Ato Criativo | Mariana Ianelli

04/11/2021 - 18h45

Mariana Ianelli / Foto: Divulgação

No dia 18 de novembro, quinta-feira, às 17h30, a série Ato Criativo exibe a conversa com a escritora Mariana Ianelli. A mediação da live é por conta da professora da Escola de Humanidades da PUCRS, Maria Eunice Moreira, e de Antonio Carlos Hohlfeldt, professor na Escola de Humanidades e Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, também da PUCRS. A conversa será transmitida através do perfil PUCRS Cultura no Facebook e do Canal da PUCRS no YouTube – onde fica disponível para acesso posterior.    

A série Ato Criativo tem como objetivo aproximar o público de pessoas que criam em diversas áreas da cultura, proporcionando espaços de bate-papo com artistas. Nesse episódio, a conversa será voltada para a carreira da escritora Mariana Ianelli, e o lançamento de seu novo livro de poesias: América – um poema de amor. 

Sobre a escritora: 

Mariana Ianelli é poeta, cronista, ensaísta e crítica literária brasileira. É autora dos livros de poesia Trajetória de antes (1999), Duas chagas (2001), Passagens (2003), Fazer silêncio (2005), Almádena (2007), Treva alvorada (2010), O amor e depois (2012), Moradas (2021) e América – Um poema de amor (2021). Estreou na crônica com Breves anotações sobre um tigre (2013) e depois com o livro Entre imagens para guardar (2017), pela Edições Ardotempo, a qual publicou seus novos livros de poesia, Tempo de voltar (2016), Canções Meninas (2019) e a antologia poética Manuscrito do Fogo (2019). Também escreveu Dia de amar a casa (2020), o qual foi finalista ao Prêmio Minuano – IEL (2021). Possui dois livros infantis: Bichos da noite (2018) e Dia no ateliê (2019). Em 2008 recebeu o Prêmio Fundação Bunge Literatura, na categoria Juventude e em 2011 obteve Menção Honrosa no Prêmio Casa das Américas (Cuba). Mariana também foi quatro vezes finalista do Jabuti, com os livros: Fazer silêncioAlmádenaO amor e depois e Tempo de voltar. 

Sobre os mediadores:  

Maria Eunice Moreira é professora da Escola de Humanidades da PUCRS, tem graduação em Letras (URCAMP), graduação em Ciências Jurídicas e Sociais (UFSM), especialização em Teoria Literária (PUCRS), mestrado e doutorado em Teoria Literária (PUCRS). Tem também especialização em Língua e Literatura Espanhola pelo Instituto de Cooperación Iberoamericana (1983) e pós-doutorado pela Fundação Biblioteca Nacional de Lisboa (2001). Foi diretora da Faculdade de Letras da PUCRS (2004-2012), diretora de Coordenação Stricto Sensu na PUCRS (2012-2014), editora da revista binacional Navegações – Revista de Cultura e Literaturas de Língua Portuguesa, da Universidade de Lisboa (2007-2018) e editora da revista Letras de Hoje, do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS (2007-2019). 

Antonio Carlos Hohlfeldt é graduado em Letras pela UFRGS, mestre e doutor em Letras pela PUCRS. Atua como professor da Escola de Humanidades e Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, na PUCRS. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Sul-Rio-grandense e Brasileira, além de experiência na área de Comunicação Social, especialmente em Teoria da Comunicação e História do Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: artes cênicas, criação dramática, teoria e história do jornalismo, comunicação social e teoria da comunicação.  

Serviço 

O quê? Ato Criativo – Mariana Ianelli 

Quando? 18 de novembro (quinta-feira) 

Que horas? 17h30 

Onde? Facebook da PUCRS Cultura e canal da PUCRS no YouTube 

Compartilhe

Outros eventos Veja todos os eventos

  • Últimos publicados
  • Mais visualizados