Equipe

Coordenação geral
Profª. Drª. Marília Costa Morosini

Coordenação executiva
Profª. Drª. Adriana Justin Cerveira Kampff

Pesquisadores Permanentes

Profª. Drª. Adriana Justin Cerveira Kampff – [email protected]

 

 

 

Gestão

Pró-Reitora de Graduação e Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Grupos e redes de pesquisa

Produção científica, técnica e outras (2019 – 2021)

Artigos

  • MACHADO, M. J.; KAMPFF, A. J. C.; VIEIRA; J. H. Cenários da Avaliação Ecoformativa das Aprendizagens: rupturas e desafios à luz da obra Ciência com Consciência de Edgar Morin. Humanidades & Inovação, v. 8, p. 90-105, 2021.
  • GARBIN, F. G. B.; KAMPFF, A. J. C. O ensino e a aprendizagem de competências nos cursos superiores de engenharia: focos das pesquisas entre os anos 2001 e 2020. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 7, p. 1-18, 2021.
  • SILVA, R. S.; KAMPFF, A. J. C. A Gamificação como Estratégia Pedagógica no Ensino Profissional. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, p. 422-440, 2020.
  • MACHADO, Karen Graziela Weber; KAMPFF, Adriana Justin Cerveira. Educação superior: as aprendizagens construídas por mestrandos e doutorandos em Educação durante o processo de internacionalização. REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, v. 6, p. e020045, 2020. DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8658289

Livros:

  • KAMPFF, A J. C.; HARRES, J. B. S. (Org.) . Percursos de inovação pedagógica: ensaios investigativos da prática docente. 1. ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2021. v. 1. 320p.

Capítulos de Livro:

  • KAMPFF, A. J. C.; SGNAOLIN, V.; CATALDO NETO, A. . Metodologias Ativas no Ensino da Psiquiatria. In: CATALDO NETO, A.; GAUER, G. J. C.; FURTADO, N. R. F.; SGNAOLIN, V. (Org.). Psiquiatria para estudantes de Medicina. 3ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2021, v. 1, p. 609-622.
  • KAMPFF, Adriana Justin Cerveira; SOSO, Felipe Sereno. Teacher Education Through the Modality of Distance Learning: New Regulations in Brazil. Encyclopedia of Teacher Education. 1ed.: Springer Singapore, 2020, v. , p. 1-7. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-13-1179-6_407-1
  • KAMPFF, Adriana Justin Cerveira. Interfaces da Educação a Distância na Internacionalização em Casa. In: Marília Costa Morosini. (Org.). Guia para a Internacionalização Universitária. 1ed.Porto Alegre: EdiPucrs, 2019, v. 1, p. 239-259. Acesso: https://www.researchgate.net/publication/343684972_Interfaces_da_Educacao_a_Distancia_na_Internacionalizacao_em_Casa

Trabalhos completos em evento:

  • GARBIN, F. G. B. ; KAMPFF, A. J. C. Educação à Distância em Tempo de Quarentena: Proposta de um curso com a abordagem da aula invertida. In: Brasilian Congress of Engineering Education, 2020, Caxias do Sul. Proceedings of the XLVIII Brasilian Congress of Engineering Education, 2020.
  • SOSO, F. S. ; KAMPFF, A. J. C. Estudos sobre abandono na modalidade de ensino a distância: análise de publicações do clabes de 2011 a 2018. In: Noveno Congreso Latinoamericano sobre el abandono en la Educación Superior – IX CLABES 2019, 2020, Bogotá. Memorias de Noveno Congreso Latinoamericano sobre el Abandono en la Educación Superior, 2020. v. 1. p. 111-120.
  • Machado, Karen Graziela Weber; SOSO, Felipe Sereno; KAMPFF, Adriana Justin Cerveira. The role of Distance Education in promoting the Internationalization of Higher Education. In: International Conference on Education and New Learning Technologies – EDULEARN 2020, 2020, Palma de Maillorca. Proceedings of EDULEARN20 Conference, 2020. v. 1. p. 5019-5026.
  • KAMPFF, Adriana Justin Cerveira; CREUTZBERG, Marion; CONFORTO, Débora; MELO, Denizar; MENTGES, Manuir José. Autoavaliação institucional: ferramenta para a gestão e implantação de disciplinas online. In: 25º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2019, Poços de Calda. Apresentações Trabalhos Científicos, 2019.

