Produções

ALFARO, L. T.; CLESAR, C. T. S.; GIRAFFA, L. M. M. Os desafios e as possibilidades do ensino remoto na Educação Básica: um estudo de caso com professores de anos iniciais do município de Alegrete/RS. Dialogia, v. 1, p. 7-21, 2020.

AVILA, W.; GIRAFFA, L. M. A Complexidade Docente na Contemporaneidade. In: Clarice Ismério (Org.). (Org.). Educação em suas Múltiplas Faces e Sensibilidades. 1ed.Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2020, v. 1, p. 180-202.

BARANZELI, C.; MOROSINI, M.; WOICOLESCO, V. G. A chave está na troca − estudantes de mobilidade como vetores da internacionalização em casa. Série-Estudos, v. 25, p. 253-274, 2020.

BECKER, C.; GUILHERME, A. Modelo Social na Perspectiva da Educação Inclusiva. Revista Conhecimento Online, v. 1, p. 90, 2020.

BRITO, R. O.; GUILHERME, A.; CORDOBA, L. C.; CAMPOS, A. F. M. Comissão Própria de Avaliação – CPA: sua atuação na construção do diálogo entre comunidade acadêmica e direção da IES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 26, p. 68, 2021.

CARDOSO, G. O.; GIRAFFA, L. M. A percepção docente sobre o material didático digital em plataforma de educação on-line: um estudo de caso em escola confessional de Educação Básica. Revista de Educação ANEC, v. 49, p. 194-217, 2020.

CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Apontamentos sobre competências interculturais na educação superior. Revista Internacional De Educação Superior, v. 7, p. 01-25, 2021.

CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. IAH: Internacionalização e/ou Interculturalidade At Home? Linguagens, Educação e Sociedade, v. 47, p. 83-108, 2021. GURURAJ, Suchitra.

CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Competências interculturais: interlocuções conceituais e uma proposta de releitura para a educação superior. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v.46, p.1 – 20, 2020.

CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Competências interculturais na educação superior: uma perspectiva do continente brasileiro. Laplage em Revista, v. 6, p. 61-74, 2020.

CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Competências interculturais sob a perspectiva de uma universidade da Amazônia. In: MOROSINI, M.; CERDEIRA, L. (Org.). Educação Superior em contextos emergentes: complexidade e possibilidades na Universidade Ibero-Americana. 1ed.Lisboa – PT: Educa, 2019, v. 1, p. 221-239.

CLESAR, C. T. S. ; GIRAFFA, L. M. M. Recursos Educacionais Abertos como Elementos de Apoio para Aprendizagem De Conteúdos Matemáticos: uma experiência com o uso da Khan Academy. In: MELLO, D. E. (Org.). Reflexões e experiências didáticas com tecnologias digitais. 1ed.Londrina: Editora Madrepérola, 2020, v. 1, p. 365-385.

CLESAR, C. T. S.; GIRAFFA, L. M. M. Os cursos de licenciatura em pedagogia e a formação matemática do professor de anos iniciais: Refletindo acerca das brechas na formação inicial. Brazilian Journal of Development, v. 6, p. 34431-34450, 2020.

COFFERRI, F. F.; BRUSCHI, G. F. J.; SILVA, M. R. L.; SANTOS, B. S. Engajamento acadêmico: percepções de estudantes de uma universidade pública brasileira. Revista Contemporânea de Educação, v. 15, p. 255-276, 2020.

ETGES, I. I. N. ; PORANGABA, I. R. M. ; CORRENT, I. A. ; MORESCO, I. O. ; JOSE MENTGES, MANUIR ; MENTGES, M. J. ; RODRIGUES, I. D. R. ; TEIXEIRA, I. E. ; CENTENARO, L. M. . Presença entre os jovens Irmãos. In: Colégio Marista Rosário; Comitê Editorial. (Org.). Memórias de Humanidade: legado da Irmã Genoveva Guidolin. 1ed.Porto Alegre: Centro Marista de Comunicação, 2020, v. 1, p. 1-150.

