25/07/2018 - 11h57

Professor da PUCRS é eleito presidente de comitê internacional de pesquisa

Hermilio Santos é o primeiro não-europeu a assumir o Comitê de Pesquisa 38 Biografia e Sociedade da ISA

Profª da Universidade de Viena Roswitha Breckner transfere presidência do Comitê para Prof. Hermilio Santos Foto: arquivo pessoal

Foto: arquivo pessoal

O professor da Escola de Humanidades e coordenador do Centro de Análises Econômicas e Sociais da PUCRS (CAES), Hermilio Santos, foi eleito por unanimidade como presidente do Comitê de Pesquisa 38 Biografia e Sociedade da International Sociological Association (ISA) em 18 de julho. Esta é a primeira vez que um não-europeu assume a presidência do Comitê. “Tenho mandato de quatro anos e minha responsabilidade é coordenar o principal espaço para discussão de pesquisas a partir da análise de biografias. Essa é uma área de estudo da sociologia em que a investigação de fenômenos sociais específicos, como migração, violência – vítima e perpetradores – e desemprego são abordados a partir de entrevistas biográficas com pessoas com essas vivências”, conta.

Segundo o professor, na sociologia brasileira, a pesquisa biográfica não é muito difundida como na Alemanha, França e Holanda. “Nesse sentido, assumir a presidência desse comitê da ISA deverá facilitar para que a área se expanda também no Brasil”, explica. Além das discussões em conferências como congresso e fórum a cada quatro anos, duas Newsletter anuais são produzidas. Ainda, terá início a publicação de edições especiais em revistas acadêmicas de todo o mundo.

No mesmo dia, ocorreu a exibição do documentário Mundo da Vida – A Sociologia de Alfred Schütz, em Toronto, Canadá. Cerca de 300 pessoas assistiram ao filme, que tem direção, roteiro e imagens de Santos, e participaram de debate sobre a sociologia do Schütz e a realização do audiovisual como material para ser trabalhado nas universidades de todo o mundo. “Ficaram muito impressionados com a qualidade técnica, imagens, entrevistas e música”, conta.

Foto: arquivo pessoal

Ainda, em 14 de julho, Santos representou a PUCRS durante o 19º Congresso de Sociologia da da International Sociological Association (ISA). O docente falou na cerimônia de abertura como presidente do comitê organizador local do 4º Fórum de Sociologia da ISA, que será realizado na PUCRS em 2020. Santos é responsável por coordenar todas as atividades do Fórum, desde a busca por financiamento, organização da programação em comum acordo com a direção da ISA e envolvimento de estudantes voluntários, entre outras.

“Possivelmente teremos algumas inovações, como sessões para sociólogos de reconhecimento internacional comentarem a apresentação de artigos a serem submetidos por doutorandos de todo o mundo”, prevê. Além disso, planeja-se sessões para exibição e discussão de documentários realizados por sociólogos associados à ISA. Uma ênfase do 4º Fórum é reduzir as impressões e utilizar material reciclável tanto quanto possível.