Experiências internacionais (2019-2021):

Missão Técnica na Universidade de Newcastle (2019)

Consultoria científica (2019-2021):

Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE) – Consultor Ad Hoc

Prof. Dr. Alam de Oliveira Casartelli - [email protected]
Prof. Dr. Alexandre Anselmo Guilherme – Bolsista Produtividade 2 CNPq - [email protected]

 

 

 

Grupos e redes de pesquisa

  • Bolsa Produtividade CNPq: PQ2, Vigência (01/03/2020 a 28/02/2023)
  • Grupos de pesquisa que participa:
    FIPA – Formação Docente, Inclusão e Processos de Aprendizagem – PUCRS
    Grupo de Estudos de Paz – GEPAZ – PUCRS
    Grupo de Estudos e Pesquisa em Violência – NEPEVI – PUCRS
    Jovens, violência e educação – UNESP
  • Grupo de pesquisa que lidera: Grupo de Pesquisa Educação e Violência – GruPEV – PUCRS
  • Projeto de pesquisa atual – Agência de Fomento:
    – PQ Nivel 2 Projeto – A Inclusão de Jovens Refugiados e Imigrantes no Sistema de Educação de Porto Alegre
    Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
    – CNPQ/UNIVERSAL – A Violência na População Universitária – Processo: 421496/2018-5 Chamada: Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018
    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – Bolsa.
  • Redes nacionais de pesquisa que participa: Coordenador-Geral de Formação de Professores do Ministério de Educação (MEC)
  • Redes internacionais de pesquisa que participa:
    – Coordenador no Brasil da rede REDEFORD – Red de Educación, Formación, Desarrollo – criada em 1995 e encabeçada pela Universite Paris-Créteil.
    – Coordenador de Projeto junto a Pró-Reitoria de Pós-Graduação para o Programa Institucional PUCRS-CAPES-PrInt.
    – Reader/Leitor da Cátedra Unesco Juventude, Educação e Sociedade (UCB).
    – Coordenador do acordo bilateral entre a St Marys University, Reino Unido, e a PUCRS.
    – Coordenador do acordo bilateral entre a Universite Paris-Creteil (PARIS XII), Franca, e a PUCRS.

Produção científica, técnica e outras (2019 – 2021)

Artigos

  • BRITO, R. O.; GUILHERME, A.; CORDOBA, L. C.; CAMPOS, A. F. M. Comissão Própria de Avaliação – CPA: sua atuação na construção do diálogo entre comunidade acadêmica e direção da IES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 26, p. 68, 2021.
  • MÉZIÉ, N.; GUILHERME, A.; MEDAETS, C. Democratização escolar e mobilidade social na França: a Sociologia empírica de Beaud, Truong e Pasquali. Práxis Educativa (Impresso), v. 16, p. 1-27, 2021.
  • BECKER, C. ; GUILHERME, A. Modelo Social na Perspectiva da Educação Inclusiva. Revista Conhecimento Online, v. 1, p. 90, 2020.
  • ZIESMANN, C. I.; GUILHERME, A.; Inclusão no Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica: um estudo de caso. Contexto & Educação, v. 35, p. 86-104, 2020.
  • GUILHERME, A.; SANTOS, B. S. ; SPAGNOLO, C. Educação Continuada de Professores: diálogos emergentes a partir da visão de Gert Biesta. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 1, p. 1, 2020.
  • PICOLI, B. A.; GUILHERME, A. É possível Educação em Educação a Distância? Reflexões a partir da ética da responsabilidade de Levinas e do Eros transcendental de Gur-Ze’ev. PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO), v. 15, p. 1-21, 2020.
  • GUILHERME, A.; LIMA, V.; GESSINGER, R. Professional knowledge-building in teacher education: some reflexions from Gur-Ze’ev. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE), v. 30, p. 1-22, 2019.

Livros:

  • GUILHERME, ALEXANDRE. Ilan Gur-Zee’v and Education: Pedagogies of Transformation and Peace. 1. ed. London and New York: Routledge, 2019. 210p.
  • GUILHERME, ALEXANDRE; MORGAN, WJ. Filosofia, diálogo e educação: nove filósofos europeus modernos. 1. ed. Brasilia: UNESCO, 2020.
  • MORGAN, WJ. (Org.); GUILHERME, Alexandre Anselmo (Org.). Peace and War Historical, Philosophical, and Anthropological Perspectives. 1. ed. New York: Palgrave Macmillan, 2020.
  • GUILHERME, A.; BRITO, R. O. ; DANTAS, L. G.; CHERON, C.; BECKER, C. Educação Básica em Tempos de Pandemia. 1. ed. Brasília: UNESCO, 2020.

Experiências internacionais (2019-2021):

  • Coordenador no Brasil da rede REDEFORD – Red de Educación, Formación, Desarrollo – criada em 1995 e encabeçada pela Universite Paris-Créteil.
  • Coordenador de Projeto junto a Pro-Reitoria de Pos-graduação para o Programa Institucional PUCRS-CAPES-PrInt.
  • Reader/Leitor da Cátedra Unesco Juventude, Educação e Sociedade (UCB).
  • Coordenador do acordo bilateral entre a St Marys University, Reino Unido, e a PUCRS.
  • Coordenador do acordo bilateral entre a Universite Paris-Creteil (PARIS XII), Franca, e a PUCRS.

Consultoria científica (2019-2021):

  • Coordenador de Projeto junto a Pró-Reitoria de Pós-Graduação para o Programa Institucional PUCRS-CAPES-PrInt. 2019.
  • GT EJA MEC. 2019.
  • Reader da Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade. 2019.
Profª. Drª. Bettina Steren dos Santos – Bolsista Produtividade 1D CNPq - [email protected]

 

 

 

 

 

 

Grupos e redes de pesquisa

  • Bolsa Produtividade CNPq: D1
  • Grupo de pesquisa: PROMOT – Processos Motivacionais em Contextos Educativos
  • Projeto de pesquisa atual/Agência de Fomento: Novos espaços para o processo de ensino e aprendizagem na Educação Superior: ações colaborativas
  • Redes internacionais de pesquisa que participa: RED-GUIA: Red – Gestión Universitaria Integral del Abandono

Produção científica, técnica e outras (2019 – 2021)

Artigos

  • NAIDITCH, F.; SANTOS, B. S. Critical Thinking and Creative Pedagogies in the Classroom. Interfaces da Educação, v. 11, p. 711-734, 2020.
  • SANTOS, B. S.; MUSANTI, S. Transformando a sala de aula universitária: o uso do photovoice como ferramenta metodológica. Práxis Educacional (Online), v. 16, p. 543-542, 2020.
  • SANTOS, BETTINA STEREN DOS; WIEBUSCH, A.; KORMAN, R. F. Motivação docente: permanência ou desistência na profissão? EDUCACAO EM PERSPECTIVA (ONLINE), v. 11, p. 1-16, 2020.
  • SANTOS, B. S.; SPAGNOLO, C.; GUILHERME, A. A. Educação Continuada de Professores: Diálogos emergentes a partir da visão de Gert Biesta. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 25, p. 1-25, 2020.
  • SANTOS, B. S.; SPAGNOLO, C.; BUCKER, C. Metodologias Criativas no Processo de Ensino e de Aprendizagem na Educação Básica. Teias (Rio de Janeiro. Impresso), v. 21, p. 410-424, 2020.
  • COFFERRI, F. F.; BRUSCHI, G. F. J.; SILVA, M. R. L.; SANTOS, B. S. Engajamento acadêmico: percepções de estudantes de uma universidade pública brasileira. Revista Contemporânea de Educação, v. 15, p. 255-276, 2020.

Capítulos de Livro:

  • SANTOS, B. S.; SPAGNOLO, C. A Criatividade no ambiente escolar: Realidade ou ilusão?. In: Marcelo Bonhemberger, Sandro Bobrzyk. (Org.). Desafios Interdisciplinares para a Educação de Crianças e Adolescentes. 1ed.Porto Alegre: Edipucrs, 2020, v. 1, p. 23-38.
  • RODENBUSCH, C.B.; COFFERRI, F. F.; SAVICZKI, S.; SANTOS, B. S.; NASCIMENTO, L.M. Interações entre universidade e escola: Propostas para pensar a formação de professores inovadores. In: Marcelo Máximo Purificação, Elisângela Maura Catarino, Éverton Nery Carneiro. (Org.). A educação no âmbito do político e de suas tramas. 1ed.Ponta Grossa, PR: Atena, 2020, v., p. 120-130.
  • SANTOS, Bettina Steren dos ; POZZA, M. Motivação Docente na Prática da Educação Inclusiva. In: ZIESMANN, C.I.; BATISTA, J. F. DANTAS, N. M. R. (Org.). A Escola é feita de diversos tempos, formas e territórios de aprendizagem. 1ed. Campinas: Pontes Editores, 2020, v. 1, p. 185-203.

Experiências internacionais (2019-2021):

  • Professora visitante na Universidade de Barcelona, janeiro de 2020 – julho de 2020, com participação no grupo de pesquisa Esbrina.
  • Organização do CLABES, Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior, realizado na Colômbia, Bogotá e Coordenação da Rede_GUIA.
  • Participação no III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola, Universidade de Lisboa – Portugal

Consultoria científica (2019-2021):

  • Fapergs
  • Capes
  • CNPq
Profª. Drª. Lucia Maria Martins Giraffa – Bolsista Produtividade 2 CNPq - [email protected]

 

 


Grupos e redes de pesquisa

Produção científica, técnica e outras (2019 – 2021)

Artigos

  • MARTINS, C.; GIRAFFA, L. M. M. Práticas Pedagógicas Remixadas: Relações entre Estratégias Pedagógicas da Cultura Digital e Formação Docente. Revista E-Curriculum (PUCSP). v.18, p.739 – 760, 2020.
  • NASCIMENTO, B. J. C.; GIRAFFA, L.M.M. Education and Entrepreneurship: methods associated to teaching. Journal of Modern Education Review, v.9, p.169 – 178, 2019. • MODELSKI, D.; GIRAFFA, L.M.M.; CASARTELLI, A. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa, v.45, p.1 – 17, 2019.
  • GUILHERME, A.; GIRAFFA, L. M. M.; MARTINS, C.. Contra-educação e cibercultura: uma interlocução possível à luz da cidadania global. Foro de Educación, v. 16, p. 41-56, 2018.
  • CLESAR, C. T. S.; GIRAFFA, L. M. M. Os cursos de licenciatura em pedagogia e a formação matemática do professor de anos iniciais: Refletindo acerca das brechas na formação inicial. Brazilian Journal of Development, v. 6, p. 34431-34450, 2020.
  • ALFARO, L. T.; CLESAR, C. T. S.; GIRAFFA, L. M. M. Os desafios e as possibilidades do ensino remoto na Educação Básica: um estudo de caso com professores de anos iniciais do município de Alegrete/RS. Dialogia, v. 1, p. 7-21, 2020.
  • CARDOSO, G. O.; GIRAFFA, L. M. A percepção docente sobre o material didático digital em plataforma de educação on-line: um estudo de caso em escola confessional de Educação Básica. Revista de Educação ANEC, v. 49, p. 194-217, 2020.

Livros:

  • NASCIMENTO, B.; GIRAFFA, L .M.M. Professor empreendedor [recurso eletrônico]: do mito ao fato Caxias do Sul, RS: Educs, 2021.
  • GIRAFFA, L. M.; SANTOS, M. F. O Erro é meu amigo! 1. ed. São Paulo: Editora Vecher, 2021. v. 1. 54p.

Capítulos de Livro:

  • GIRAFFA, L. M.; MODELSKI, D.; MARTINS, C. . Formação Docente em Tempos de Cibercultura: que tal educar em vez de apenas ensinar?. In: SANTOS, E.; SAMPAIO, F. F.; PIMENTEL, M. (Org.). Informática na Educação: fundamentos e práticas. 1ed.Rio de janeiro: Sociedade Brasileira de Computação, 2021, v. 1, p. 1-12.
  • GIRAFFA, L. M. M. A Estratégia de Instrução por Pares como Elemento Euxiliar no Engajamento Discente numa Disciplina de Programação. In: KAMPFF, A. J. C.; HARRES, J. B. S. (Org.). Percursos de Inovação Pedagógica: ensaios investigativos da prática docente. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021, v. 1, p. 130-139.
  • ROZNIESKI, R.; GIRAFFA, L. M. Media literacy como Competência para o Desenvolvimento de um Protagonismo Docente Aliado à Cultura Digital Contemporânea. In: ISMÉRIO, C. (Org.). Educação em suas Múltiplas Faces e Sensibilidades. 1ed. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2020, v. 1, p. 140-168.
  • AVILA, W.; GIRAFFA, L. M. A Complexidade Docente na Contemporaneidade. In: Clarice Ismério (Org.). (Org.). Educação em suas Múltiplas Faces e Sensibilidades. 1ed.Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2020, v. 1, p. 180-202.
  • CLESAR, C. T. S. ; GIRAFFA, L. M. M. Recursos Educacionais Abertos como Elementos de Apoio para Aprendizagem De Conteúdos Matemáticos: uma experiência com o uso da Khan Academy. In: MELLO, D. E. (Org.). Reflexões e experiências didáticas com tecnologias digitais. 1ed.Londrina: Editora Madrepérola, 2020, v. 1, p. 365-385
  • PROCASKO, J. C. S.; GIRAFFA, L. M. M. A Gestão de Instituições Educacionais em Tempos de Cibercultura. In: SILVA, A. J. N.; BOMFIN, A. L. (Org.). Militância Política e Teórico-Científica da Educação no Brasil 4. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2020, v. 1, p. 159-166.

Trabalhos completos em evento:

  • PROCASKO, J. C. S. R. ; GIRAFFA, L.M.M. . A gestão da educação em tempos de cibercultura. In: VI VI Seminário Nacional de Inclusão Digital “Cultura Digital na Educação”, 2020, Passo Fundo. Passo Fundo: EDIUPF, 2020. v. 1. p. 1-4.
  • MODELSKI, D.; GIRAFFA, L. M. Espaços de Experimentação e Formação de Desenvolvimento Docente: Emergências Contemporâneas. In: XX ENDIPE-Didática(s) entre Diálogos, Insurgências E Políticas, 2020. Rio de janeiro: ENDIPE, 2020. v. 5. p. 510-519.
  • FRANKENBERG, C. L. C.; CARNIEL, D. R.; GIRAFFA, L.; MULLER, T. J. Organizando a Emergência posta pela Pandemia: um case envolvendo uma escola politécnica. In: XLVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), 2020, Caxias do Sul: ABENGE, 2020. v. 1. p. 1-12.
Profª. Drª. Marília Costa Morosini – Bolsista Produtividade 1A CNPq - [email protected]

 

 

 

 

Bolsa Produtividade CNPq: 1A

Prêmio Pesquisador Gaúcho 2021- Fapergs

Grupos e redes de pesquisa

  • Grupo de pesquisa: UNIVERSITAS/RIES
  • Projeto de pesquisa atual/Agência de Fomento:
    PRONEX – Núcleo de Excelência em Ciência, Tecnologia e Inovação.
    CNPq/FAPERGS. Educação superior em contextos emergentes.
    CNPq – Produtividade. Internacionalização da Educação Superior: um campo em construção.
    CNPq/Universal. Internacionalização da Educação Superior e qualidade em contextos emergentes.
  • Redes de pesquisa que participa:
    RIES – Rede Sul brasileira de Investigadores da Educação Superior
    ANPED – Associação nacional de pós graduação em educação
    ANPAE – Associação nacional de pós graduação em administração da educação
    LASA – Latin American Studies Association

Produção científica, técnica e outras (2019 – 2021)

Artigos

  • MOROSINI, M. C. Internacionalização da Educação Superior no Brasil e desafios no contexto do sul global. UNESCO/IESALC Revista Educación Superior y Sociedad, vol. 33, núm. 1, ene. – jun. 2021, pp. 361-383.
  • MOROSINI, M.C.; NEZ, E.; WOICOLESCO, V. G. Campo científico da educação superior: webinars como estratégia para a construção do conhecimento. Debates em Educação, v. 13, p. 1181-1201, 2021.
  • CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Apontamentos sobre competências interculturais na educação superior. Revista Internacional De Educação Superior, v. 7, p. 01-25, 2021.
  • SANTOS, P. K.; MOROSINI, M. C. O revisitar da metodologia do estado do conhecimento para além de uma revisão bibliográfica. Revista Panorâmica, v. 33, p. 123-145, 2021.
  • CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. IAH: Internacionalização e/ou Interculturalidade At Home?. Linguagens, Educação e Sociedade, v. 47, p. 83-108, 2021. GURURAJ, Suchitra;
  • SOMERS, P.; FRY, J.; WATSON, D.; CICERO, F.; MOROSINI, M. C.; ZAMORA, J. Affirmative action policy: Inclusion, exclusion, and the global public good. Policy Futures in Education, 2021; 19 (1): 63-83.
  • CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Competências interculturais: interlocuções conceituais e uma proposta de releitura para a educação superior. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v.46, p.1 – 20, 2020.
  • MOROSINI, M. C.; MENTGES, M. J. Organismos Internacionais e Educação Superior: proposições da agenda E2030. ETD: Educação Temática Digital, 2020, v.22, p. 06.
  • CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Competências interculturais na educação superior: uma perspectiva do continente brasileiro. Laplage em Revista, v. 6, p. 61-74, 2020.]
  • MOROSINI, M. C.; LIMA, M. H. E. S. Estudantes Universitários em Contextos Emergentes: integrantes da política afirmativa na UFRGS. Educação, Cultura e Sociedade, v. 10, p. 38-50, 2020. NEZ, E.;
  • MOROSINI, M. C. A cooperação acadêmica e os processos de internacionalização. Revista Panorâmica, v. 1, p. 52-65, 2020.
  • BARANZELI, C.; MOROSINI, M.C.; WOICOLESCO, V. G. A chave está na troca − estudantes de mobilidade como vetores da internacionalização em casa. Série-Estudos, v. 25, p. 253-274, 2020.
  • NEZ, E.; MOROSINI, M. C. Programa institucional de internacionalização (PrInt): análises frente a uma pandemia. Debates em Educação, v. Ahead, p. 01-18, 2020.
  • MOROSINI, M. C.; NEZ, E. Redes de pesquisa como proposta integradora para a internacionalização do conhecimento em contextos emergentes. Inter-Ação (UFG. Online), v. 45, p. 688-703, 2020.
  • NEZ, E.; MOROSINI, M. C. A Pós-Graduação em Centros Regionais Brasileiros como espaço de internacionalização at home. Movimento – Revista de Educação, v. 7, p. 113-134, 2020.
  • FELICETTI, V. L.; MOROSINI, M. C.; CABRERA, A. F. First-Generation Students (F-Gen) in Brazilian Higher Education. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online). v.49, p.28 – 43, 2019.

