PROCAD

Sob o patrocínio da CAPES, através do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – PROCAD, a Faculdade de Letras da PUCRS (atual Escola de Humanidades) desenvolve, desde 2008, no PPGL, dois projetos de pesquisa em convênio com outras universidades brasileiras: Literatura, memória e história: representações literárias regionais, coordenado pela professora Dr. Ana Maria Lisboa de Mello, do qual participa a Universidade Estadual do Estado da Bahia-UNEB, e Interstícios: Literatura juvenil e formação do leitor – a arte e indústria cultural, coordenado pela professora Dr. Vera Teixeira de Aguiar, do qual participam a Universidade do Estado de São Paulo- UNESP/Assis, a Universidade Estadual de Maringá-UEM e a Universidade Federal de Goiás-UFG.

O projeto Literatura, memória e história: representações literárias regionais visa estabelecer diálogos teórico-críticos entre pesquisadores de regiões e espaços culturais diferenciados, através da realização de investigação conjunta, intercâmbio de docentes e discentes, publicações e eventos. Está formando uma rede de cooperação que desencadeia novas perspectivas teóricas e práticas de pesquisas, problematizando a primazia dos modelos hegemônicos em relação às manifestações culturais regionais. A realidade histórica das práticas culturais de leitura e das produções literárias regionais e marginalizadas constituem um eixo balizador para rever e articular entendimentos assentados na pluralidade de produções e saberes que também se tramam à margem das seculares formulações históricas.

O projeto Interstícios estuda a narrativa juvenil brasileira, através do levantamento das obras, com vistas à definição do gênero, à crítica da produção existente, à descrição de sua trajetória histórica e à formulação de uma metodologia de ensino. A pesquisa prevê a criação de um banco de dados e de um catálogo online, a serem disponibilizados a professores e pesquisadores interessados, como instrumentos de apoio às atividades de formação do leitor.