FELICETTI, V. L.; MOROSINI, M. C.; CABRERA, A. F. First-Generation Students (F-Gen) in Brazilian Higher Education. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online). v.49, p.28 – 43, 2019.

GARBIN, F. G. B.; KAMPFF, A. J. C. O ensino e a aprendizagem de competências nos cursos superiores de engenharia: focos das pesquisas entre os anos 2001 e 2020. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 7, p. 1-18, 2021.

GIRAFFA, L. M.; SANTOS, M. F. O Erro é meu amigo! 1. ed. São Paulo: Editora Vecher, 2021. v. 1. 54p.

GIRAFFA, L. M.; MODELSKI, D.; MARTINS, C. Formação Docente em Tempos de Cibercultura: que tal educar em vez de apenas ensinar?. In: SANTOS, E.; SAMPAIO, F. F.; PIMENTEL, M. (Org.). Informática na Educação: fundamentos e práticas. 1ed.Rio de janeiro: Sociedade Brasileira de Computação, 2021, v. 1, p. 1-12.

GIRAFFA, L. M. M. A Estratégia de Instrução por Pares como Elemento Euxiliar no Engajamento Discente numa Disciplina de Programação. In: KAMPFF, A. J. C.; HARRES, J. B. S. (Org.). Percursos de Inovação Pedagógica: ensaios investigativos da prática docente. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021, v. 1, p. 130-139.

GUILHERME, A.; SANTOS, B. S.; SPAGNOLO, C. Educação Continuada de Professores: diálogos emergentes a partir da visão de Gert Biesta. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 1, p. 1, 2020.

GUILHERME, ALEXANDRE; MORGAN, WJ. Filosofia, diálogo e educação: nove filósofos europeus modernos. 1. ed. Brasilia: UNESCO, 2020.

GUILHERME, A.; BRITO, R. O.; DANTAS, L. G.; CHERON, C.; BECKER, C. Educação Básica em Tempos de Pandemia. 1. ed. Brasília: UNESCO, 2020.

GUILHERME, A.; LIMA, V.; GESSINGER, R. Professional knowledge-building in teacher education: some reflexions from Gur-Ze’ev. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE), v. 30, p. 1-22, 2019.

GUILHERME, ALEXANDRE. Ilan Gur-Zee’v and Education: Pedagogies of Transformation and Peace. 1. ed. London and New York: Routledge, 2019. 210p.

KAMPFF, A J. C.; HARRES, J. B. S. (Org.). Percursos de inovação pedagógica: ensaios investigativos da prática docente. 1. ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2021. v. 1. 320p.

KAMPFF, A. J. C.; SGNAOLIN, V.; CATALDO NETO, A. Metodologias Ativas no Ensino da Psiquiatria. In: CATALDO NETO, A.; GAUER, G. J. C.; FURTADO, N. R. F.; SGNAOLIN, V. (Org.). Psiquiatria para estudantes de Medicina. 3ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2021, v. 1, p. 609-622.

KAMPFF, A. J. C.; SOSO, F. S. Teacher Education Through the Modality of Distance Learning: New Regulations in Brazil. Encyclopedia of Teacher Education. 1ed.: Springer Singapore, 2020, v., p. 1-7. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-13-1179-6_407-1.

KAMPFF, A. J. C.. Interfaces da Educação a Distância na Internacionalização em Casa. In: MOROSINI, M.C. (Org.). Guia para a Internacionalização Universitária. 1ed.Porto Alegre: EdiPucrs, 2019, v. 1, p. 239-259.

MACHADO, M. J.; KAMPFF, A. J. C.; VIEIRA; J. H. Cenários da Avaliação Ecoformativa das Aprendizagens: rupturas e desafios à luz da obra Ciência com Consciência de Edgar Morin. Humanidades & Inovação, v. 8, p. 90-105, 2021.

MACHADO, K. G. W.; KAMPFF, A. J. C. Educação superior: as aprendizagens construídas por mestrandos e doutorandos em Educação durante o processo de internacionalização. REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, v. 6, p. e020045, 2020. DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8658289.

