É a partir do Clube de Línguas Vivas, fundado em 1946 por estudantes do Curso de Letras da Universidade, que surge o Coral da PUCRS. No início, a proposta era reunir alunos para praticar idiomas por meio da execução de músicas em línguas estrangeiras, dando origem aos Festivais da Primavera. Com o fortalecimento do grupo, criou-se o Coral do Clube de Línguas Vivas que, ao longo do tempo, cresceu e chegou ao formato atual.
A primeira apresentação oficial com o nome de Coral da PUCRS foi em 30 de outubro de 1956. A partir de então, o grupo construiu uma trajetória de muitas conquistas, realizando concertos, óperas, operetas, oratórios, cantatas, missas etc. Teve como regentes Ernesto Dewes (Irmão Fidêncio), Dinah Nery Pereira, Charlotte Kahle, Gilia Gerling e Frederico Gerling Júnior, que, entre 1972 e 2010, impulsionou a produção de óperas, oratórios e ballets, trazendo ao público os títulos mais consagrados da história da música. Durante 28 anos, o Coral foi protagonista nos Concertos Comunitários, atingindo um público de cerca de 80 mil pessoas ao ano, com shows ao lado de artistas como Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Vanessa da Mata, entre outros.
Além disso, destacam-se apresentações como a participação no show da banda The Rolling Stones, o Concerto internacional com Harvard HadCliffe Collegium Musicum, o Cine concerto The Lord of The Rings, com a Orquestra Sinfônica Villa-Lobos/SP sob regência do maestro Shih-Hung Young, o show Letra e Música, com Kleiton & Kledir, os concertos Magnificat, Madama Butterfly e Sonho de Uma Noite de Verão, com a Orquestra Filarmônica da PUCRS, o concerto Festival Vivaldi, com a Sphaera Mundi Orquestra, o concerto Un Rayo de Luz, com obras de Ariel Ramirez e músicos convidados, os musicais A Música Através dos Tempos e Uma Tal Maria, o show Mulheres em Canções, com a cantora Nani Medeiros, apresentações em Festivais de Coros no sul do país e os concertos do repertório anual. Tem sido convidado regularmente por orquestras para concertos com as obras mais icônicas do repertório coral-sinfônico mundial: 9ª Sinfonia de Beethoven, Carmina Burana de Carl Orff e Requiem de Mozart.
Em 2016, o Coral da PUCRS recebeu a Medalha da Legislatura, concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, homenageando seus 60 anos de atividades ininterruptas e enaltecendo sua ação cultural efetiva. Em 2019, foi sancionada pelo governador a Lei 169/2016 que estabelece que o Coral da PUCRS é de “Relevante interesse para a arte e cultura do Estado”. Mais de 1.600 cantores fazem parte desta história que completa 70 anos em 2026.
Durante a pandemia causada pela covid-19, o grupo seguiu suas atividades no formato online, lançando oito produções audiovisuais ao longo de 2020 e 2021. São obras de Mozart, Palestrina, músicas populares e religiosas, que fizeram parte de diversos festivais online dentro e fora do Brasil. As produções também estão disponíveis nas redes sociais da Universidade, com uma playlist especial no canal do YouTube.
O grupo é comunitário e se reúne semanalmente para ensaiar sob a regência do Maestro Marcio Buzatto, formando cerca de cinquenta cantores voluntários vindos de toda região metropolitana de Porto Alegre. Em 2023, foi fundado também o Coro de Câmara da PUCRS, um grupo menor, formado essencialmente por cantores vindos do grupo principal, com o objetivo de praticar a leitura musical em conjunto.
O Coro de Câmara PUCRS foi formado em 2023 a partir de 16 integrantes do tradicional Coral da PUCRS, com objetivo de estudar leitura musical e praticar solfejo. A participação é aberta a toda comunidade interna e externa, sendo gratuita e voluntária, com ingresso através de um sistema de audições. Hoje o grupo conta com 20 cantores que se reúnem semanalmente sob a regência do Maestro Marcio Buzatto, onde praticam exercícios e aplicam no repertório que é fundamentado em composições “a cappella” históricas dos mais importantes compositores ocidentais. Em 2024 realizou sua primeira turnê internacional, que também foi sua primeira participação em um festival, na cidade de Montevideo, Uruguai. No repertório coral-sinfônico, já cantou o Requiem em Ré Menor – K. 626 (W. A. Mozart), a 9ª Sinfonia (L. V. Beethoven) e a Carmina Burana (Carl Orff).
Marcio Buzatto
Completou dois bacharelados em música pela UFRGS, um na área de Regência e outro em Composição Musical, ambos obtidos com Láurea Acadêmica. É pós-graduado em Regência Orquestral pela ALPHA/FACEC. Esteve à frente de alguns dos grupos mais expressivos do sul do país, tais como a Orquestra Filarmônica da PUCRS, o Coral Porto Alegre, o Coral da UFRGS, o Madrigal do Departamento de Música da UFRGS e o Coro de Câmara da UFSM. Em sua experiência musical, já dividiu o palco com artistas destacados como The Rolling Stones, Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Vanessa da Mata, Kleiton & Kledir, Frank Solari, Kim Cook, Luis Gaeta, Miguel Proença, Olinda Allessandrini, Duo Siqueira-Lima, Eduardo Castañera, Mirta Álvares, Nani Medeiros, Wilson Paim, Daniel Torres, entre tantos outros. De 2010 a 2013, foi maestro nos Concertos Comunitários Zaffari, juntamente com o Coral e a Orquestra Filarmônica da PUCRS. Em 2016, recebeu a Comenda Lobo da Costa, concedida pelo Partenon Literário de Porto Alegre em reconhecimento aos serviços prestados pela cultura e bem-estar social do Estado do Rio Grande do Sul. Foi membro da diretoria da Associação Brasileira de Regentes de Coros (ABRACO), representando a região sul na gestão 2021-2025. Desde 2010, está à frente do Coral da PUCRS.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Participação no concerto internacional Senhor dos Aneis In Concert a Sociedade do Anel em 2019
Un Rayo de Luz na Igreja Universitária Cristo Mestre 2019
Foto oficial do Coral da PUCRS em 2022
Maestro Marcio Buzatto com o Coral da PUCRS no TEDX Laçador em 2019
Apresentação durante cerimonia de entrega da Medalha Irmão Afonso em 2019
Apresentação no Saguão da Biblioteca durante cerimonia do Relatório Social 2019
Em 2021, o Coral da PUCRS completou 65 anos de atividades ininterruptas. Em celebração a essa trajetória, o Instituto de Cultura lançou um minidocumentário em que coralistas falam sobre a importância do grupo e do exercício do canto. Assista: