Publicidade e Propaganda

Classificação no Guia de Estudantes Abril      
Tipo de curso bacharelado
Modalidade presencial
Tempo de curso 8 semestres
Vestibular verão / inverno
Turno Manhã / Noite
Vagas Anuais 160

A estrutura da grade de horários adotada pela Universidade define um tempo de duração da hora-aula nos turnos manhã e tarde (50min), diferente do turno da noite (45min), sendo o valor das mensalidades do curso o mesmo, independentemente do turno.

Mais informações

Apresentação

50 anos Publicidade e Propaganda Famecos: todo dia, novo

Guia do Estudante Abril - Publicidades e Propaganda 5 estrelasEm 2015, o Curso de Publicidade e Propaganda comemorou 50 anos. Com toda essa experiência, o curso está sempre atento a se reinventar e poder vivenciar sua história com um olhar renovado. Entendemos o valor das ideias, das formas diferentes de pensar e fazer propaganda.

A prática publicitária exige constantemente sínteses criativas, estratégias, pesquisas e reflexões. Talvez, nenhuma profissão seja mais cobrada, pela originalidade, em tão curto espaço de tempo. Assim sendo, o curso assume esse desafio constante, de olhar o passar de cada dia com o objetivo de buscar sempre algo desafiador e inovador. Afinal, essa é a alma da Publicidade.

 

Coordenação do curso

Márcia Pillon Christofoli


 

50 anos Publicidade e Propaganda Famecos: todo dia, novo.

Currículos do curso

  • 9704 e 9705 (Ingresso a partir de 2020/1)
  • 2/34C e 2/34D (Ingresso até 2019/2)
SEM COD Disciplina CH
1 97001-02 Comunicação e Contexto Sociocultural 30
1 97302-04 Contexto Publicitário 60
1 97002-04 Criatividade 60
1 97301-04 Ferramentas de Edição 60
1 97003-04 Laboratório de Comunicação 60
1 1216F-04 Leitura e Producao Textual 60
1 97303-02 Mídia e Distribuição de Conteúdo 30
2 97008-04 Artes e Linguagens Visuais 60
2 97006-02 Comunicação e Marketing 30
2 97304-04 Criação Publicitária: Direção de Arte e Redação 60
2 12295-04 Escrita Criativa: Narrativa (Sp) 60
2 97007-02 Fotografia 30
2 2334F-02 Gestão da Conta Publicitária 30
2 97009-02 Produção Audiovisual 30
2 97005-04 Sustentabilidade: Construindo um Mundo Melhor 60
3 97306-04 Comportamento e Consumo 60
3 2334D-04 Design Publicitário 60
3 94002-04 Empreendedorismo 60
3 23135-02 História da Comunicação 30
3 97305-02 Marketing Avançado em Comunicação 30
3 97321-04 Planejamento Publicitário 60
3 1501A-04 Ética e Cidadania 60
4 97012-04 Cultura Digital 60
4 91835-02 Geopolitica e Cenários Econômicos 30
4 97011-02 Gestão de Projetos de Comunicação 30
4 11521-04 Humanismo e Cultura Religiosa 60
4 97322-02 Marketing Estratégico em Comunicação 30
4 97328-02 Mentoria 30
4 97307-04 Pesquisa de Mercado 60
4 97308-02 Social Media 30
4 97013-02 Teorias da Comunicação 30
5 97312-04 Ativação de Marcas 60
5 97310-04 Conteúdos Audiovisuais: Linguagens 60
5 970C1-24 Disciplina Eletiva 360
5 2331F-04 Foto Publicitária 60
5 97309-04 Laboratório de Tendências 60
5 97311-02 Negócio Publicitário 30
5 97014-02 Teorias Avançadas da Comunicação 30
6 97316-04 Branded Content 60
6 97317-04 Conteúdos Audiovisuais: Narrativas e Formatos 60
6 97315-04 Criação Publicitária: Geração de Ideias 60
6 97314-04 Planejamento de Mídia 60
6 97313-04 Projeto de Estratégia e Inovação (80h) 80
6 97015-02 Soft Skills 30
7 97017-02 Gestão de Carreiras 30
7 97016-02 Metodologias e Práticas em Pesquisa em Comunicação 30
7 97319-02 Métricas e Performance 30
7 97318-04 Projeto de Campanha (80h) 80
8 970C3-00 Atividades Complementares (300H) 300
8 97320-02 Indústria Criativa e Entretenimento 30
8 2325H-04 Influenciadores e Estratégias de Marketing 60
8 97327-03 Tcc: Pesquisa em Comunicação 45

