19/11/2019 - 14h11

Professor participa de conferência sobre primatologia na China

Júlio César Bicca-Marques abordou o risco crescente das doenças infecciosas para a conservação dos primatas não-humanos

2019_11_19_julio_bicca_china_2

Foto: Arquivo pessoal

O professor Júlio César Bicca-Marques, coordenador de Iniciação Científica da PUCRS e Secretário Geral da International Primatological Society, participou da 16th Annual Conference of the China Primate Society em Guiyang City, na China, no início do mês de novembro. O docente foi o único latino-americano palestrando no congresso anual da Sociedade Chinesa de Primatologia, que reúne pesquisadores de diferentes partes do mundo.

Na ocasião, Bicca-Marques apresentou a palestra Understanding the growing threat of infectious diseases to primate conservation. O pesquisador discutiu a crescente ameaça de doenças infecciosas (tais como febre amarela, Ebola, pneumonia, herpes entre tantas outras) para os primatas não-humanos de vida livre, à medida que as atividades econômicas estão reduzindo, fragmentando e degradando os seus habitats naturais. “Esse risco tem sido observado especialmente em áreas onde a proximidade com o homem favorece a transmissão de nossas doenças para os macacos”, comenta.

A passagem pelo evento resultou no convite para Bicca-Marques participar do International Biodiversity and Primate Conservation Centre (Centro Internacional de Conservação da Biodiversidade e dos Primatas) em fase de concepção, a ser estabelecido na Dali University, na cidade chinesa de Yunnan. “A participação nessa iniciativa facilitará o desenvolvimento de pesquisas em colaboração com colegas da China e de outras partes do mundo, as quais poderão envolver alunos do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade”, celebra o docente. Por fim, Bicca-Marques passou pela Northwest University, em Xi’an, para palestrar também sobre o tema de doenças infecciosas e conservação de primatas.