Livros:

  • MOROSINI, M. C. Enciclopédia Brasileira de Educação Superior – EBES (Volume 1). 1. ed. Porto Alegre – RS: EdiPUCRS, 2021. v. 1. 504p.
  • MOROSINI, M. C. Enciclopédia Brasileira de Educação Superior – EBES (Volume 2). 1. ed. Porto Alegre – RS: EdiPUCRS, 2021. v. 1. 448p.
  • MOROSINI, M. C.; SANTOS, P. K. BITTENCOURT, Z. A. Estado do Conhecimento: teoria e prática. 1. ed. Curitiba – PR: CVR, 2021. v. 1. 172p.
  • MOROSINI, M.C. Guia para a internacionalização universitária. 1. ed. Porto Alegre – RS: EdiPUCRS, 2019. v. 1. 265p.
  • MOROSINI, M. C.; CERDEIRA, L. (Org.). Educação Superior em contextos emergentes: complexidade e possibilidades na Universidade Ibero-Americana. 1. ed. Lisboa – PT: Educa, 2019. v. 1. 280p.

Capítulos de livros:

  • MOROSINI, M. C.; CORTE, M. G. D. . Internacionalização da Educação Superior. In: Marilia Costa Morosini. (Org.). Enciclopédia Brasileira de Educação Superior – EBES (Volume 1). 1ed.Porto Alegre – RS: EdiPUCRS, 2021, v. 1, p. 45-158.
  • MOROSINI, M.C. ; NEZ, E . Teacher Education and Internationalization at Home. In: M. A. Peters. (Org.). Encyclopedia of Teacher Education. 1ed.Singapore: Springer Singapore, 2020, v. 1, p. 1-6.
  • SANTOS, P. K. ; MOROSINI, M. C. A mobilidade de estrangeiros como desafio/ferramenta à Internacionalização em Casa – IAH: Desafios e Perspectivas da Internacionalização das Universidades Brasileiras. In: BRITO, R. O. (Org.). Internacionalização da educação básica e superior: desafios, perspectivas, experiências. 1ed.Cátedra UNESCO de Juventude: Brasília – DF, 2020, v. 1, p. 195-208.
  • MOROSINI, M. C.; CLEMENTE, F. A. S. Inter (nacionalização e culturalidade): construtos gêmeos em contextos emergentes da Educação Superior. In: CUNHA, M.I.; RODRIGUES, G. M. (Org.). Práticas Pedagógicas na Educação Superior: desafios dos contextos emergentes. 1ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2020, v. 1, p. 233-250.
  • MOROSINI, M. C.; NEZ, E.; WOICOLESCO, V. G. A Mobilidade Acadêmica e as Redes Colaborativas Sul-Sul: o caso da UNILA. In: LUCENA, S.; NASCIMENTO, M.B.C.; BOA SORTE, P. (Org.). Espaços de aprendizagem em redes colaborativas na era da mobilidade. 1ed.Aracaju: EDUNIT, 2020, v. 1, p. 332-357.
  • MARTELET, M.; BITTENCOURT, Z. A.; MOROSINI, M. C.Políticas de Internacionalização do Ensino Superior no Brasil: uma reflexão a partir de discussões teóricas no contexto emergente. In: DALLA CORTE, M. G.; BOLZAN, D. P. V.; MELLO, G. B. (Org.). Contextos emergentes: singularidades da formação e desenvolvimento profissional na Educação Básica e Superior. 1ed. São Paulo – SP: Pimenta Cultural, 2020, v. 1, p. 479-492.
  • MOROSINI, M. C. Como internacionalizar a universidade: concepções e estratégias. In: Marilia Costa Morosini. (Org.). Guia para a internacionalização universitária. 1ed.Porto Alegre – RS: EdiPUCRS, 2019, v. 1, p. 01-14.
  • MENTGES, M. J. ; MOROSINI, M. C. Educação Superior na Ibero-América: sinal dos tempos. In: MOROSINI, M.C.; CERDEIRA, L. (Org.). Educação Superior em contextos emergentes: complexidade e possibilidades na Universidade Ibero-Americana. 1ed.Lisboa – PT: Educa, 2019, v. 1, p. 155-176.
  • CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Competências interculturais sob a perspectiva de uma universidade da Amazônia. In: MOROSINI, M. C.; CERDEIRA, L. (Org.). Educação Superior em contextos emergentes: complexidade e possibilidades na Universidade Ibero-Americana. 1ed.Lisboa – PT: Educa, 2019, v. 1, p. 221-239.
  • VOOS, J. B. A. ; MOROSINI, M. C.; MARTINS JUNIOR, L.; DIAS, J. Do abandono a permanência: em exame a Universidades Comunitárias Catarinenses. In: MONTENEGRO, R. K. A. (Org.). Educação: possibilidades e caminhos. 1ed. Campo Grande – MT: Inovar, 2019, v. 1, p. 190-204.

