Estudantes pretos e pardos da PUCRS podem se inscrever em bolsas de estudo e permanência

Serão 20 bolsas para estudantes já matriculados nos cursos de graduação e de pós-graduação da PUCRS, na modalidade presencial

28/02/2024 - 10h00
bolsas carrefour, bolsas de estudo para pretos e pardos

As bolsas são viabilizadas por meio do Grupo Carrefour, com recursos do Termo de Ajustamento de Conduta. / Foto: Giordano Toldo

Foi publicado novo edital de ação afirmativa para a concessão de bolsas de estudo e/ou permanência para estudantes pretos/as e pardos/as. Serão 20 bolsas para estudantes já matriculados nos cursos de graduação e de pós-graduação da PUCRS, na modalidade presencial. Viabilizadas por meio do Grupo Carrefour, com recursos do Termo de Ajustamento de Conduta, as bolsas têm o objetivo de viabilizar e ampliar o ingresso de pessoas negras em programas de graduação e pós-graduação.   

Para os cursos da graduação, o benefício contempla bolsas de permanência, as quais serão depositadas nas contas dos/as estudantes e poderão ser utilizadas para ajudar nos custos de vida. Já nos cursos de pós-graduação (especialização e mestrado), o benefício contempla bolsas permanência, além do custeio integral da mensalidade dos/as estudantes selecionados. Alunos/as beneficiados/as com bolsas Capes ou CNPq não poderão participar do processo de seleção.  

Para receber a bolsa, o/a estudante deverá ser aprovado em todas as disciplinas e precisa cumprir a frequência mínima de presença em aulas. Além disso, deverá estar matriculado na instituição entre o primeiro e o penúltimo ano dos cursos; ou no primeiro ano da pós-graduação (mestrado ou especialização), na PUCRS, nos cursos contemplados no edital; ou ainda, ter obtido aprovação no processo seletivo (normal ou complementar) para ingresso no respectivo curso em 2024/1. 

Sobre as bolsas:  

1) Para os cursos de graduação: somente bolsa de permanência correspondente ao valor de R$
1.000 ao mês (valor bruto, sujeito à dedução de eventuais impostos devidos);

2) Para os cursos de pós-graduação nível especialização (lato sensu): o custeio do
valor da mensalidade do respectivo curso e bolsa de permanência correspondente ao valor de
1.000 ao mês (valor bruto, sujeito à dedução de eventuais impostos devidos); 

3) Para os cursos de pós-graduação nível mestrado (stricto sensu): o custeio do
valor da mensalidade do respectivo curso e bolsa de permanência correspondente ao valor de
3.500 ao mês (valor bruto, sujeito à dedução de eventuais impostos devidos). 

Sobre as inscrições: 

As inscrições podem ser realizadas a partir da próxima segunda-feira, dia 4 de março de 2024, até as 18h30 do dia 8 de março, presencialmente, mediante a entrega de toda a documentação e de todos os formulários apresentados no edital devidamente preenchidos. O local de inscrição e de entrega da documentação será na Sala 222 do Living 360° (Prédio 15), no Campus da PUCRS.   

Leia atentamente o edital e confira todas as informações referentes às bolsas.  

ACESSE O EDITAL AQUI

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas