06/12/2018 - 11h43

PUCRS fica entre finalistas do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica

Pesquisa desenvolvida com IPR, Escolas Politécnica e de Ciências busca opões para separação do CO2 do gás natural

Foto: reprodução

A PUCRS ficou entre os finalistas no Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2018, na categoria Exploração e Produção de Petróleo e Gás, com a pesquisa Novos Poli(líquidos iônicos) projetados para a separação do CO2 do gás natural. O estudo foi desenvolvido por pesquisadores da Escola Politécnica, da Escola de Ciências e do Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais (IPR).

Com objetivo de auxiliar na redução das emissões de dióxido de carbono, a pesquisa busca opções para a separação do CO2 do gás natural, permitindo entender a influência de diferentes tipos de cátions sobre a absorção do composto químico. Como resultado, aponta a utilização de novos materiais poli(líquidos iônicos) como membranas, com valores interessantes de seletividade CO2/CH4  que são comparáveis aos sistemas comerciais.

Participaram desta etapa do projeto a decana da Escola Politécnica Sandra Einloft, os professores Franciele Bernard e Felipe Dalla Vecchia, o pesquisador Leonardo Moreira e a aluna Bárbara Polesso. A pesquisa segue com um novo projeto financiado pela Petrobras no período 2019-2022 para testar as membranas em condições reais de uso.