07/03/2022 - 13h40

Prof.ª Bettina Steren dos Santos publica o livro “Design Thinking na (trans)formação de professores”

A Profª Bettina Steren dos Santos, pesquisadora permanente do CEES/PUCRS, professora da Escola de Humanidades da PUCRS e coordenadora do grupo de pesquisa PROMOT – Processos Motivacionais em Contextos Educativos, lança o livro “Design Thinking na (trans)formação de professores”, em coautoria com Carla Spagnolo.

A presente obra é resultado de uma pesquisa de doutoramento ligada à linha de pesquisa Pessoa e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da PUCRS. O principal foco desta investigação foi analisar e refletir sobre a formação continuada de professores da Educação Básica, a partir de uma relação diferenciada com as propostas metodológicas de ensino e de aprendizagem.
As autoras buscaram o diálogo com diferentes autores e pesquisadores, para compreender o processo de formação continuada de professores no ambiente escolar da Educação Básica, bem como as diferentes possibilidades para potencializar esse processo, levando em consideração os aspectos e as necessidades pessoais dos aprendizes vinculados à realidade social e coletiva existente.

De acordo com Spagnolo e Santos (2021, p. 13) “É fundamental repensar a formação continuada de professores, pois, diante do professor que ainda transmite conhecimento, situam-se alunos que absorvem e estão imersos em tecnologias digitais da informação e comunicação, distintas linguagens e saberes que permeiam o meio social. Essa realidade está levando para a escola uma ruptura de novos saberes, em que o temor pela perda da autoridade do professor e uma prática pedagógica que não percebe essa mutação do modelo centralizador são substituídos por um modelo dialógico e descentralizador, que possibilita mediações e interações entre os estudantes e professores, e vice-versa. Nesse sentido, as metodologias criativas podem gerar novas possibilidades de aprendizagem para a formação de professores, além de promover maior colaboração entre os docentes. Também podem ajudar a construir uma relação mais próxima entre professor e estudantes, pois proporcionam uma organização que exige a participação de todos.”

O download do livro é gratuito e pode ser obtido diretamente no endereço eletrônico disponível em CLIQUE AQUI.