Coral da PUCRS

É a partir do Clube de Línguas Vivas, do Curso de Letras da Universidade, em 1946, que surge o Coral da PUCRS. No início, a proposta era reunir alunos para praticar idiomas por meio da execução de canções folclóricas e populares. Logo, os participantes decidiram formar um grupo de canto folclórico, dando origem aos Festivais Primavera. Com o fortalecimento do grupo, criou-se o Coral do Clube de Línguas Vivas que, ao longo do tempo, cresceu e transformou-se no Coral da Universidade.

A primeira apresentação oficial do Coral da PUCRS foi em 30 de outubro de 1956. A partir de então, o grupo construiu uma trajetória de muitas conquistas, realizando concertos, óperas, operetas, oratórios, cantatas, missas etc. Teve como regentes Ernesto Dewes (Irmão Fidêncio), Dinah Nery Pereira, Charlotte Kahle, Gilia Gerling e Frederico Gerling Júnior, que, entre 1972 e 2010, impulsionou a produção de óperas, oratórios e ballets, trazendo ao público os títulos mais consagrados da história da música. Durante 25 anos, o Coral foi protagonista nos Concertos Comunitários, atingindo público de cerca de 80 mil pessoas ao ano, com shows ao lado de artistas como Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Vanessa da Mata, Renato Borghetti, entre outros.

Além disso, destacam-se as apresentações como a do show com a banda The Rolling Stones, o Concerto Internacional com Harvard-Radcliffe Collegium Musicum, o show Letra e Música, com Kleiton & Kledir, os concertos Magnificat, de John Rutter, Madama Butterfly, de Puccini, e Sonho de Uma Noite de Verão, de Mendelssohn, com a Orquestra Filarmônica da PUCRS, o concerto Festival Vivaldi, com a Sphaera Mundi Orquestra, o concerto Un Rayo de Luz com obras de Ariel Ramirez e músicos convidados, os musicais A Música Através dos Tempos e Uma Tal Maria, o show Mulheres em Canções, com a cantora Nani Medeiros, além de eventos da Federação de Coros do Rio Grande do Sul, apresentações em Festivais de Coros no sul do país e concertos do repertório anual.

Em 2016, o Coral da PUCRS recebeu a Medalha da Legislatura, concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, homenageando seus 60 anos de atividades ininterruptas e enaltecendo a ação cultural efetiva que o grupo desenvolve em sua exitosa história. Em 2019, foi sancionada pelo governador a Lei 169/2016 que estabelece que o Coral da PUCRS é de “Relevante interesse para a arte e cultura do Estado”.

Atualmente, a regência do Coral é feita pelo maestro Marcio Buzatto. O coro é composto por cantores voluntários de diferentes faixas etárias, que se preparam semanalmente para apresentações. Devido à pandemia causada pelo novo Coronavírus, o grupo seguiu suas atividades no formato online, de forma inédita, ensaiando todos isoladamente de suas casas e lançando cinco produções audiovisuais ao longo do ano de 2020.

Confira abaixo alguns vídeos com músicas gravadas pelo grupo.


Integrantes do Coral

Maestro

Marcio Buzatto

Completou dois bacharelados em música pela UFRGS, um na área de Regência e outro em Composição Musical, ambos obtidos com Láurea Acadêmica. Esteve à frente de alguns dos grupos corais mais expressivos do sul do país, tais como o Coral Porto Alegre, o Coral da UFRGS, o Madrigal do Departamento de Música da UFRGS e o Coro de Câmara da UFSM. Em sua experiência musical, já dividiu o palco com artistas destacados como The Rolling Stones, Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Vanessa da Mata, Kleiton&Kledir, Frank Solari, Kim Cook, Luis Gaeta, Miguel Proença, Olinda Alessandrini, Duo Siqueira-Lima, Eduardo Castañera, Mirta Álvares, Nani Medeiros, Wilson Paim, entre tantos outros. De 2010 a 2013, foi maestro nos Concertos Comunitários Zaffari, juntamente com o Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS. Em 2016, recebeu a Comenda Lobo da Costa, concedida pelo Partenon Literário em Porto Alegre, como reconhecimento aos serviços prestados pela cultura e bem-estar social do Estado do Rio Grande do Sul. Desde 2010, está à frente do Coral da PUCRS.

Coralistas

Sopranos:
Ana Carolina Ricco Uranga
Ana Carolina Völker
Ananda de Oliveira Santos
Camila da Rosa Paes Keppler
Christina Lai Yu Chin
Clarissa Coelho Bassin
Gabriela Yuki Jucá Rodrigues
Helenice Ramos dos Santos
Karen Cardoso
Katia Ellis Schmitt Zanin
Laura Marques Rodrigues Conceição
Lucia Elvira Vellozo do Espírito Santo
Magda Patrícia Machado Martins
Maria Alejandra Liendo
Maria Rita Ortega Vega
Niége Adamski Moreira
Paula Pereira Machado Justo
Schaiana Serafim
Tania Lunelli Nunes
Viviane Appariz Pozada
Yasmim Carina Bastos Ribas

Contraltos:
Clarice Schirrmann Ludwig
Cleusa Tiba Casa Nova
Flávia Koeche
Joice Preuss Cardoso
Karen Hofsetz
Magalli Pozzobom Silva
Martha Buzin
Pâmela Gabriele Silva Santos
Regina Conceição do Amaral Terra
Rute Canto Fernandes
Susana Szortyka Lüders
Vanessa Cristina da Silva Pires Gastal
Vera Maria Pinto Alves Teixeira
Virginia Quites

Tenores:
Ana Lobnigg Bubinick
Cristófoli Pereira
João Alberto Heinen
Joni Meireles do Nascimento
Rafael Heitor Bordini

Baixo:
Ailien Augusto de Lima Fernandes
João Luiz Vanzellotti Monteiro
Julian de Camargo Milone
Lucas Uberti
Luis Fernando Poester de Castro
Oscar Luiz Boaventura Fernandes
Richard Kümmel Lipke
Tiago Viegas

Foto oficial do coral

Un Rayo de Luz na Igreja Universitária Cristo Mestre 2019

Maestro Marcio Buzatto com o Coral da PUCRS no TEDX Laçador em 2019

Participação no concerto internacional Senhor dos Aneis In Concert a Sociedade do Anel em 2019

Apresentação durante cerimonia de entrega da Medalha Irmão Afonso em 2019

Apresentação no Saguão da Biblioteca durante cerimonia do Relatório Social 2019