09/08/2018 - 15h16

Referências na Avaliação da Educação Superior

Universidade tem mais 16 professores no Banco do Sinaes

Outros 16 professores da PUCRS foram selecionados para o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Depois de participarem de capacitações, terão como tarefa realizar avaliações in loco nos processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação e de credenciamento institucional. Somam-se a 15 representantes da Universidade que já fazem parte desse banco. A Comissão Própria de Avaliação da PUCRS vai se articular com esses docentes para ampliar as reflexões internas sobre o tema e proporcionar o compartilhamento de experiências.

Confira os novos integrantes do Banco de Avaliadores do Sinaes:

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Alessandra Campani Pizzato Autorização de Curso
Ana Ligia Bender Autorização de Curso
Andrea Gonçalves Bandeira Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento
Beatriz Sebben Ojeda Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento
Clarissa Netto Blattner Autorização de Curso
Janete de Souza Urbanetto Autorização de Curso
Mara Regina Knorst Autorização de Curso
Samuel Greggio Autorização de Curso
Tatiana Cardoso Baierle Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento
Temis Weber Furlanetto Corte Autorização de Curso
Thais de Lima Resende Autorização de Curso
ESCOLA DE CIÊNCIAS Helio Radke Bittencourt Credenciamento Institucional
ESCOLA POLITÉCNICA Marcos Pereira Diligenti Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento
ESCOLA DE DIREITO Clarice Beatriz da Costa Sohngen Autorização de Curso
Ricardo Jacobsen Gloeckner Autorização de Curso
ESCOLA DE HUMANIDADES Gleny Terezinha Duro Guimarães Autorização de Curso

Comissões assessoras do Inep

A decana associada da Escola de Ciências da Saúde e procuradora educacional institucional, Marion Creutzberg, e o professor da Escola de Ciências Hélio Radke Bittencourt foram designados, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep)/Ministério da Educação, como membros da Comissão de Assessoramento para a Revisão dos Processos Avaliativos, Instrumentos e Técnicas de Coleta de Dados e Indicadores da Educação Superior. O objetivo é revisar os fundamentos teórico-metodológicos que sustentam as validações da avaliação da educação superior, além de fortalecer o processo de formação continuada dos servidores do Inep. A indicação foi publicada pelo Diário Oficial da União, na portaria nº 593, de 10 de julho de 2018.

Missão em São Tomé e Príncipe

Marion Creutzberg em missão em São Tomé e Príncipe

Foto: Divulgação

A professora Marion também foi convidada pelo Inep a participar da cooperação técnica internacional de implantação de Sistema de Avaliação do Ensino Superior no âmbito do Ministério da Educação, Cultura e Ciência de São Tomé e Príncipe junto à equipe técnica do instituto. A primeira missão de trabalho no país africano ocorreu de 21 a 29 de julho, com a formulação das normativas que darão sustentação ao processo.

A partir de seminário anterior, realizado com gestores e docentes das instituições de educação superior de São Tomé e Príncipe e com base na legislação do país, a equipe elaborou o instrumento de avaliação externa institucional e de cursos. Ainda, atuou no desenvolvimento de legislação específica para a implantação do sistema, o primeiro a ser implantado no país.

O foco maior da avaliação de Ensino Superior em São Tomé e Príncipe é garantir que os cursos ofertados, tanto de graduação quanto de pós-graduação, e a produção de conhecimento efetivamente contribuam para o desenvolvimento econômico, social e cultural.

Assim que as normativas elaboradas estiverem oficialmente publicadas pelo ministério, serão confirmadas as próximas duas missões. A primeira, com previsão ainda para 2018, será para a capacitação de docentes-avaliadores e das instâncias de avaliação. A segunda, para acompanhar o primeiro processo de avaliação in loco das três IES atualmente ativas no país.