Anais de Eventos:

  • MOROSINI, M. C.; KAMPFF, A. J. C. Internationalization Brazilian Higher Education and the partnership with NU: the consolidation of IaH concept In: IVEC 2020 Symposium proposal: Internationalisation of Higher Education: perspectives from the global south and the global north, 2020, Newcastle. 2020.
  • MOROSINI, M. C.; KAMPFF, A. J. C.; BARANZELI, C. The Capes-Print Program and the Internationalization of Higher Education: The relationship between Brazil & Europe In: ECER/EERA. Educational Research:(Re)connecting Communities, 2020, Glasgow.
  • MOROSINI, M. C. Currículo e Internacionalização da educação superior In: (Re) construção do campo da educação superior e os tempos pandêmicos. RIES/Pronex., 2020, Santa Maria – Web.
Ir. Manuir José Mentges – Vice-Reitor da PUCRS - [email protected]

 

 

 

 

Gestão

Vice-Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Grupos e redes de pesquisa

Produção científica, técnica e outras (2018 – 2021)

Artigos

  • MENTGES, M. J.; MOROSINI, M. C. Organismos internacionais e educação superior. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL, v. 22, p. 632-650, 2020.
  • HATSEK, D. J. R. ; MENTGES, M. J. . Relação entre gestão escolar e avaliação externa no contexto da Educação Básica da escola privada. Caderno Marista de Educação, v. 10, p. 123-138, 2018.

Livros:

  • ZABALZA, M. (Org.) ; MENTGES, M. J. (Org.) ; VITORIA, M. I. C. (Org.) . Engagement na educação superior: conceitos, significados e contribuições para a universidade contemporânea. 1. ed. PORTO ALEGRE: EDIPUCRS, 2018. 154p .

Capítulos de livros:

  • ETGES, I. I. N. ; PORANGABA, I. R. M. ; CORRENT, I. A. ; MORESCO, I. O. ; JOSE MENTGES, MANUIR ; MENTGES, M. J. ; RODRIGUES, I. D. R. ; TEIXEIRA, I. E. ; CENTENARO, L. M. . Presença entre os jovens Irmãos. In: Colégio Marista Rosário; Comitê Editorial. (Org.). Memórias de Humanidade: legado da Irmã Genoveva Guidolin. 1ed.Porto Alegre: Centro Marista de Comunicação, 2020, v. 1, p. 1-150.
  • MOROSINI, M. C.; CERDEIRA, L.; MENTGES, M. J. . Educação Superior na Ibero-América: sinal dos tempos. In: MOROSINI, Marília; CERDEIRA, Luísa. (Org.). Educação Superior em contextos emergentes: complexidade e possibilidades na universidade ibero-americana. 1ed.Lisboa: Educa, 2019, v., p. 155-176.

    Anais de Eventos:
  • KAMPFF, A.; CREUTZBERG, M.; MELO, D.; CONFORTO, D.; MENTGES, M. J. . Institutional Self-Assessment as Support for the Definition of a New E-Learning Model. In: Edulearn19 – 11th annual International Conference on Education and New Learning Technologies, 2019, Palma de Maiorca. Proceeding of EDULEARN19 Conference 1st-3rd July 2019, 2019. p. 9067-9071.
  • KAMPFF, A. ; CREUTZBERG, M. ; CONFORTO, D. ; DA SILA MELO, D. ; MENTGES, M. AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: FERRAMENTA PARA A GESTÃO E IMPLANTAÇÃO DE DISCIPLINAS ONLINE. In: 25º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2019, Poços de Caldas. Apresentações Trabalhos Científicos. São Paulo: Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED, 2019.
  • TEIXEIRA, R. ; MENTGES, M. J. ; KAMPFF, A. Evasão no ensino superior: um estudo sistemático. In: X Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária, 2018, PORTO ALEGRE. X Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária: o envolvimento estudantil, 2018.
  • TEIXEIRA, R. ; MENTGES, M. J. ; KAMPFF, A. Evasão no ensino superior: um estudo sistemático. In: VIII Conferencia Latinoamericana sobre el Abandono em la Educación Superior, 2018, Cidade do Panamá. VIII Conferencia Latinoamericana sobre el Abandono em la Educación Superior, 2018.
  • TEIXEIRA, R. ; MENTGES, M. J. ; KAMPFF, A. Projeto de Pré-Graduação da PUCRS: aproximando a escola à universidade. In: VIII Conferencia Latinoamericana sobre el Abandono em la Educación Superior, 2018, Cidade do Panamá. VIII Conferencia Latinoamericana sobre el Abandono em la Educación Superior, 2018.
  • KAMPFF, A ; MENTGES, M. A formação inicial de professores para a educação básica: com a palavra, os gestores educacionais dos Colégios Maristas. In: X Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária, 2018, PORTO ALEGRE. X Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária: o envolvimento estudantil, 2018.

