Pós em Educação tem excelência reconhecida

Inscrições estão abertas de 13 de agosto a 6 de setembro

13/08/2018 - 10h15
quadro-negro, aula, educação

Programa está entre os três de excelência nessa área no RS
Foto: Bruno Todeschini

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) está entre os três de excelência nessa área no RS, de um total de sete em todo o território nacional. Criado há 46 anos e avaliado com conceito 6 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), conta com sólida estrutura que se sustenta por meio de três linhas de pesquisa – Formação, Políticas e Práticas em Educação; Pessoa e Educação; e Teorias e Culturas em Educação – que se articulam em dois centros de pesquisa na Escola de Humanidades: Centro de Educação Superior e Centro de Educação Básica. Essa estrutura é responsável por 16 grupos de pesquisa, que desenvolvem projetos, intercâmbios nacionais e internacionais, consultorias e cursos sobre formação docente, inclusão, educação e saúde, direitos humanos e educação social, cidadania, infância e juventudes.

Entre os dias 13 de agosto e 6 de setembro, estão abertas as inscrições para os processos seletivos aos cursos de Mestrado (20 vagas) e Doutorado (nove) do PPGE para ingresso no primeiro semestre de 2019. Os detalhes sobre disciplinas, linhas de pesquisa e disponibilidade de bolsas parciais podem ser obtidos neste link.

A coordenadora, Edla Eggert, observa que o programa conta com líderes que são referências em diversas áreas e estão envolvidas em frentes de temas intensos e atuais. Entre as várias experiências inovadoras na formação, destacam-se as ações de colaboração junto à Rede Marista de colégios em um debate sobre currículo e educação inclusiva e a inserção investigativa com estudantes de graduação participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e dos estágios obrigatórios, aproximando-se da realidade da escola básica.

Solidariedade

A inserção social e a solidariedade são características do programa. As atividades do Projeto Alegria Sobre Rodas e os eventos Brincalhaço e Garantia de Direitos: uma luta para catadoras e catadores, em parceria com o Pós em Serviço Social, são algumas das ações do programa.

No final de 2017, foram concluídas as últimas defesas do Doutorado Interinstitucional (Dinter) com 13 alunos (docentes visitantes) da Universidade Federal de Sergipe. O objetivo do Dinter, que conta com bolsas da Capes, é formar mestres e doutores do quadro permanente de professores de instituições distantes dos grandes centros de ensino e pesquisa, além de fortalecer, nas instituições atendidas, linhas de pesquisas que respondam às demandas relacionadas ao desenvolvimento local e regional. No momento, o PPGE está em planejamento para um Dinter com a Faculdade Católica de Rondônia.

Internacionalização

A área de atuação dos egressos do programa da PUCRS vai desde a docência nos níveis da Educação Básica ao Ensino Superior, até como pesquisadores capacitados a realizar investigações e coordenar projetos de relevância acadêmica e social. Outro setor em que se destacam é na gestão de políticas públicas e junto a ONGs de educação e desenvolvimento social.

Nos últimos anos houve um incremento significativo de novos convênios com instituições no exterior. França, Espanha, Portugal, Inglaterra, EUA e México estão entre os principais parceiros de intercâmbios e colaborações.

A produção científica acadêmica do PPGE tem duas importantes publicações: as revistas eletrônicas Revista Educação (quadrimestral) conceito A2 pela Capes, e Por Escrito (semestral), conceito B2, ambas com indexadores internacionais.

Diplomados pelo Programa desde a sua criação
1.335 – 267 (doutorado) e 1. 068 (mestrado)
Professores titulados (doutores e pós doutores)
18, sendo 13 permanentes, 5 colaboradores e 10 pós-doutores