Meditação contribui para a saúde emocional durante o isolamento social

Ação do Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS promove a prática guiada de forma online toda quarta-feira

01/04/2020 - 18h22
Meditação, prática, Pastoral

Foto: Bruno Todeschini

O isolamento social ocasionado pelo avanço do novo coronavírus (Covid-19), tem afetado a saúde emocional de muitas pessoas, favorecendo, inclusive, o surgimento de doenças psicossociais. Diante desse contexto, o Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS está promovendo meditações guiadas de forma online para auxiliar na manutenção do bem-estar físico e mental. As sessões são publicadas todas as quartas-feiras no Instagram oficial da Universidade (@pucrs).

Semanalmente, também estão sendo disponibilizados acompanhamentos individuais gratuitos e online, destinados à comunidade universitária. A iniciativa visa auxiliar quem está iniciando a meditação e possui dúvidas em aspectos como a forma correta de respiração e de posição. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas por meio do formulário disponível aos domingos pelo @pucrs e no Instagram da Pastoral (@pastoralpucrs).

Uma prática milenar, a meditação é um conjunto de técnicas que buscam a regulação do corpo e da mente. Por meio da focalização da atenção, a atividade proporciona benefícios como diminuição do estresse e do nervosismo, melhora na qualidade do sono, ampliação da concentração, além de contribuir nos tratamentos de depressão e ansiedade.

Utilizada por muitas religiões como uma prática direcionada a espiritualidade, a meditação também pode proporcionar reflexão e autoconhecimento. Entre as técnicas mais utilizadas na prática estão o midfulness, que visa a atenção plena na observação de pensamentos e sentimentos, e o estilo concentrativo, que direciona o foco estímulos sensoriais internos ou externos como a repetição de um som ou a própria respiração.

Sala de Meditação auxilia no bem-estar da comunidade acadêmica

Localizada no Living 360°, a Sala de Meditação é um espaço da Universidade dedicado a espiritualidade e conexão interior, onde todos podem fazer experiências de silêncio e contemplação. Também conduzidas pela Pastoral, as atividades desenvolvidas buscam cultivar o bem-estar individual e coletivo através de vivências práticas e educacionais de meditação.

Inaugurada no início de 2019, a Sala de Meditação conta com programações para a comunidade universitária durante todo o semestre letivo. No ano passado foram desenvolvidas a Jornada de Meditação, com o objetivo ser um momento de acolhida e apresentação do projeto durante o início das aulas, e a Semana de Meditação #NoStress, que busca conscientizar alunos e professores para a importância do autocuidado durante o período de avaliações acadêmicas.

Como medida preventiva para conter o avanço da Covid-19, as atividades presenciais na Sala de Meditação estão temporariamente suspensas. Para mais informações ou dúvidas é possível entrar em contato através do e-mail [email protected] ou do WhatsApp (5183350187.