14/05/2019 - 15h50

Docente da Gastronomia debate sobre fome e desperdício em congresso na Austrália

Daniel Menezes apresentou o cenário na América Latina e ações para o combate do problema

2019_05_14_daniel_menezes_gastronomia

Fotos: Arquivo pessoal

Entre os dias 7 e 10 de maio, o professor do curso de Gastronomia, da Escola de Ciências da Saúde, Daniel Menezes participou do WADEM Congress on Disaster and Emergency Medicine, que ocorreu em Brisbane, na Austrália. O 21º congresso organizado pela Associação Mundial para Desastres e Medicina de Emergência (WADEM) em parceria com a Queensland University of Technology, visou fornecer um programa explorando a inovação e melhores práticas globais em aspectos de saúde, de gestão de desastres e ajuda humanitária.

No evento, Menezes apresentou o trabalho que relata os dados da fome na América Latina e a relação com a gastronomia. No Brasil em 2017, mais de 5,2 milhões de pessoas passam um dia ou mais sem consumir alimentos, representando 2,5% da população. Já a nível global, estimativas apontam que a fome no mundo atinge 821 milhões de pessoas, representando uma a cada nove indivíduos no planeta.

De acordo com o professor, uma das principais formas de reduzir a fome é evitar o desperdício de alimentos. Um terço de toda a comida produzida no mundo é desperdiçada em um ano e isso poderia alimentar quase 25% da população mundial.

2019_05_14_daniel_menezes_gastronomia2“Os profissionais da gastronomia, nutrição e áreas afins no ramo da alimentação têm um papel importantíssimo para a redução destes números. Conhecer o macroambiente, com ênfase em aspectos econômicos e culturais do local onde se quer trabalhar e investir, é de suma importância ao profissional da gastronomia”, adiciona o pesquisador.

Relevância internacional

O evento teve como foco trazer debates sobre situações de vulnerabilidade em diferentes lugares do mundo. “É importante que os profissionais da área da gastronomia saibam e relembrem sempre que a alimentação não é um luxo, mas sim, uma necessidade fisiológica de todo o ser humano”, completa Menezes.

Sobre a importância de participar deste tipo de evento, o professor reforça que o congresso de nível internacional proporciona conhecimento além das fronteiras, trazendo visão de mundo e trocas de experiências enriquecedoras do ponto de vista de aprendizado.