MARTELET, M.; BITTENCOURT, Z. A.; MOROSINI, M. C. Políticas de Internacionalização do Ensino Superior no Brasil: uma reflexão a partir de discussões teóricas no contexto emergente. In: DALLA CORTE, M. G.; BOLZAN, D. P. V.; MELLO, G. B. (Org.). Contextos emergentes: singularidades da formação e desenvolvimento profissional na Educação Básica e Superior. 1ed. São Paulo – SP: Pimenta Cultural, 2020, v. 1, p. 479-492.

MARTINS, C.; GIRAFFA, L. M. M. Práticas Pedagógicas Remixadas: Relações entre Estratégias Pedagógicas da Cultura Digital e Formação Docente. Revista E-Curriculum (PUCSP). v.18, p.739 – 760, 2020.

MENTGES, M. J. ; MOROSINI, M. C. Educação Superior na Ibero-América: sinal dos tempos. In: MOROSINI, M.; CERDEIRA, L. (Org.). Educação Superior em contextos emergentes: complexidade e possibilidades na Universidade Ibero-Americana. 1ed.Lisboa – PT: Educa, 2019, v. 1, p. 155-176.

MÉZIÉ, N.; GUILHERME, A.; MEDAETS, C. Democratização escolar e mobilidade social na França: a Sociologia empírica de Beaud, Truong e Pasquali. Práxis Educativa (Impresso), v. 16, p. 1-27, 2021.

MORGAN, WJ. (Org.); GUILHERME, A. A. (Org.). Peace and War Historical, Philosophical, and Anthropological Perspectives. 1. ed. New York: Palgrave Macmillan, 2020.

MOROSINI, M. C. Enciclopédia Brasileira de Educação Superior – EBES (Volume 1). 1. ed. Porto Alegre – RS: EdiPUCRS, 2021. v. 1. 504p.

MOROSINI, M. C.  Enciclopédia Brasileira de Educação Superior – EBES (Volume 2). 1. ed. Porto Alegre – RS: EdiPUCRS, 2021. v. 1. 448p.

MOROSINI, M. C.; CORTE, M. G. D. Internacionalização da Educação Superior. In: Marilia Costa Morosini. (Org.). Enciclopédia Brasileira de Educação Superior – EBES (Volume 1). 1ed.Porto Alegre – RS: EdiPUCRS, 2021, v. 1, p. 45-158.

MOROSINI, M. C.; SANTOS, P. K. BITTENCOURT, Z. A. Estado do Conhecimento: teoria e prática. 1. ed. Curitiba – PR: CVR, 2021. v. 1. 172p.

MOROSINI, M. C. Internacionalização da Educação Superior no Brasil e desafios no contexto do sul global. UNESCO/IESALC Revista Educación Superior y Sociedad, vol. 33, núm. 1, ene. – jun. 2021, pp. 361-383.

MOROSINI, M. C.; NEZ, E.; WOICOLESCO, V. G. Campo científico da educação superior: webinars como estratégia para a construção do conhecimento. Debates em Educação, v. 13, p. 1181-1201, 2021.

MOROSINI, M. C.; NEZ, E. Redes de pesquisa como proposta integradora para a internacionalização do conhecimento em contextos emergentes. Inter-Ação (UFG. Online), v. 45, p. 688-703, 2020.

MOROSINI, M.C.; NEZ, E. Teacher Education and Internationalization at Home. In: M. A. Peters. (Org.). Encyclopedia of Teacher Education. 1ed.Singapore: Springer Singapore, 2020, v. 1, p. 1-6.

MOROSINI, M. C.; MENTGES, M. J. Organismos Internacionais e Educação Superior: proposições da agenda E2030. ETD: Educação Temática Digital, 2020, v.22, p. 06.

MOROSINI, M. C.; LIMA, M. H. E. S. Estudantes Universitários em Contextos Emergentes: integrantes da política afirmativa na UFRGS. Educação, Cultura e Sociedade, v. 10, p. 38-50, 2020.

