08/08/2018 - 08h34

Professor da PUCRS representa Brasil em conferência no Japão

O médico Douglas Sato palestrou durante evento realizado pela Tohoku University

Foto: arquivo pessoal

O professor da Escola de Medicina e superintendente de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto do Cérebro do RSDouglas Sato, foi o único médico brasileiro convidado a participar da Sendai Conference 2018, em Tóquio, no Japão. Realizado pela Tohoku University em julho, o evento reuniu neurologistas do mundo todo no TKP Garden City Sendai para uma série de apresentações relacionadas à neurologia.

Em sua palestra, Dr. Sato abordou o tema central de suas pesquisas realizadas nos últimos sete anos com pacientes de quadros neurológicos compatíveis com a doença desmielinizante do sistema nervoso central, e que são positivos para um autoanticorpo chamado anti-MOG. Ainda, lançou a proposta da sigla para definir uma nova “doença” chamada MONEM (MOG-IgG-associated Optic Neuritis).

Glossário

Doença desmielinizante do sistema nervoso central – São doenças onde o sistema imune da própria pessoa causa inflamações no cérebro e na medula espinhal. Estas lesões cerebrais focais prejudicam a condução nervosa. Dentre estas doenças, a mais conhecida é a esclerose múltipla, mas diversas outras deste grupo podem apresentar sintomas semelhantes.

MONEM – Para auxiliar o diagnóstico destes pacientes, diversos biomarcadores são investigados. Entre eles, o anticorpo contra a glicoproteína do oligodendrócito (MOG-IgG), pesquisado há alguns anos pelo professor Douglas Sato. Seu grupo de pesquisa propôs o termo MONEM (MOG-IgG associated optic neuritis, encephalitis, and/or myelitis), que agrupa os quadros clínicos que são positivos para o MOG-IgG em artigos e em eventos internacionais.