Professores Visitantes

Newcastle University
Drª. Joana Almeida
Dr. Steve Walsh
Drª. Sue Robson

Université Paris-Descartes
Drª. Nadege Mezie

Université Paris-Cité
Drª. Camila Aloisio Alves

Universidad de Barcelona
Drª. Juana Maria Sancho Gil

Montclair State University
Dr. Fernando Naiditch

UDELAR /Consejo de Formación en Educación – Uruguay
Drª. Patricia Viera

UNIVALI
Dr. André Luis Raabe

Columbia University Teachers College
Dr. Paulo Blikstein

UNICAMP
Drª.Helena Sampaio

UFSM
Drª. Doris Pires Vargas Bolzan
Drª. Marilene Gabriel Dalla Corte

UFRGS
Drª. Egeslaine de Nez

Estágios de pós-doutorado
Dr. Bernardo Sfredo Miorando – UFCSPA ([email protected])
Dr. Gelson Weschenfelder
Dra. Karla Fernanda Wunder da Silva
Dra. Luciane Amaral Corrêa Münch Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) ([email protected])
Dra. Mariangela Pozza
Dra. Marcia Amaral Corrêa Ughini Villarroe IFSul ([email protected])
Dr. Sérgio Roberto Kieling Franco – UFRGS ([email protected])

Estágios de pós-doutorado concluídos
Dra. Camila Aloisio Alves – Université Paris 13 (Paris-Nord)
Dra. Carla Spagnolo – Colégio Marista Rosário ([email protected])
Dra. Cibele Cheron – PNPD/CAPES
Dra. Egeslaine de Nez – UFRGS ([email protected])
Dra. Fabiane Aparecida Santos Clemente – UFAM ([email protected])
Dr. Gabriel Rodrigues Rocha
Dra. Josiane Carolina Soares Ramos Procasko – IFRS ([email protected])
Dra. Maristela Pedrini – UCS ([email protected])
Dra. Nadege Mezie ([email protected])
Dra. Pricila Kohls dos Santos – UCB ([email protected])

Estudantes – Mestrando
Aliene Pinto da Rosa ([email protected])
Ana Paula Vieira Malanovicz ([email protected])
Andréia Soares Vieira ([email protected])
Angela Fernandes Tagliapietra ([email protected])
Bárbara Cecília Marques Abreu ([email protected])
Bernard Martins Paz ([email protected])
Clóvis Lasta Waszkiewicz ([email protected])
Fabiane Kohler ([email protected])
Felipe Oliveira
Flavio Silva ([email protected])
Germano Antônio da Paixão Passoello ([email protected])
Jean Michel Valandro ([email protected])
Julliana Cunha Alves ([email protected])
Katia Michelle Lopes Aires ([email protected])
Letícia Britz ([email protected])
Renata Garcia ([email protected])
Vivian Joseane Monteiro ([email protected])
Willian de Avila ([email protected])
William Quadros ([email protected])

Estudantes – Doutorandos
Adelmo Germano Etges ([email protected])
Adriano de Araújo Santos ([email protected])
Andrews Dubois Jobim ([email protected])
Arthur da Silva Poziomyck ([email protected])
Bibiana Melissa de Oliveira João de Deus ([email protected])
Carlos Alberto Rojas Carvajal ([email protected])
Caroline Maffi ([email protected])
Cinara Costa ([email protected])
Cristiane Silveira Santos ([email protected])
David Jorge Rodrigues Hatsek ([email protected])
Diana Leonhardt dos Santos ([email protected])
Fernanda Felix de Oliveira ([email protected])
Fabiana Machado ([email protected])
Fernanda Nogueira ([email protected])
Fernanda Silva Do Nascimento ([email protected])
Gabriela Paim Rosso ([email protected])
Greyce da Silva Rodrigues ([email protected])
Jocelia Martins Marcelino ([email protected])
Julliana Cunha Alves ([email protected])
Jussara Bernardi ([email protected])
Larissa de Assis Nunes ([email protected])
Letícia Bastos Nunes ([email protected])
Lorena Machado Do Nascimento ([email protected])
Lucas Gonçalves Abad ([email protected])
Maria Dos Remédios Lima Silva ([email protected])
Michelle Mendes Ribeiro
Patricia Capitani Cardoso
Rafael Faermann Korman ([email protected])
Rafael Iassin Abdalla Maihub ([email protected])
Raquel Thais Soares Peixoto ([email protected])
Renata de Rezende Lovera Tomasi ([email protected])
Roselaine Monteiro Moraes ([email protected])
Tiago Hoerlle ([email protected])
Vinicius Bordignon ([email protected])

Responsável pelo site
Jocelia Martins Marcelino