Editais Covid-19

 

Comissão Europeia lança conjunto de chamadas emergenciais para pesquisas com foco nas variantes do coronavírus

Elegibilidade dos pesquisadores brasileiros

Em uma das quatro chamadas abertas pela Comissão Europeia (chamada 2, vide listagem abaixo), pesquisadores brasileiros estão aptos a receberem financiamento em suas pesquisas por meio do programa Horizon Europe. Nas demais chamadas (1, 3 e 4, vide listagem abaixo), pesquisadores brasileiros não são elegíveis de forma automática para receberem o financiamento europeu, entretanto, podem submeter propostas, que serão avaliadas pela Comissão Europeia e, caso sejam consideradas essenciais para a realização da ação, poderão excepcionalmente ser financiadas pelo lado europeu. Os pesquisadores brasileiros também podem consultar diretamente as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) dos seus respectivos Estados e/ou o CNPq para verificarem eventuais possibilidades de cofinanciamento para pesquisas com foco nas variantes do coronavírus.

Confira os links para submissão de propostas:

Data limite: 06 de maio de 2021 17:00:00 hora de Bruxelas

Data limite: 06 de maio de 2021 17:00:00 hora de Bruxelas

Data limite: 06 de maio de 2021 17:00:00 hora de Bruxelas

Data limite: 06 de maio de 2021 17:00:00 hora de Bruxelas

*Nos links acima é possível também consultar as perguntas frequentes (FAQs) sobre as chamadas.

  • Webinar da Comissão Europeia sobre as chamadas: disponível no link.
  • Apresentações sobre as chamadas: disponíveis no link.
  • Projetos que a Comissão Europeia já apoiou: disponíveis no link.

Contato para esclarecimentos e/ou mais informações: Elisa Natola, assessora do Confap para Cooperação Internacional entre Brasil-União Europeia (e-mail: [email protected]) ou neste link.

 

EDITAIS COM PRAZO ENCERRADO PARA NOVAS PROPOSTAS:

  • Fundação Bill & Mellinda Gates | Grand Challenges ICODA COVID-19 Data Science
    A International COVID-19 Data Alliance (ICODA) e a iniciativa Grand Challenges da Bill & Melinda Gates Foundation, apoiada pelo COVID-19 Therapeutics Accelerator, estão anunciando uma chamada de financiamento aberto para estudos de pesquisa para acelerar o conhecimento do COVID-19 por meio da ciência de dados: Grand Challenges ICODA COVID-19 Data Science. Inscrições até o dia 19 de janeiro de 2021.

 

  • Chamada CNPq/MCTIC/BRICS-STI Nº 19/2020: Apoiar projetos conjuntos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&;D&I), exclusivamente na temática relativa ao enfrentamento do novo corona vírus SARS-CoV 2 e à doença a ele relacionada (Covid-19), que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do país, no âmbito da cooperação CNPq/MCTI/BRICS-STI. Clique para saber mais.

Prazo de submissão: 23 de agosto de 2020.