Como ingressar

Para iniciar o Curso de Publicidade e Propaganda é necessário realizar o Concurso Vestibular da PUCRS. O vestibular é realizado em duas edições, inverno e verão.

A PUCRS oferece também a possibilidade de ingresso extravestibular nos cursos de graduação através de transferência, ingresso de diplomado e reopção.

 

O que faz um publicitário?

O publicitário é o profissional responsável por elevar as vendas do seu cliente, através de campanhas publicitárias. É ele que deve mostrar ao público, da melhor e mais convincente forma possível, que a marca, os produtos e os serviços que defende são os mais adequados. É um profissional que deve ser eficiente, envolvente, astuto, estratégico e comunicativo.

Uma das grandes vantagens de escolher a publicidade como profissão é a amplitude do mercado de trabalho. São diferentes áreas, que necessitam de diferentes habilidades e aprendizados. Entre elas estão a criação, que envolve redação e direção de arte, a mídia, o planejamento, o atendimento, a produção gráfica e eletrônica, o marketing e as pesquisas de mercado.

É muito comum associar a publicidade à criatividade. Porém, essa habilidade é mais exigida na área de criação. Nas demais, o publicitário pode se valer de outras tantas características, como o senso estratégico e a facilidade de se comunicar. Mas vale lembrar: criatividade não é um dom e sim uma competência que pode ser exercitada. Portanto, não há nada que impeça alguém que não se considera criativo de vir a trabalhar na criação.

Apesar da maioria dos profissionais da área trabalharem nas agências de propaganda, o mercado não se limita apenas a elas. Entre as demais opções de atuação estão as consultorias, assessorias de comunicação, estúdios, produtoras (digitais, gráficas, de vídeo, de cinema, de áudio, de fotografia, entre outras), institutos de pesquisa, organizações públicas e privadas, estúdios de design, departamentos de marketing e empresas anunciantes.

 

Como é a Famecos?

PP - 50 anosO Curso de Publicidade e Propaganda da Famecos é considerado um dos melhores e mais tradicionais do país. Esse prestígio foi conquistado desenvolvendo um ensino de qualidade, que visa preparar os alunos da maneira mais completa para a carreira publicitária.

A Famecos tem como missão formar os melhores profissionais, pois entende que em um mercado exigente, como é o da publicidade, somente esses se destacarão. Para isso, é oferecida ao aluno uma estrutura de primeira qualidade. Com laboratórios, estúdios de fotografia e de vídeo, salas de aula confortáveis e bem equipadas, além de um corpo docente composto por professores qualificados, pesquisadores e profissionais atuantes da área, a Famecos proporciona aprendizado integral. Ao mesmo tempo que  se aprofunda na teoria, ensinando os princípios da comunicação, não se distancia da prática, instruindo ao planejamento, à busca por tendências, ao exercício da criatividade e à participação em projetos práticos, executados em situações reais de mercado. Tudo isso leva à percepção da publicidade como uma profissão de amplas possibilidades e à formação de um aluno que, via de regra, já está estagiando ou efetivado no decorrer do curso.

 

Atividades Laboratoriais

Espaço Experiência

Os alunos do curso de Publicidade e Propaganda podem participar ativamente em qualquer um dos núcleos do Espaço Experiência.

CONHEÇA O PORTAL EU SOU FAMECOS E SAIBA MAIS SOBRE A AGÊNCIA

Informações acadêmicas

Informações para os alunos do curso de graduação em Publicidade e Propaganda, clique para saber mais: