Publicidade e Propaganda

Apresentação

50 anos Publicidade e Propaganda Famecos: todo dia, novo

Guia do Estudante Abril - Publicidades e Propaganda 5 estrelasEm 2015, o Curso de Publicidade e Propaganda comemorou 50 anos. Com toda essa experiência, o curso está sempre atento a se reinventar e poder vivenciar sua história com um olhar renovado. Entendemos o valor das ideias, das formas diferentes de pensar e fazer propaganda.

A prática publicitária exige constantemente sínteses criativas, estratégias, pesquisas e reflexões. Talvez, nenhuma profissão seja mais cobrada, pela originalidade, em tão curto espaço de tempo. Assim sendo, o curso assume esse desafio constante, de olhar o passar de cada dia com o objetivo de buscar sempre algo desafiador e inovador. Afinal, essa é a alma da Publicidade.

 

Coordenação do curso

Márcia Pillon Christofoli


 

50 anos Publicidade e Propaganda Famecos: todo dia, novo.

Currículos do curso

  • Reconhecimento: Decreto n.º 38.008/56 (D.O. de 16-04-56)
  • Currículo Mínimo: Resolução n.º 2/84 do C.F.E.
SEM COD Disciplina CH
1 2330J-02 Criatividade 30
1 23149-02 Cultura Digital 30
1 23133-02 Estética e História da Arte 30
1 23148-02 Fundamentos da Pesquisa Científica em Comunicação 30
1 23135-02 História da Comunicação 30
1 2330H-02 Introdução à Publicidade e Propaganda 30
1 1214L-04 LÍngua Portuguesa I 60
1 2333U-02 Marketing Básico em Publicidade e Propaganda 30
1 2333T-02 Mídia na Publicidade e Propaganda 30
1 2333X-02 Publicidade: Trajetória e Contexto 30
1 2330L-02 Tecnologias Audiovisuais 30
2 2330R-04 Cinema e Publicidade 60
2 23136-02 Comunicação Comunitária 30
2 2330P-04 Introdução à Foto Publicitária 60
2 1214M-04 Língua Portuguesa II 60
2 23351-04 Marketing Avançado em Publicidade e Propaganda 60
2 23150-02 Teorias da Comunicação: Mídia e Informação 30
3 23153-02 Comunicação e Cultura no Brasil 30
3 2334D-04 Design Publicitário 60
3 2335P-12 Disciplina Eletiva I 180
3 2333Y-02 Ferramentas de Edição em Publicidade e Propaganda 30
3 2334C-02 Negociação e Mediação 30
3 2334A-04 Pesquisa Qualitativa de Mercado em Publicidade e Propaganda 60
3 2334B-02 Planejamento Publicitário: Comunicação e Marca 30
3 2333Z-02 Planejamento de Marketing em Publicidade e Propaganda 30
3 23152-02 Teorias da Comunicação: Cultura e Sociedade 30
3 1501A-04 Ética e Cidadania 60
4 2331D-02 Comportamento do Consumidor 30
4 2334J-04 Criação Publicitária: Fund. da Direção de Arte e Redação 60
4 2334K-02 Empreendedorismo e Inovação em Publicidade e Propaganda 30
4 2334L-04 Estágio (200h) 200
4 2334F-02 Gestão da Conta Publicitária 30
4 2334E-04 Pesquisa Quantitativa de Mercado em Publicidade e Propaganda 60
4 2334G-02 Planejamento Publicitário: Campanha 30
4 2334H-02 Promoção e Ativação de Marcas 30
4 1513G-02 Sociologia da Comunicação 30
5 2334Q-04 Criação Publicitária: Geração e Desenvolvimento de Ideias 60
5 2331F-04 Foto Publicitária 60
5 11521-04 Humanismo e Cultura Religiosa 60
5 2334P-02 Planejamento de Mídia 30
5 2334N-02 Planejamento de Recursos em Publicidade e Propaganda 30
5 2331G-04 Produção Gráfica 60
5 2334M-04 Tendências de Comportamento e Mercado 60
6 2334Y-04 Criação Publicitária: Campanha 60
6 2333L-02 Legislação Publicitária 30
6 2334R-02 Metodologias da Pesquisa Científica Aplicadas À Publicidade e Propaganda 30
6 2334X-02 Mídia Expandida 30
6 2335A-04 Produção Audiovisual Publicitária: Fundamentos 60
6 2334Z-04 Produção em Áudio Publicitário: Linguagem 60
6 2334T-02 Teorias da Comunicação: Linguagens na Publicidade 30
7 2333M-04 Comunicação Digital em Publicid. e Prop. 60
7 2335B-02 Monografia: Projeto de Pesquisa 30
7 2335D-04 Produção Audiovisual Publicitária: Conteúdos e Formatos 60
7 2335C-04 Produção em Áudio Publicitário: Imagens 60
7 2335M-04 Projeto de Pesquisa de Mercado em Publicidade e Propaganda 60
8 2335N-00 Atividades Complementares (200 Horas) 200
8 2335E-03 Monografia: Trabalho de Conclusão de Curso 45
8 2335H-04 Projeto Digital em Publicidade e Propaganda 60
8 2335F-04 Projeto de Campanha em Publicidade e Propaganda 60
8 2335G-04 Projeto de Marketing em Publicidade e Propaganda 60