MOROSINI, M. C.; CLEMENTE, F. A. S. Inter (nacionalização e culturalidade): construtos gêmeos em contextos emergentes da Educação Superior. In: CUNHA, M.I.; RODRIGUES, G. M. (Org.). Práticas Pedagógicas na Educação Superior: desafios dos contextos emergentes. 1ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2020, v. 1, p. 233-250.

MOROSINI, M. C.; NEZ, E.; WOICOLESCO, V. G. A Mobilidade Acadêmica e as Redes Colaborativas Sul-Sul: o caso da UNILA. In: LUCENA, S.; NASCIMENTO, M.B.C.; BOA SORTE, P. (Org.). Espaços de aprendizagem em redes colaborativas na era da mobilidade. 1ed.Aracaju: EDUNIT, 2020, v. 1, p. 332-357.

MOROSINI, M. C. A cooperação acadêmica e os processos de internacionalização. Revista Panorâmica, v. 1, p. 52-65, 2020.

MOROSINI, M. C. Guia para a internacionalização universitária. 1. ed. Porto Alegre – RS: EdiPUCRS, 2019. v. 1. 265p.

MOROSINI, M. C. Como internacionalizar a universidade: concepções e estratégias. In: MOROSINI, M. C. (Org.). Guia para a internacionalização universitária. 1ed.Porto Alegre – RS: EdiPUCRS, 2019, v. 1, p. 01-14.

MOROSINI, M. C.; CERDEIRA, L. (Org.). Educação Superior em contextos emergentes: complexidade e possibilidades na Universidade Ibero-Americana. 1. ed. Lisboa – PT: Educa, 2019. v. 1. 280p.

MOROSINI, M. C.; CERDEIRA, L.; MENTGES, M. J. . Educação Superior na Ibero-América: sinal dos tempos. In: MOROSINI, M.; CERDEIRA, L. (Org.). Educação Superior em contextos emergentes: complexidade e possibilidades na universidade ibero-americana. 1ed.Lisboa: Educa, 2019, v., p. 155-176.

NAIDITCH, F.; SANTOS, B. S. Critical Thinking and Creative Pedagogies in the Classroom. Interfaces da Educação, v. 11, p. 711-734, 2020.

NASCIMENTO, B.; GIRAFFA, L .M.M. Professor empreendedor [recurso eletrônico]: do mito ao fato Caxias do Sul, RS: Educs, 2021.

NASCIMENTO, B. J. C.; GIRAFFA, L.M.M. Education and Entrepreneurship: methods associated to teaching. Journal of Modern Education Review, v.9, p.169 – 178, 2019. • MODELSKI, D.; GIRAFFA, L.M.M.; CASARTELLI, A. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa, v.45, p.1 – 17, 2019.

NEZ, E.; MOROSINI, M. C. Programa institucional de internacionalização (PrInt): análises frente a uma pandemia. Debates em Educação, v. Ahead, p. 01-18, 2020.

NEZ, E.; MOROSINI, M. C. Pós-Graduação em Centros Regionais Brasileiros como espaço de internacionalização at home. Movimento – Revista de Educação, v. 7, p. 113-134, 2020.

PICOLI, B. A.; GUILHERME, A. É possível Educação em Educação a Distância? Reflexões a partir da ética da responsabilidade de Levinas e do Eros transcendental de Gur-Ze’ev. Práxis Educativa (Impresso), v. 15, p. 1-21, 2020.

PROCASKO, J. C. S.; GIRAFFA, L. M. M. A Gestão de Instituições Educacionais em Tempos de Cibercultura. In: SILVA, A. J. N.; BOMFIN, A. L. (Org.). Militância Política e Teórico-Científica da Educação no Brasil 4. 1ed. Ponta Grossa: Atena Editora, 2020, v. 1, p. 159-166.

RODENBUSCH, C.B.; COFFERRI, F. F.; SAVICZKI, S.; SANTOS, B. S.; NASCIMENTO, L.M. Interações entre universidade e escola: Propostas para pensar a formação de professores inovadores. In: Marcelo Máximo Purificação, Elisângela Maura Catarino, Éverton Nery Carneiro. (Org.). A educação no âmbito do político e de suas tramas. 1ed. Ponta Grossa: Atena, 2020, v., p. 120-130.

ROZNIESKI, R.; GIRAFFA, L. M. Media literacy como Competência para o Desenvolvimento de um Protagonismo Docente Aliado à Cultura Digital Contemporânea. In: ISMÉRIO, C. (Org.). Educação em suas Múltiplas Faces e Sensibilidades. 1ed. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2020, v. 1, p. 140-168.

SANTOS, P. K.; MOROSINI, M. C. O revisitar da metodologia do estado do conhecimento para além de uma revisão bibliográfica. Revista Panorâmica, v. 33, p. 123-145, 2021.

SANTOS, P. K.; MOROSINI, M. C. A mobilidade de estrangeiros como desafio/ferramenta à Internacionalização em Casa – IAH: Desafios e Perspectivas da Internacionalização das Universidades Brasileiras. In: Renato de Oliveira Brito. (Org.). Internacionalização da educação básica e superior: desafios, perspectivas, experiências. 1ed.Cátedra UNESCO de Juventude: Brasília – DF, 2020, v. 1, p. 195-208.

SANTOS, B. S.; MUSANTI, S. Transformando a sala de aula universitária: o uso do photovoice como ferramenta metodológica. Práxis Educacional (Online), v. 16, p. 543-542, 2020.

SANTOS, B. S. DOS; WIEBUSCH, A.; KORMAN, R. F. Motivação docente: permanência ou desistência na profissão? Educação em Perspectiva (Online), v. 11, p. 1-16, 2020.

SANTOS, B. S.; SPAGNOLO, C.; GUILHERME, A. A. Educação Continuada de Professores: Diálogos emergentes a partir da visão de Gert Biesta. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 25, p. 1-25, 2020.

SANTOS, B. S.; SPAGNOLO, C.; BUCKER, C. Metodologias Criativas no Processo de Ensino e de Aprendizagem na Educação Básica. Teias (Rio de Janeiro. Impresso), v. 21, p. 410-424, 2020.

SANTOS, B. S.; SPAGNOLO, C. A Criatividade no ambiente escolar: Realidade ou ilusão?. In: Marcelo Bonhemberger, Sandro Bobrzyk. (Org.). Desafios Interdisciplinares para a Educação de Crianças e Adolescentes. 1ed.Porto Alegre: EdiPUCRS, 2020, v. 1, p. 23-38.

SANTOS, B. S. ; POZZA, M. Motivação Docente na Prática da Educação Inclusiva. In: ZIESMANN, C.I.; BATISTA, J. F. DANTAS, N. M. R. (Org.). A Escola é feita de diversos tempos, formas e territórios de aprendizagem. 1ed. Campinas: Pontes Editores, 2020, v. 1, p. 185-203.

SILVA, R. S.; KAMPFF, A. J. C. A Gamificação como Estratégia Pedagógica no Ensino Profissional. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, p. 422-440, 2020.

SOMERS, P.; FRY, J.; WATSON, D.; CICERO, F.; MOROSINI, M. C.; ZAMORA, J. Affirmative action policy: Inclusion, exclusion, and the global public good. Policy Futures in Education, 2021; 19 (1): 63-83.

VOOS, J. B. A.; MOROSINI, M. C.; MARTINS JUNIOR, L.; DIAS, J. Do abandono a permanência: em exame a Universidades Comunitárias Catarinenses. In: MONTENEGRO, R. K. A. (Org.). Educação: possibilidades e caminhos. 1ed. Campo Grande – MT: Inovar, 2019, v. 1, p. 190-204.

ZIESMANN, C. I.; GUILHERME, A.A.; Inclusão no Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica: um estudo de caso. Contexto & Educação, v. 35, p. 86-104, 2020.

…..