Programa de Pós-Graduação em Educação

O Programa de Pós-Graduação em educação da PUCRS (PPGEdu) foi criado em 1972, e tem contribuído para a formação de especialistas e pesquisadores em Educação que atuam em diversos setores da sociedade. O PPGEDU oferece os cursos de Mestrado e Doutorado.

O Programa conta com 14 docentes permanentes e 03 colaboradores, atende em torno de 110 estudantes. Quanto às estruturas de pesquisa conta com 02 Centros de Pesquisa: Centro de Ensino e Pesquisa em Contextos e Processos da Educação Básica (CEPCPEB) – nesse Centro estão incluídos 3 núcleos de pesquisa: o Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância(s) e Educação Infantil (NEPIEI), o Núcleo de Educação, Cultura, Ambiente e Sociedade (NEAS) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagem e Processos Inclusivos (NEPAPI). Além desse Centro, o PPGEdu possui o Centro de Estudos em Educação Superior (CEES).

As linhas de pesquisa que compõem o Programa envolvem as seguintes dimensões: Formação, Políticas e Práticas em Educação; Pessoa e Educação; Teorias e Culturas em Educação.

O Programa possui dois Periódicos Científicos e um Boletim Acadêmico. São eles:
Revista Educação Qualis A2 e a Revista Por Escrito Qualis B2. O Boletim Acadêmico é editado pelos estudantes.

O PPGEDU é um dos seis Programas de Excelência no país, avaliado com nota 6 pela CAPES.

 

Melhor Pós-Graduação do Brasil - Educação, nota 6.