Como ingressar

Para iniciar o Curso de Publicidade e Propaganda é necessário realizar o Concurso Vestibular da PUCRS. O vestibular é realizado em duas edições, inverno e verão.

A PUCRS oferece também a possibilidade de ingresso extravestibular nos cursos de graduação através de transferência, ingresso de diplomado e reopção.

 

O que faz um publicitário?

O publicitário é o profissional responsável por elevar as vendas do seu cliente, através de campanhas publicitárias. É ele que deve mostrar ao público, da melhor e mais convincente forma possível, que a marca, os produtos e os serviços que defende são os mais adequados. É um profissional que deve ser eficiente, envolvente, astuto, estratégico e comunicativo.

Uma das grandes vantagens de escolher a publicidade como profissão é a amplitude do mercado de trabalho. São diferentes áreas, que necessitam de diferentes habilidades e aprendizados. Entre elas estão a criação, que envolve redação e direção de arte, a mídia, o planejamento, o atendimento, a produção gráfica e eletrônica, o marketing e as pesquisas de mercado.

É muito comum associar a publicidade à criatividade. Porém, essa habilidade é mais exigida na área de criação. Nas demais, o publicitário pode se valer de outras tantas características, como o senso estratégico e a facilidade de se comunicar. Mas vale lembrar: criatividade não é um dom e sim uma competência que pode ser exercitada. Portanto, não há nada que impeça alguém que não se considera criativo de vir a trabalhar na criação.

Apesar da maioria dos profissionais da área trabalharem nas agências de propaganda, o mercado não se limita apenas a elas. Entre as demais opções de atuação estão as consultorias, assessorias de comunicação, estúdios, produtoras (digitais, gráficas, de vídeo, de cinema, de áudio, de fotografia, entre outras), institutos de pesquisa, organizações públicas e privadas, estúdios de design, departamentos de marketing e empresas anunciantes.

 

Como é a Famecos?

PP - 50 anosO Curso de Publicidade e Propaganda da Famecos é considerado um dos melhores e mais tradicionais do país. Esse prestígio foi conquistado desenvolvendo um ensino de qualidade, que visa preparar os alunos da maneira mais completa para a carreira publicitária.

A Famecos tem como missão formar os melhores profissionais, pois entende que em um mercado exigente, como é o da publicidade, somente esses se destacarão. Para isso, é oferecida ao aluno uma estrutura de primeira qualidade. Com laboratórios, estúdios de fotografia e de vídeo, salas de aula confortáveis e bem equipadas, além de um corpo docente composto por professores qualificados, pesquisadores e profissionais atuantes da área, a Famecos proporciona aprendizado integral. Ao mesmo tempo que  se aprofunda na teoria, ensinando os princípios da comunicação, não se distancia da prática, instruindo ao planejamento, à busca por tendências, ao exercício da criatividade e à participação em projetos práticos, executados em situações reais de mercado. Tudo isso leva à percepção da publicidade como uma profissão de amplas possibilidades e à formação de um aluno que, via de regra, já está estagiando ou efetivado no decorrer do curso.

 

Atividades Laboratoriais

Espaço Experiência

Os alunos do curso de Publicidade e Propaganda podem participar ativamente em qualquer um dos núcleos do Espaço Experiência.

CONHEÇA O PORTAL EU SOU FAMECOS E SAIBA MAIS SOBRE A AGÊNCIA

Informações acadêmicas

Informações para os alunos do curso de graduação em Publicidade e Propaganda, clique para saber mais:

Classificação no Guia de Estudantes Abril      
Tipo de curso bacharelado
Modalidade presencial
Tempo de curso 8 semestres
Vestibular verão / inverno
Turno Manhã / Noite

Vagas 160
Vagas Observações São oferecidas 80 vagas anuais no turno da manhã e 80 vagas anuais no turno da noite.

A estrutura da grade de horários adotada pela Universidade define um tempo de duração da hora-aula nos turnos manhã e tarde (50min), diferente do turno da noite (45min), sendo o valor das mensalidades do curso o mesmo, independentemente do turno.