNPq e outras, conforme disponibilidade. A concessão de bolsas, conforme disponibilidade, será divulgada a partir de agosto de 2021.